Quando falamos de ‘fases’ a serem superadas, podemos facilmente fazer uma bela analogia com as fases do videogame. Não interessa que idade você tenha hoje mas, pelo menos uma vez na vida, você já foi desafiado a vencer cada uma dessas fases.
A minha história com o câncer tem sido bem parecida com essas fases de videogame. E dentre as 3 fases de tratamento que já passei, envolvendo até um ‘’chefão’’ chamado Transplante de Medula Óssea, hoje vim falar sobre como descobri que teria que enfrentar esse ‘jogo’ inesperado.
No post “Pára tudo! O câncer chegou.” Eu já contei um pouquinho sobre o contexto de vida em que eu estava quando o Linfoma apareceu. Mas, agora eu quero contar como foi que descobri o câncer no meu corpo, os sintomas que tive, os exames que fiz, até que, finalmente, depois de UM ANO eu pudesse ter o diagnóstico CERTO.
Resolvi falar sobre isso, pois sabemos que existem muitas pessoas que já passaram e estão passando por essa fase de investigar sintomas estranhos no corpo, sem saber o que realmente se tem. E no caso do câncer, o quanto antes descobrirmos o que está acontecendo, melhor!
Bom, a primeira coisa que mudou no meu corpo foi o aparecimento de uns nódulos no meu pescoço, ou seja, apareceram um carocinhos, do tamanho de uma azeitona de um lado apenas do pescoço. Muita calma nessa hora! Tem gente que só de aparecer um caroço já acha que é câncer, por isso que é necessário fazer os exames corretos para saber exatamente o que está acontecendo, afinal, caroços no corpo são sintomas de outras enfermidades também, não necessariamente um câncer.
(Presença de nódulos e inchaço no pescoço)
Além disso, eu passei a ter uma tosse bem estranha, parecia bastante com aquela tosse de cachorro, sabe? Bem seca e com um som bem agudo. Mas, como eu tinha desenvolvido uma espécie de alergia por ter me mudado para uma cidade que tinha constantes queimas de canaviais, acabei achando que era tosse alérgica. Mais um ponto que sempre temos que investigar e, lembre-se, não se assustar ou criar diagnósticos que não existem, ok?
Outro sintoma que eu apresentei foi uma forte coceira na pele. Meu pescoço coçava, por ser a região próxima aos linfonodos afetados, meu peito coçava juntamente com as crises de tosse, e minha perna também coçava muito, mas eu achava que era alergia da gilete. Enfim, hoje, sei que esses sintomas são bem característicos do Linfoma, mas na época eu não fazia a mínima ideia que sintomas tão vagos poderiam estar totalmente relacionados um com o outro.
Por isso, pode parecer bobeira, mas sempre que for ao médico, conte tudo o que você tem notado de diferente em seu corpo. Afinal, você é o único que conhece seu corpo melhor do que ninguém e é o único que pode notar pequenas ou grandes alterações.
O que mais me incomodava era o caroço, pois ele não estava ali antes, e não fazia tanto sentido quanto os outros sintomas, então, foi aí que começou a saga de 1 ano até chegar ao verdadeiro diagnóstico.
Pois é, 1 ano. E tudo devido a um erro de diagnóstico médico!!
Enfim, o primeiro médico que fui foi em uma oncologista. Sim! Já fui no médico mais temido, logo de cara, para tirar as piores das dúvidas. Apesar de que eu tinha certeza de que não era nada tão grave.
Ela pediu um exame chamado PAAF (punção aspirativa por agulha fina) acompanhado por um ultrassom. Com o mínimo de conhecimento que tenho sobre Medicina, hoje sei que esse tipo de exame não é tão eficiente, pois ele pode dar negativo para um exame positivo, ou seja, ele pode dizer que está tudo normal, sendo que há alterações celulares. Foi o que aconteceu comigo! O câncer já estava ali, mas a agulha pegou justamente as células saudáveis, dando o resultado, então, que estava tudo normal!
Com a pior das hipóteses descartadas, passei em outros médicos que pudessem me esclarecer os sintomas que eu tinha. Ao longo de um ano eu fui em médicos pneumologista, infectologista, endocrinologista, cirurgião de cabeça e pescoço, e neste período o que era um pequeno carocinho tomou toda a lateral do meu pescoço e ficou totalmente inchado e dolorido.
