Efeitos colaterais

cartela

Há exatamente dois anos, eu estava realizando a quinta sessão de quimioterapia. Uou! Já deu um pulo para trás, né? Oh palavrinha assustadora: QUI – MI – O – TE- RA- PI- A !

Quando falamos de quimioterapia já pensamos em todo o mal que ela traz, todos os efeitos colaterais de náuseas, vômitos, mucosite (lesão nas mucosas), queda de cabelo, dificuldade de raciocínio e concentração, insônia, irritabilidade, variação de sensação térmica (uma hora sente calor, e na outra já está tremendo de frio), escurecimento das unhas, entre outros.

É incrível como na primeira sessão de quimioterapia não sentimos absolutamente nada. Vamos até o hospital ou clínica, ficamos algumas horas, no meu caso eram 4 horas, conectados aos medicamentos e saímos livre, leve e soltos! Então, pensamos: “Ah, se for assim vai ser moleza! Até que não era um bicho de sete cabeças”.

Foto0575 Foto0574

Mas, aí, alguns dias se passam e, então, você conhece o porquê dessa fama toda da ‘marvada’ (que fique claro que eu não estou aqui para assustar ninguém, mas apenas contando a minha experiência). A moleza começa a dominar o seu corpo, a náusea começa a avisar que logo mais nada ficará no estômago e, de repente, você já está com o seu mais novo amigo: o vaso sanitário (até que você perceba que é necessário ter um balde o mais próximo possível) rs. Obviamente, você já começa a pensar: “Se continuar assim, eu não vou aguentar até o fim do tratamento”. Agueeenta, aguenta sim querido!

Muitas coisas em nossas vidas parecem ter um peso insuportável, parecem ser um ‘carma’, como muitos dizem. Mas não é nada disso! Deus não tem prazer em te ver levar um peso tão pesado nas costas, ele não se diverte deitado na rede, enquanto você se rasteja para suportar os dias. De jeito nenhum! Ele se compadece. Os olhos Dele ficam marejados de compaixão, e quando você clama, Ele te dá o alívio.

Foi exatamente o que aconteceu comigo. Nas primeiras sessões de quimioterapia, era comida para tudo quanto é lado, o mal estar durava a semana inteira. Mas, tendo fé na palavra em que Jesus me convidava dizendo: ‘Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso’, eu pude receber descanso em minha mente, e ter mais esperança de que eu venceria aqueles 8 meses de quimioterapia (e ainda tenho descanso, mesmo depois de 2 anos); receber descanso em minha alma, pois o medo foi embora; e descanso físico também, pois a cada sessão de quimioterapia os efeitos colaterais não eram mais tão intensos, no entanto que, nos finais de semana, eu já estava ‘bela e formosa’ nos encontros de família e da igreja.

Obviamente, cada organismo reage de uma forma aos medicamentos, por isso, é preciso respeitar nossos limites e não colocar-se em risco. Seja prudente e obediente ao seu médico!!

Enfim, como eu sempre gosto de direcionar o assunto para as pessoas que não estão passando por essa enfermidade, mas por qualquer outra situação tão turbulenta quanto, lembre-se:

A quimioterapia, ou o seu problema, tem muitos e pesados efeitos colaterais, mas saiba que essa situação é para te moldar, extrair e destruir o que há de ruim em você, seja o seu câncer, ou seja, a sua ira constante, a mentira que não sai dos seus lábios, ou ainda, simplesmente, fazer você ser mais paciente e confiar em Deus, mesmo que injustiçado.

Pode parecer impossível e insuportável tolerar tamanho sofrimento, mas ele vai passar, você vai vencer, e receberá alívio toda vez que clamar a Deus.

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Coríntios 4.16,17

É isso aí!

Beijinho e ótimo final de semana!

Anúncios

6 respostas em “Efeitos colaterais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s