Minha História

Primeira fase: Sintomas do Linfoma de Hodgkin

Quando falamos de ‘fases’ a serem superadas, podemos facilmente fazer uma bela analogia com as fases do videogame. Não interessa que idade você tenha hoje mas, pelo menos uma vez na vida, você já foi desafiado a vencer cada uma dessas fases.

A minha história com o câncer tem sido bem parecida com essas fases de videogame. E dentre as 3 fases de tratamento que já passei, envolvendo até um ‘’chefão’’ chamado Transplante de Medula Óssea, hoje vim falar sobre como descobri que teria que enfrentar esse ‘jogo’ inesperado.

No post “Pára tudo! O câncer chegou.” Eu já contei um pouquinho sobre o contexto de vida em que eu estava quando o Linfoma apareceu. Mas, agora eu quero contar como foi que descobri o câncer no meu corpo, os sintomas que tive, os exames que fiz, até que, finalmente, depois de UM ANO eu pudesse ter o diagnóstico CERTO.

Resolvi falar sobre isso, pois sabemos que existem muitas pessoas que já passaram e estão passando por essa fase de investigar sintomas estranhos no corpo, sem saber o que realmente se tem. E no caso do câncer, o quanto antes descobrirmos o que está acontecendo, melhor!

Bom, a primeira coisa que mudou no meu corpo foi o aparecimento de uns nódulos no meu pescoço, ou seja, apareceram um carocinhos, do tamanho de uma azeitona de um lado apenas do pescoço. Muita calma nessa hora! Tem gente que só de aparecer um caroço já acha que é câncer, por isso que é necessário fazer os exames corretos para saber exatamente o que está acontecendo, afinal, caroços no corpo são sintomas de outras enfermidades também, não necessariamente um câncer.

DSCF1813 

(Presença de nódulos e inchaço no pescoço)

Além disso, eu passei a ter uma tosse bem estranha, parecia bastante com aquela tosse de cachorro, sabe? Bem seca e com um som bem agudo. Mas, como eu tinha desenvolvido uma espécie de alergia por ter me mudado para uma cidade que tinha constantes queimas de canaviais, acabei achando que era tosse alérgica. Mais um ponto que sempre temos que investigar e, lembre-se, não se assustar ou criar diagnósticos que não existem, ok?

Outro sintoma que eu apresentei foi uma forte coceira na pele. Meu pescoço coçava, por ser a região próxima aos linfonodos afetados, meu peito coçava juntamente com as crises de tosse, e minha perna também coçava muito, mas eu achava que era alergia da gilete. Enfim, hoje, sei que esses sintomas são bem característicos do Linfoma, mas na época eu não fazia a mínima ideia que sintomas tão vagos poderiam estar totalmente relacionados um com o outro.

Por isso, pode parecer bobeira, mas sempre que for ao médico, conte tudo o que você tem notado de diferente em seu corpo. Afinal, você é o único que conhece seu corpo melhor do que ninguém e é o único que pode notar pequenas ou grandes alterações.

O que mais me incomodava era o caroço, pois ele não estava ali antes, e não fazia tanto sentido quanto os outros sintomas, então, foi aí que começou a saga de 1 ano até chegar ao verdadeiro diagnóstico.

Pois é, 1 ano. E tudo devido a um erro de diagnóstico médico!!

Enfim, o primeiro médico que fui foi em uma oncologista. Sim! Já fui no médico mais temido, logo de cara, para tirar as piores das dúvidas. Apesar de que eu tinha certeza de que não era nada tão grave.

Ela pediu um exame chamado PAAF (punção aspirativa por agulha fina) acompanhado por um ultrassom. Com o mínimo de conhecimento que tenho sobre Medicina, hoje sei que esse tipo de exame não é tão eficiente, pois ele pode dar negativo para um exame positivo, ou seja, ele pode dizer que está tudo normal, sendo que há alterações celulares. Foi o que aconteceu comigo! O câncer já estava ali, mas a agulha pegou justamente as células saudáveis, dando o resultado, então, que estava tudo normal!