(Diferença do pescoço de janeiro de 2011 a agosto de 2012)
Até que, finalmente, eu passei em um médico de cabeça e pescoço, e faço questão de falar o nome dele, pois foi ele o querido que pediu o exame certo, agiu com toda atenção e emergência que meu caso precisava, até mesmo desmarcando uma cirurgia que ele tinha só pra me ajudar. O dr. Maurílio Chagas foi quem fez o diagnóstico certeiro e através da biópsia cirúrgica (a forma MAIS EFICIENTE de se diagnosticar alterações significativa de órgãos, inclusive o câncer). Graças a todo o profissionalismo do dr. Maurílio, em menos de 1 mês eu já tinha o diagnóstico certo e já estava encaminhada para começar o tratamento com um especialista no meu tipo de câncer.
(Biópsia cirúrgica feita em setembro de 2012)
Faz a diferença estar nas mãos de médicos profissionais e atualizados! E é sempre importante nós nos mantermos informados também, a ponto de não nos conformarmos e pedirmos exames mais precisos. Sempre bom ter uma segunda opinião!
Enfim, não quero usar o blog como um meio de difamar ninguém, mas como um meio de trazer informação e alerta para vocês, afinal um erro de diagnóstico poderia ter custado a minha vida. Por ‘sorte’, o Linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se desenvolve lentamente, mas se fosse um câncer agressivo, infelizmente eu não estaria aqui para contar a história…
Tudo! Tudo o que Deus faz e permite tem propósitos! E, nisso depositei a minha confiança e tenho depositado nEle dia após dia.
Pois, mesmo que o médico dê o diagnóstico errado ou dê um diagnóstico terrivelmente certo (como o câncer), o poder da vida e da morte, diante de uma doença, está nas mãos de Deus. Aqueles que nele confiam, não ficarão desamparados!
**Fiquem bem informados, notem as mudanças em seu corpo, façam os exames necessários, e SOBRE TUDO, deposite sua confiança em Deus.**
Beijos!
Olá Sônia parabéns vc é forte e guerreira e não deixou que essa doença te abalar pisicologicamente …eu sou hipocondríaca então imagine como q eu estou kkkk ..tenho esse caroço no pescoço a mais ou menos 1 ano …passei com o médico do SUS e por muita insistência de eu estar sentindo dor na lateral esquerda do abdômen perto da virilha o medido pediu um raio x abdominal e exame de sangue e de urina ..que deram todos normais ..ele diz que o caroço pode ser um cisto cebaseo que eu poderia ficar tranquila ..só q de uns tempo pra cá achei outro caroço debaixo da costela esquerda e bem nessa região sinto pontadas constantes que as vezes perco até o ar e tbm achei outro caroço na barriga tbm próximo a costela ..e pra ajudar estou com um inchaço na virilha tbm do lado esquerdo ..meu marido e filhos tem convênio médico e eu por não ser casada no papel não pude ser incluída …mas estou correndo atrás dos papéis para casarmos e eu entrar no convênio e fazer todos os exames ..pq eu não durmo mais não consigo comer não tenho vida mais pq do penso estar com câncer linfático ..e qdo li q um dos sintomas e inchaço na virilha e caroço no pescoço eu comecei a chorar desesperadamente e entrei em panico ti e uma crise absurda que minha filha teve q gritar comigo pra mim parar de loucura …estou apavoradaaaaa …bjsss fica com Deus
CurtirCurtir
Oi querida, creia em Deus com toda sua alma, pois Ele tem poder para te curar e livrar de todo mal. Minha tia, de 74 anos teve no ano passado um cancer no colo do útero que não dava nem para operar, de tão avançado que estava. Ela depositou sua fé em Deus, orou, buscou a misericordia do Todo Poderoso e, graças a Deus está cirada. Refez todos os exames agora em maio e todos deram que ela nãp tem mais nada, inclusive o útero está la, novinho rm folha! Jesus é maravilhoso, e Ele está só esperando voce usar sua fé! Bjos
CurtirCurtir
Desculpe o erro eu achei um caroco na costela esquerda e tbm na virilha esquerda ..e o caroço no pescoço e na lateral direita bem no músculo lateral é só dá pra ver qdo apalpo ou viro o pescoço com força para o lado
CurtirCurtir
Olá Fabiana, aqui é a Gisele ….o seu comentário me chamou bastante a atenção , pois o meu caso era igual o seu …e descobri q estava com câncer na tireoide…q este nódulo na lateral já era uma metástase… Faça um ultrassom cervical e na tireoide ..se o ficar com dúvidas dos diagnósticos médicos… Bjs
CurtirCurtir
Olá, sinto um nódulo bem desse jeito na nuca,porém meu exame de tireóide está normal,tenho esse caroço a uns 4 anos, estou com medo agora.
