Verão chegou! E as manchas na pele também?

Olá, olá!

(O post de hoje é um pouquinho longo, mas extremamente importante!)

Primeiramente, quero dizer que estou muito feliz, pois o post de hoje já é o resultado de uma dúvida de uma querida leitora do blog, que também está passando pelo processo de quimioterapia. E a mesma dúvida que ela teve, eu também já tive, e tenho certeza que quem inicia o tratamento quimioterápico, em algum momento vai pensar, principalmente, agora neste ‘verãozão’ delicioso:

-É verdade que manchas permanentes podem aparecer na pele?

-Devo ter cuidados especiais com a pele?

-Como me proteger?

-Qual melhor horário para a exposição solar?

-Preciso evitar banhos de piscina e idas à praia?

-Depois de quanto tempo de tratamento posso tomar sol normalmente?

Pois é, curiosas! Vou responder tudo isso para vocês no post de hoje, e falar também, sobre a necessidade de proteção para as pessoas saudáveis. Creio que estas já estão carecas de saber (ops! Não careca como nós né?! Rsrsrs), mas é sempre bom reforçar!

Primeiro, eu preciso dizer que eu sou uma apaixonada por sol, piscina, cachoeira e mar! Para mim o verão se resume a isso, e só é verão de verdade quando podemos desfrutar dessas maravilhas, não é mesmo?! Porém, logo que eu iniciei o tratamento de quimioterapia eu recebi um caderno explicativo sobre todos os cuidados especiais para pacientes oncológicos. Mas, desanimei totalmente ao ler que os medicamentos da quimioterapia tinham como efeitos adversos o escurecimento da pele, e quando o paciente fica exposto ao sol, podem surgir manchas que NÃO SAEM MAIS! Meu Deus! Já pensei que teria que dizer adeus aos banhos de piscina!

Mas não é nada disso, por isso vim aqui esclarecer e tirar essas pequenas dúvidas. Lembrando, que estou repassando as orientações que eu recebi, e você deve seguir exclusivamente as orientações que seu médico der. Afinal, o meu tipo de câncer é o linfoma, enquanto, se você tiver um câncer de pele, por exemplo, os cuidados podem ser totalmente diferentes em relação a esse assunto, OK?!

Alguns medicamentos quimioterápicos utilizados no tratamento contra o câncer podem causar escurecimento da pele e até das unhas, no meu caso, eles foram a Doxorrubicina(adriblastina) e a Bleomicina. Ou seja, naturalmente esses remédios causam o escurecimento geral na pele, porém, se você tomar sol, esse processo é estimulado mais rapidamente e em pontos específicos, causando, então, o aparecimento de manchas amarronzadas (muito semelhante àquelas manchas de queimadura causadas por limão). Manchinhas, coisa que ninguém gosta, são essas mesmas que dificilmente saem da pele! Por isso, é preciso se proteger, logo, vamos aos cuidados que interessam:

Todos nós já sabemos que os raios solares são fundamentais para o corpo humano, tal como na produção de vitamina D. Porém, também sabemos que ele pode ser um terrível inimigo para as ‘’lagartixas’’ que amam ficar estiradas na cadeira de praia torrando a pele, e tendo uma bela insolação no final do dia. A proteção contra os raios solares é fundamental, e a regra dos horários ideais é para todos!

Se você faz quimioterapia/radioterapia o cuidado deve ser redobrado!

1) Use protetor solar de alto fator de proteção para o rosto e para o corpo, renovando a aplicação sempre que for sair ao sol.

IMG_7798

2) Digo e repito: Antes de qualquer exposição ao sol, ou seja, qualquer saidinha que você der, passe o protetor solar! Principalmente, nos lugares mais sensíveis como: nuca, pescoço, colo e rosto (lembre-se que maquiagem também é um tipo de proteção – veja o Passo a Passo em https://sonianiara.wordpress.com/2014/12/26/cara-palida-passo-a-passo-de-maquiagem/). Essas áreas tendem a ser mais sensíveis e as que queimam mais, pois as demais áreas do corpo, geralmente, estão protegidas pela roupa. Se você usa blusinhas regata, capriche no protetor solar nos ombros e nas costas.

3) Escolha sempre ficar na sombra. Se estiver em uma festinha ao ar livre, fique na sombra. Se estiver passeando, caminhe pela sombra (ou nos horários ideais). Se não tiver jeito, faça a sua própria sombra e esteja sempre com sua ‘sombrinha’ em mãos! Nada de vergonha em usar sombrinha! Afinal, este é um momento delicado e passageiro da sua vida, vale a pena se cuidar! Faça chuva ou faça sol!IMG_7687a

4) Use chapéus e bonés! Essa é a melhor parte, pois você pode variar seu look e ficar sempre linda!

IMG_7743 IMG_7765

Com um verão desse, dá até depressão ficar trancada dentro de casa por medo de ter manchas na pele, por isso:

5) Quando for à praia ou piscina, vá nos horários indicados pelos dermatologistas e pelo seu médico, tais como, até as 11 horas da manhã e depois das 5 horas da tarde (lembre-se que no verão o relógio foi adiantado 1 hora!!). E, mesmo assim, é preciso usar protetor solar, chapéu e ficar o máximo possível na sombra, pois a sua pele está mais sensível durante o tratamento e os resíduos do medicamento ainda permanecem no seu corpo.

Falando nisso…

Como a quimioterapia fica um tempo em estado residual no corpo, ou seja, mesmo depois de meses que os ciclos de tratamento terminaram, ainda existe quimioterapia circulando pelas suas veias, então é fundamental esperar alguns meses para voltar nesse ‘relacionamento de amor’ com o sol. Logo, o indicado é esperar, pelo menos, uns 4 a 6 meses para voltar a curtir piscina e praia sem esses cuidados a mais. Obviamente, que sempre com o protetor solar no corpo, afinal, ninguém quer ter câncer de pele, não é?

*Para evitar desidratação:  beba muuuuita água durante o dia, tome um banho refrescante (nada de água fervendo, pois sensibiliza mais ainda a pele), e se lambuze de hidratante ou óleos corporais e faciais.

 Muito mais do que a beleza da pele morena, é melhor a beleza da pele saudável!!!

DSCF6097aIMG_5489  IMG_93524962158028

(Viagem maravilhosa que fiz a Israel em 2013, logo após 3 meses do término da quimioterapia. E mesmo assim, sempre me protegendo com lenços, manga comprida e muito protetor solar!!)

LEMBRE-SE DE SE PROTEGER E NÃO PARAR DE VIVER!!!

“Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa.” Provérbios 15.15 

Continue mandando suas dúvidas!

Beijinhos, e vá pela sombra! 😉

Anúncios

2 respostas em “Verão chegou! E as manchas na pele também?

  1. Pingback: 2ª Queda de Pelos: Causa e Sintomas | Sonia Niara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s