Com a pior das hipóteses descartadas, passei em outros médicos que pudessem me esclarecer os sintomas que eu tinha. Ao longo de um ano eu fui em médicos pneumologista, infectologista, endocrinologista, cirurgião de cabeça e pescoço, e neste período o que era um pequeno carocinho tomou toda a lateral do meu pescoço e ficou totalmente inchado e dolorido.

nini2mDSCF1819

(Diferença do pescoço de janeiro de 2011 a agosto de 2012)

Até que, finalmente, eu passei em um médico de cabeça e pescoço, e faço questão de falar o nome dele, pois foi ele o querido que pediu o exame certo, agiu com toda atenção e emergência que meu caso precisava, até mesmo desmarcando uma cirurgia que ele tinha só pra me ajudar. O dr. Maurílio Chagas foi quem fez o diagnóstico certeiro e através da biópsia cirúrgica (a forma MAIS EFICIENTE de se diagnosticar alterações significativa de órgãos, inclusive o câncer). Graças a todo o profissionalismo do dr. Maurílio, em menos de 1 mês eu já tinha o diagnóstico certo e já estava encaminhada para começar o tratamento com um especialista no meu tipo de câncer.

2012-09-19_20-04-42_67

(Biópsia cirúrgica feita em setembro de 2012)

Faz a diferença estar nas mãos de médicos profissionais e atualizados! E é sempre importante nós nos mantermos informados também, a ponto de não nos conformarmos e pedirmos exames mais precisos. Sempre bom ter uma segunda opinião!

Enfim, não quero usar o blog como um meio de difamar ninguém, mas como um meio de trazer informação e alerta para vocês, afinal um erro de diagnóstico poderia ter custado a minha vida. Por ‘sorte’, o Linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se desenvolve lentamente, mas se fosse um câncer agressivo, infelizmente eu não estaria aqui para contar a história…

Tudo! Tudo o que Deus faz e permite tem propósitos! E, nisso depositei a minha confiança e tenho depositado nEle dia após dia.

Pois, mesmo que o médico dê o diagnóstico errado ou dê um diagnóstico terrivelmente certo (como o câncer), o poder da vida e da morte, diante de uma doença, está nas mãos de Deus. Aqueles que nele confiam, não ficarão desamparados!

**Fiquem bem informados, notem as mudanças em seu corpo, façam os exames necessários, e SOBRE TUDO, deposite sua confiança em Deus.**

Beijos!

141 comentários

    1. Bom dia! Gostaria de saber, se as coceiras que vc tinha era no colo, pescoço, seios, braços mais próximos aos membros superiores?? Por quê estou com coceiras a 8 meses passei, em diversos médicos, já fiz exame de sangué,exame de 30 substância. Tomo remédio direto engordei por causa do predsin!! Tá complicado a noite piora um pouco!! Ao redor do pescoço e peito a coceira é pior se puder me responder obrigado!!

      Curtir

      1. Olá Priscila! Eu tinha sim, muita coceira no pescoço, colo, pernas também. Você não tem presença de nenhum linfonodo aumentado? Procure um médico cirurgião de cabeça e pescoço e leve seus exames. Espero ter te ajudado. Fique bem!

        Curtir

    2. Olá vc chegou a fazer exames de sangue e eles não davam alterados, pq eu estou com uma glândula no pescoço e MTA coceira no pescoço tbm, aí li seu post e fiquei preocupada, porém fiz exames de sangue e não deram alterados, gostaria de saber se no seu dava alguma alteração?

      Curtir

  1. Nooossa 1 ano pra ter o diagnóstico certo que aflição. ….mas graaaças à Deus ele enviou o médico certo….Deus continue te abençoando amada princesa do senhor!!!!

    Curtir

  2. Oi Niara, seu avô também teve esses sintomas, tosse , cosceira é um nódulo do lado esquerdo do pescoço, depois de passar pelo médico de cabeça e pescoço fez a biópsia cirurgica e foi constatado o câncer. Só que pela idade dele avançada o médico achou melhor fazer a radioterapia, ele fez 36 sessões, dai vieram as complicações, a rádioterapia judiou muito dele, lendo seu relato vejo que ele estava no caminho certo mas a idade teve um peso muito grande no tratamento. Te desejo boa sorte no seu tratamentos!