CurtirCurtir
Estou passando por esta situação com meu filho em abril o caroço no pescoço aumentou até então achei que era íngua mas mesmo assim procuramos um clínico que encaminhou para um especialista de cabeça e pescoço desde então estamos correndo atrás de exames e depois de vários agora ele terá que fazer a biópsia porque o médico quer urgência para saber qual o tipo de câncer ,que Deus nos ajude e que seja benigno.
CurtirCurtir
FABIANA TAMBÉM TENHO UMA CAROÇO NA COSTELA DIREITA FAZ BEM UM ANO. COMO VC FOI DIAGNOSTICADA?
CurtirCurtir
Ola Sonia, parabens pela sua vitoria. Eu estou a qse um ano notando uns carocos no meu pescoco, no lado direito, as vezes inclusive eles estao bem inchados e doloridos, eu achava que poderia ser por eu estralar o pescoco, mas agora fiquei bem preocupado, pois tenho muita coceiras nas pernas, nao lembro se no pescoco eu tive tambem. O meu caroco as vezes eh visivel e outras nao, somente quando eu viro a cabeca para o lado. Li sobre varias possibilidades que poderiam ser esses carocos, li desde cancer ate aids. Confesso que mesmo que eu me cuido, sempre ficamos apreensivos com qualquer diagnostico, vou dar visitar um medico e ver de que se trata isso.
Desde ja agradeco e eh muito bom saber sobre as experencias de outras pessoas que estao com esses sintomas e preocupados tbm.
Fica com Deus.
CurtirCurtir
Estou assustada, em janeiro notei o nódulo lateral parte de trás do pescoço, essa semana começou a tosse seca, parecida com tosse alérgica, já fiz hemograma e na próxima segunda farei ultrassom na região cervical, que Deus me proteja.
CurtirCurtir
Olá Cristiane, espero que tenha realizado seus exames e tenha tido o melhor resultado possível. Porém, é importante fazer cada exame e seguir em busca do diagnóstico certo diante dos sintomas. Que Deus te direcione! Beijos
CurtirCurtir
Sonia, seus exames de sangue durante esse ano que buscava o diagnóstico, davam taxas normais???
Estou a um ano investigando nódulo supraclavicular direita. Semana passada apareceu mais um nódulo no mesmo lado.
Ontem fiz tomografia do tórax e deu varias nódulos alterados tbem.
Estou mt preocupada, mas meus exames de sangue estão normais.
CurtirCurtir
OLÁ ESTE MEDICO É PARTICULAR OU SUS ? QUE CONSEGUIU IDENTIFICAR O SEU CASO COM O EXAME CORRETO
CurtirCurtir
Olá Geri. O dr Maurílio atende pelo convênio e particular também. Em São José dos Campos – SP.
CurtirCurtir
Ola, Sonia. Parabens, voce foi forte e persistente e com certeza vai servir de exemplo para outras pessoas ficarem ligadas e conseguirem detectar o linfoma no inicio. Fiquei preocupada porque foi colocando meus sintomas no google que encontrei seu site. Em janeiro foi detectado um aumento no ganglio esquerdo do meu pescoço, foi detectado acidentalmente, procurei um medico por estar sentindo muita indisposicao, cansaço e sonolencia, ele ao examinar sentiu o ganglio, desconfiou de alguma causa infecciosa, me testou para varios virus e protozoarios, inclusive para o virus da aids, tudo deu negativo. Ele entao me mandou procurar um hematologista caso o ganglio crescesse ou nao diminuisse e eu acabei não procurando ainda porque achei que pudesse ser alergia. De 2 meses para ca tenho sentido bastante coceira no corpo inteiro, uma coceira irritante, que nao cessa ao coçar, tenho sentido muita coceira no ouvido, garganta e pescoço tambem, so que por dentro, e por coçar tudo por dentro, tenho tido uma tosse seca. Procurei um alergologista por isso a 1 mes, ele sentiu o ganglio e disse que era por conta da alergia, eu fiz o tratamento para alergia corretamente, mas continuo sentindo as coceiras e o ganglio não diminuiu, ele esta crescendo devagar, mas esta crescendo. Desde o ano passado tambem tenho notado suores noturnos, acordo com a blusa molhada tanto na regiao do peito quanto das costas e eu não sou de suar. Vou marcar o hematologista.
CurtirCurtir
Olá Dessa
Lendo seu comentário…. Me identifiquei …. Vá a um endócrino e peça exames referente a sua tireoide… Tsh. .entre outros..principalmente ultrassom cervical e tireoide… Bjs
CurtirCurtir
Boa tarde Gisele, meu marido esta com esses sintomas e o medico mandou ele fazer ultrasson cervical e tireoide…o tsh dele ta alto…no caso então pode ser cancer de tireoide?