    Curtir

      1. Oi Sonia. Tenho coceira no corpo e uns carocinhos no pescoço (pequenos), em 3 dias ele cresceu um pouco, é dolorido, apareceu uma mancha no meu pescoço que coça muito e fica maior quando exposta ao sol. Ja marquei uma consulta com um medico de cabeça e pescoço… espero que n seja nada demais. Tenho tosse com pigarro, e muita fadiga. Deus save de tudo e por isso n tenho meeedo, mas receio. Enfim, vc é um exemplo de vida. Que Deus te abençoe! 😙😙😙

        Curtir

      2. Olá Andressa! Que bom; o principal você já fez que é marcar um consulta!! É sempre bom investigar e fazer os exames mais precisos para tirar qualquer sombra de dúvida.
        Descanse seu coração confiando em Deus pois Ele já está cuidando de você!
        Um beijo! Mande noticias quando puder ;*

        Curtir

  3. Niara Deus está no controle VC sabe disso. Esse blog ajudará muitas pessoas a enfrentar a doença pois VC é um exemplo de força e fê. Que Deus te abençoe querida!! Bjs Kelly

    Curtir

  4. Oiii! Percebi alguns meses uns carocinhos no lado do pescoço e só da para vê quando estudo a cabeça para o lado não sinto dor e nem coceira. Estou um pouco apreensiva. Não fuinao medico ainda. VC sintia dor ? O carroco demorou para aumentar de tamanho?

    Curtir

    1. Olá Ana Jéssica. Creio que a melhor atitude é você ir ao médico. Somente por meio de exames pode-se saber o que é.
      Mas, eu demorei para ter dor no local dos caroços. Porém, a coceira era forte.
      Procure um médico cirurgião de cabeça e pescoço. Beijos

      Curtir

  5. Olá,

    Também já tive uma chance dada por Deus para continuar vivendo, desde então procuro não esquecer que a nossa vida aqui é breve, e que tenho que aproveitar o tempo que me foi dado para crescer espiritualmente.

    “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.”
    Tiago 4:14

    Curtir

    1. Amém ! É verdade. A Palavra de Deus nos prepara para tudo o que vamos viver neste mundo, inclusive nos lembra o quão nossos dias são breves e o quão devemos gerar frutos que glorifiquem o nome de Jesus.
      Obrigada pela mensagem! Deus te use sempre!

      Curtir

  6. Nossa!!! Você me confortou muito, sua fé , sua alegria se vive.. Obrigada memo. Estou passando por esse momento d investigação , tenho um caroço pequeno do lado esquerdo direito do pescoço á no mínimo um ano, agora notei novos caroços dessa v z do lado esquerdo… O médico disse pra nao me alarmar , e passou alguns exames…. Agora é esperar os resultados confiando no senhor Jesus

    Curtir

  7. Oi Sônia! Meu pai está investigando uns caroços pelo corpo e já passou por vários médicos tbm… Ontem ele foi a um geriatra que pediu a biópsia do maior nódulo que está na região das nádegas. Ele está com muito medo, pois acabou de se recuperar de uma cirurgia cerebral (nada a ver com os nódulos, ele teve edema cerebral). Para a retirada do nódulo é preciso anestesia geral? Abraço e luz!!!

    Curtir

    1. Olá Taty Bessa. Que bom que já foi pedido a biópsia. Como eu costumo falar , é o melhor exame pois não deixa dúvidas. Converse direitinho com o médico e tudo o que deve ser indicado fazer para o seu pai. Lembrando em sempre proporcionar o melhor bem estar pra ele! Espero qur o blog ajude nas informações. Um beijo querida

      Curtir

      1. Já fui em vários médicos, incluindo um oncologista, fiz também um ultrassom do pescoço e abdomen total(esse ultimo estava normal). Tenho linfonodos inchados no pescoço já faz um tempo, e não crescem (acho que apareceram em uma época que tive algumas infecções/inflamações na garganta), e também tenho alguns na virilha e um na axila, porém, tenho alguns focos de infecções, por exemplo, tenho muitas espinhas (no rosto e nas costas), e tenho infecções frequentes na unha, você acha normal esses gânglios inchados ? todos médicos que fui dizem que não é nada, mas estou preocupado. E sobre o este padrão de como são os gânglios com linfoma, eles não devem ter pelo menos uma caracteristica maligna ? por exemplo, aderência a planos profundos (as celulas malignas invadem os tecidos vizinhos) ? você tinha pelo menos algum linfonodo que não se movia ? todos que tenho são móveis e mácios, os seus eram assim ? por favor, me ajude.

        Curtir

      2. O ideal é que você procure um médico cirurgião de cabeça e pescoço e solicite a biopsia cirúrgica. Somente a biopsia pode informar com precisão a causa do aumento desses linfonodos, que realmente podem ser variadas. Somente por apalpar os linfonodos é impossível afirmar o que é. Solicite a biopsia CIRÚRGICA o quanto antes. Assim poderá ficar mais tranquilo.

        Curtir

  8. Desculpe te incomodar novamente, mas, não entendi muito bem a sua 1° resposta, você tinha pelo menos alguma caracteristica das quais citei ? Novamente, desculpe te incomodar, sou bastante preocupado.

    Curtir

    1. Ei, Sr. Anonimo. Descobriu alguma coisa? 4 anos se passaram. To me sentindo nessa onda hipocondriaca também. Com pequeníssimos caroços móveis, fico tocando muito eles, é um saco a obsessão. Já fui em vários médicos etc.

      Curtir

  9. Oi Sônia, e hoje como você está? E como está reagindo aos tratamentos? Está bem?
    Seus nódulo eram pequenos e vários?
    Muito obrigada espero que esteja ótima.
    Bjos.

    Curtir

  10. Olá, meu nome é Neres e ultimamente não tenho feito outra coisa a não ser pesquisas no google a respeito do que venho sentindo. Tenho sentido um pequeno inchaço na região da axila e parte superior da mama direita. Já passei por uma mastologista, mas não deu nada. Tenho muita coceira na região das axilas, pescoço, tórax, coxas e nádegas principalmente pela manhã e à noite. À noite sinto-me na maioria das vezes um pouco febril internamente, mas geralmente quando coloco o termômetro a temperatura dá normal. Minha pressão arterial têm aumentando (antes o normal era 10:09 e 11:08 e hoje oscila entre 15:10 e 14:10). A coceira passa quanto tomo antialérgico. Pela sua experiência acha que pode ser um linfoma? Estou sem plano de saúde e com as mãos na cabeça por conta disso. Que especialista me recomenda procurar?

    Curtir

    1. Olá Neres! Fico feliz que tenha encontrado meu blog. Olha, somente os exames e uma biópsia pode dar um diagnóstico. Por isso eu recomendo que você procure o Posto de Saúde da sua cidade para realizar os exames. Enfatize para o médico todos os sintomas que está sentindo. Se possível ir em um médico particular, procure outro Mastologista que possa realizar uma BIOPSIA CIRÚRGICA. Pois somente esse exame pode dizer se é algo, ou se não é nada.
      SEM EXAMES o médico não pode afirmar nada ok? Espero ter te ajudado! Um abraço querida!

      Curtir

      1. Não sei por que as pessoas perdem tempo perguntando para você algumas dicas e trocas de experiências sobre a doença que teve, se você só diz o tempo todo: Procure o médico…procure o médico…procure o médico. Afff … até parece cantiga de grilo.

        Curtir

  11. Estou ansiosa aguardando o resultado de uma biopsia,fui ao infectologista e ele pediu uma serie de exames de sangue ,uma tumografia e uma biopsia de punçao,mas fui em um outro medico e ele pediu pra fazer a biopsia cirurgica,ele disse q é melhor ir direto ao ponto.Comecei também com uma tosse seca que achei que era alergica,depois tive febre,tenho muito enjoo,cansaço fisico insuportavel,falta de ar,tive suores noturnos,mas no momento esta tudo mais devagar ,febre so de vez enquando,suor so quando faço alguma coisa ,mas perto dos caroços que sao muitos no pescoço,na cabeça e nas axilas tenho coceiras,e a um ano venho sofrendo com urticarias que vao e voltam , mas nunca dei atençao.Olha eu acredito que tenho linfoma mas vou aguardar,minha duvida e que meus exames de sangue de hepatite c deu inderteminado,epstein baar igg deu positivo e citomegalovirus deu positivo,o medico que pediu a biopsia cirurgica nao deu moral para os exames de sangue,o que pode ser essas alteraçoes,no caso estou esperando os resultados tudo pra levar para o infectologista que pediu os exames..Entao é isso l,estou aqui anciosa esperando

    Curtir

    1. Olá Viviane. Sei o quanto essa espera pode ser angustiante. Passei pelo mesmo processo que você. Mas, realmente é só com o resultado da biópsia que de pode saber o que está acontecendo, o porquê desses sintomas. Permaneça calma e confiante. Assista o vídeo sobre ansiedade que fiz recentemente. Pode te ajudar nessa espera. Fique firme! Me mande notícias. Um beijo querida