CurtirCurtir
VC CONSULTOU?
CurtirCurtir
Que linda história de força, garra e muita fé em Deus.
Senti um caroço atrás da Nuca hoje é ja fiquei assustada, estou indo ao médico investigar, mesmo que não seja nada, é o nosso papel investigar.
O que mais me tocou na sua história é a falta de comprometimento médico. Acho um absurdo. Ano passado descobri um cisto na Hipófise, uma região do cérebro, segundo os médicos é devido uma má formação durante a concepção, porém benigno e não necessita cirurgia nem tratamento.
Mas pesquisei sobre esse cisto, ele é capaz de produzir proteínas que causam uma série de desordens no organismo. Quando questionei o cirurgião ele disse que não era o meu caso, Mas disse isso sem ao menos fazer um exame de sangue mais específico pra ver se estou com alguma desordem hormonal….
E eu sofro de enxaqueca fortíssima entre outros sintomas malucos. Mas os médicos ‘encerraram’ a história do cisto.
Enfim, sua história me deu força para ir atrás disso e investigar melhor, buscar outras opiniões médicas, procurar fazer outros exames, enfim, Não se conformar com a primeira resposta médica, já que quem conhece nosso corpo somos nós.
Beijos de luz
CurtirCurtir
E o pior é que isso é mais comum do que a gente imagina! Meus médicos demoraram 2 anos pra descobrir meu linfoma não hodgkin! Quando realmente comecei o tratamento ele já estava no corpo inteiro, mas fiz o tratamento e consegui me recuperar, hoje estou bem e levo uma vida normal. Claro que temos altos e baixos, mas isso faz parte do aprendizado que temos nessa fase (é o que eu acredito pelo menos).
Tenho certeza que tudo vai dar certo com você também!!!
*nao esqueça do repouso, é 50% do tratamento!!
Beeijos
Força!
CurtirCurtir
Boa tarde,mulher guerreira a Sonia,primeiramente eu estava com um desconforto no pescoço eu achava que era da coluna ai notei a axila inchada e com caroço depois dai comecei me notar e vi minha virilha com caroço e meu abdomem inchado a tal ponto que qualquer um nota e estou com um caroço no torax, ful ao clinico pois estava mal com muito mal estar, tosse, fraqueza,e falei com ele aliás depois de ter ido a vários médicos e nada né, esse clinico se preocupou e hoje estou fazendo vários exames para chegar ao diagnostico chorei muito mais depois de ver o seu depoimento Camila fiquei mais confiante, meu nome é Geane Oliveira sou de Macaé estado do Rio de aneiro geane48ide@hotmail.com
CurtirCurtir
Tenho um linfondo supraclavicular um bocado grande, mas ele esta do mesmo tamanho há tres anos e meio. Eu queria saber qual é o tempo de evolução destes tumores, para saber se tem risco de ser cancer ou nao? Porque em tres anos e meio isso ja teria me matado ou eu teria uma piora consideravel. Entao eu nao sei o que eu tenho, eh bem estranho. Eu nao sinto as coceiras também e os suores eu so sinto quando tenho crise do intestino irritavel.
CurtirCurtir
Olá Sônia primeiramente quero te parabenizar por sua força e dizer q fiko feliz de saber q está bem !!!! Então notei a pouco tempo algo no meu pescoço q não sei oq é pois não fui ao médico ainda estou com medo sei q não posso fugir né dá realidade seja ela qual for mas depois q li sua história até q me acalmei mas !!! Logo irei ao médico !!! Um bj pra vc fika com Deus
CurtirCurtir
Só passei pra te parabenizar pela sua garra depositada em Deus, é profetiza na sua vida, a cura divina do nosso senhor Jesus Cristo. Filicidade minha irmã em Cristo, te amo
CurtirCurtir
Sônia, o seu testemunho é muito importante, serviu para mim tomar algumas providências que ainda não tomei, essas coceiras tenho no peito e nas pernas, porém no peito surgiram vários pontinhos avermelhado, tipo de tanto cosar, passei uma pomada contra inflamação a base de cordicoide, é a coceiras somem por uns dez dias e volta, a sua era assim também??? vc é uma bênção de Deus, foi muitíssimo importante o seu testemunho, concerteza vai ajudar muita gente
CurtirCurtir
Olá! Tudo bem?
Minha mãe já desde agosto está com alguns caroços no pescoço, atrás da nuca e até mesmo atrás da orelha. Sente muita coceira, principalmente nas pernas e no peito.