      Curtir

      1. Olá Pedro (e Viviane também)!
        Os sintomas nem sempre significam a presença de um Linfoma, por isso os exames são sempre essenciais para ter o diagnóstico correto. Porém, se isso tem persistido em vocês, o ideal é continuar PERSISTINDO também, até chegarem a algum diagnóstico. Dependendo do estágio, pode não ser visto por imagens. Mas, quando há a presença de linfonodos aumentados é importantíssimo se fazer a BIÓPSIA CIRÚRGICA, pois só este exame dá uma resposta verdadeira sobre o aumento dos linfonodos. Por isso, insistam em ir ao médico e solicitar exames mais preciso. Porém, sempre crendo no melhor e não perdendo a fé! Abraço

        Curtir

  12. Oi Sonia. Gostaria de saber como é a coceira no corpo. Se é igual alergia que fica vermelho e quente, com carocinhos igual picada de inseto. Como é a coceira? Grata, vc tem ajudado muita gente.

    Curtir

    1. Olá Liliam! A coceira é bem intensa, nos dando a sensação que é debaixo da pele. Porém, só fica vermelho devido nos coçarmos e agredirmos a pele. Mas, se nao coçar não fica vermelho. Mas, é uma coceira bem intensa. Procure um médico. Lembrando que só coceira não significa doença, afinal é uma série de sintomas e só um exame para mostrar. Beijo. Obrigada por acompanhar o blog

      Curtir

  13. Sabe o que eu queria saber….
    É que estou com um caroço as maiôs ou menos uns 5 meses…fui no médico e ele falou que era torção…mais sinto que não é…e o caroço é bem duro…o seu t era assim

    Curtir

  14. Olá Sonia, a cerca de umas tres semanas entrando pra quarta, estou com uma tosse seca, não tenho caroços graças a Deus, porém ja tomei antialérgico pra tosse por acher que fosse uma alergia, e não deu resultado, tomei então hm xarope pra tosse, e não deu resultado, nada melhora essa bendita tosse, ja fui ao medico e ele tornou a dizer que é um quadro alérgico, será que pode ser Linfoma? Estou realmente preocupada. abraços fica com Deus

    Curtir

    1. Olá Elen. Como eu costumo dizer aqui no blog, somente os exames podem indicar o que temos, afinal ainda não conheci nenhum médico com olhar de RX. Eu indico que você peça ao seu médico exames de imagem. Principalmente se além da tosse você estiver com outros sintomas. E, como sempre digo também: não fique sofrendo e pensando no pior antecipadamente, mas faça de tudo para ter o seu diagnóstico certo
      Espero ter ajudado! Um beijo querida!

      Curtir

  15. Sonia, estou com alguns sintomas que você mencionou. Só que o médico passou anti inflamatório e diminuiu, depois aumentou outra vez. Chegou a acontecer com você?

    Curtir

    1. Olá Eveline. Eu não cheguei a tomar nenhum medicamento na época. Fiz muitos exames pra tentar descobrir o que era. Mas se você está tendo sintomas que não passam, o ideal é passar em outro médico. Até ter um diagnóstico certo. Espero ter te ajudado de alguma forma. Um beijo !

      Curtir

  16. Olá Sônia, que bom que deu td certo..
    Me diga uma coisa, os nódulos podem aparecer na virilha tbm, estou com muita coceira no corpo que ando notado que está aumentando, é muito forte msm, e tenho um nódulo na virilha, me sinto muito cansada sou obesa talvez seja por isso tbm, marquei um clínico geral pra ver o que acontece, espero que não seja nada se Deus quiser, mas estou apreensiva, ando suando muito e essa coceira está me deixando louca.
    Abraços fica com Deus..

    Curtir

    1. Olá Walkyria. Sim. Os nódulos de linfonodos aumentados podem aparecer em qualquer região do corpo, principalmente, pescoço, axilas e virilha. Procure sim um médico e de preferência peça a biópsia cirúrgica desse nódulo. O suor durante a noite também acontece com frequência. Melhor tirar a dúvida, mas sem perder a fé em Deus. Um beijo querida. Fique bem!

      Curtir

  17. Olá, sou Eduardo, pela foto tenho o Carlinho mo mesmo lugar, sempre tive muito medo, hoje descobri que uma tia está c câncer no pescoço e comecei a ficar com mais medo, pesquisei na net e achei VC c essa foto, estou mais apavorado ainda ao ler pq tenho essas coceiras na perna e já senti caroço na virilha, que Jesus tome conta de nos.