Já fomos em vários médicos e não deu nada condenado ao sangue, nem no raio X no tórax.
Os sintomas são bem parecidos, pode ser isso?
CurtirCurtir
Oi Sonia, parabéns pela sua vitória!
Eu gostaria de saber se os caroços que apareceram no seu pescoço apareceram em outros locais tb? Eu estou desde abril deste ano com o linfonodo do lado esquerdo do pescoço aumentado, é bem visível, tenho coceira nas pernas a uns dois anos que também pensei ser por conta da gilete. E agora esse mês de outubro notei mais alguns nódulos no pescoço, não são visíveis, mas sinto através da palpacao, e embora não tenha conhecimento eles são móveis, o nódulo no linfonodo não e móvel como os outros, não procurei um médico e queria saber se os seus também começaram assim e eram móveis?! Obrigado desde já
CurtirCurtir
Oie….que superação…Uma coisa q os médicos achavam simples, acabou em uma doença maligna.
Um nódulo de 1,4 cm do lado esquerdo e outros 0.5 cm multiplos linfonodos.
Garganta doento sem infecção…
Meus exames todos normais e esses nódulos já tem 7 meses..Estacionou nesse tbm…Vou fazer a biópsia…estou preocupada.
Bjus Linda
CurtirCurtir
Sim! Por isso é importante a prevenção e o cuidado. Continue fazendo os exames! E que a melhor notícia venha para você!
CurtirCurtir
Parabéns por escrever tão bem que nos prende à leitura — tudo correto, bem explicado, bem pontuado… enfim, um primor! Além do mais, esse assunto é importantíssimo, esclarecedor. Enfim, muita saúde, bem como sucesso em tudo o que fizer!
CurtirCurtir
Uau! Obrigada Rafaella! Fico feliz que minhas palavras tenham prendido a sua atenção e te passado informações relevantes. Obrigada! Muita saúde pra você também
CurtirCurtir
Oisonia bom dia eu estou com um caroço duro do lado esquerdo do pescoço na parte de cima proximo ao ovidido.
CurtirCurtir
Olá Sônia ! Desde fevereiro me deu urticária, uma coceira que ao coçar fica um vergão durante uns minutos depois some e mesmo sem coçar as vezes aparece umas bolinhas parece brotoeja que nem em bebê, sempre avermelhadas, até de passar a mão no rosto fica vermelho depois some ! Já fui no dermato e fiz exame de sangue e urina de tudo que é tipo e deu só uma leve alteração no exame de alergia !! Faz mais de duas semanas tive uma sensação de algo parado na garganta como se a comida da janta não descesse ! De manhã no outro dia senti a mesma coisa de alho entalado na garganta ! Passo mais depois de uns três dias apareceu de novo ! Então fui num clínico geral e ele examinou por toque me pescoço e achou um nódulo do lado esquerdo do pescoço ! Estou muito preocupada e nervosa ! Medico pediu uma ecografia cervical ! Dia 3/12 vou fazer o exame , bem ansiosa pra saber oque vai dar tudo isso e claro muito medo de ser câncer ! Pois a urticária acho que tem algo a ver com essa sensação de algo parado na garganta, até não gosto de comer muito pois parece que a sensação volta ! Pesquisei muito na internet e pode ser hipotireoidismo ! Mas Estou rezando pra Deus me tirar dessa ! Nossa a saúde é a coisa mais preciosa nessa vida ! Sou tão trabalhadora e boa de coração e ajudo tanta gente e agora tudo isso comigo ! Passa um filme na nossa cabeça em tudo que pode acontecer …tenho uma filha de 14 anos e tomara Deus eu passar por tudo isso ! Olha como já estou sem ter certeza ainda do que pode ser ! Além dos sintomas descritos não sinto mais nada , mas reparei na mudança de humor e na relação sexual diminui a vontade ! E sinto muita preguiça e sono ! Antes limpava a casa e durmia tarde e levantava super cedo , sempre trabalhei e sempre disposta ! Faz um ano mais ou menos que não sinto mais essa disposição e ainda engordei uns 10 kilos e não consigo emagrecer mesmo diminuindo a comida ! Obrigada e espero ter ajudado alguém com meu relato e Deus abençoe todos nós ! 🙏
CurtirCurtir
Boa tarde tatiana, olha só onde cheguei kkkk pesquisando sobre meus sintomas estou eu aqui e cheguei até o seu comentario onde tem sintomas parecidos com os meus, gostaria de saber, pelo tempo da sua postagem o que deu seus exames?
CurtirCurtir