    Curtir

    1. Olá Eduardo. O medo nos paralisa. Ter medo é normal, mas eu te aconselho a procurar um médico, ou ir ao Pronto Atendimento da sua cidade, para saber o que está acontecendo. O quanto anres descobrir e tratar, melhor! Deus sustente você e sua família!

      Curtir

  18. Meu pai faleceu sem tempo pra sabermos o diagnóstico. Ele começou repentinamente com uma coceira insuportável pelo corpo, até na cabeça. Só q tinha umas manchinha característica de uma alergia. Nem com anti-alérgico cessava a coceira. Dois dias após apresentou vômitos. Foi quando levamos ao hospital e a médica internou- o para no dia seguinte fazer uma endoscopia. Lembrei de mostrá- lá o q achávamos ser uma hérnia inguinal ao q ela respondeu ser gânglios. Há tempos meu pai começou com uma tosse seca q achamos ser alérgica. Meu pai teve uma convulsão de madrugada, entrou em coma, de repente começou com uma muita secreção nos pulmões, talvez tenha broncoaspirado o vômito e por fim febre e faleceu horas depois sem diagnóstico pois nem chegou a fazer a endoscopia . Até hj queria saber se meu pai tinha um linfoma pelas características pois depois disso fui pesquisar. Os exames de sangue não apresentaram nada, apenas uma discreta anemia. Sei q nada irá trazer meu querido pai de volta, mas como eu queria saber o q aconteceu. Horas antes dele convulsionar estava consciente conversando comigo.Ele também perdeu peso e tinha falta de apetite.

    Curtir

  19. Tem uns 4 meses apareceu um carocinho no meu pescoço e depois começou a crescer, mas não dói e é do lado esquerdo do pescoço, porém além disso o único sintoma q tô tendo é coceira no corpo principalmente nos braços e no pescoço em volta do caroço.Fui ao medico ele encaminhou pra otorrinolaringologia
    Estou aguardando a consulta.

    Curtir

    1. Olá Fernanda. Se possível passe em um médico cirurgião de cabeça e pescoço, pois ele é quem faz a biópsia cirurgia, que é o ÚNICO exame que pode mostrar o que significa esse caroço. Assim, você tirará qualquer dúvida! Espero ter ajudado. E acima de tudo, confie em Deus!

      Curtir

  20. Bom dia , minha mãe está com um caroço do lado direito do pescoço ( Mas ou menos o mesmo que o seu ) , ela disse que está lá há muitos anos , e fiquei preocupado pois você disse que esse tipo de câncer é lento para se desenvolver.

    Curtir

      1. Olá Kellen. Como eu orientei o Diego, o melhor a se fazer é procurar um médico. Se possível, marque uma consulta direto com um cirurgião de cabeça e pescoço, pois ele pode pedir e realizar a biopsia cirúrgica. O único exame que pode dar a certeza do que se trata. Fique bem!

        Curtir

      1. E eram muito grandes? Estou com dois pequenos do lado direito, fiz a ultrassom e o medico da ultra disse que está tudo dentro da normalidade, sem linfonodomegalias tudo ok, será que posso confiar? rsrs sei que não é médica mais por sua experiencia com vários exames talvez possa me ajudar

        Curtir

      2. Justamente. Não sou médica. O ideal é você levar para outro médico então, pra ter uma segunda opinião. Já que isso tem te incomodado. Marque com um médico cirurgião de cabeça e pescoço. Beijos

        Curtir

  21. Oi eu to com um caroço no pescoço tbm tenho tosse forte do nada me afogou já fui a vários médios fiz exames e eles falaram que me pulmão eh limpo q deve ser psicólogico acredita kkk e tbm tenho muita coceira na perna e tenho probabilidade maior de ter câncer por genética ja que tanto o lado do meu pai como lado da minha mãe tiveram câncer

    Curtir

    1. Procure um Hematologista, foi ele tipo de médico que cuidou do meu caso, mais linfoma não é hereditário, as vezes deve ser psicológico msm mais é bom ver uma segunda opinião.

      Curtir

    2. Olá Viviane. Procure um médico cirurgião de cabeça e pescoço ou um hematologista para investigar todos esses sintomas que você está sentindo. É importante insistirmos até ter certeza do que se trata. Se for psicológico é melhor rs, mas o ideal é não ficar com esta dúvida ok? Espero que tudo corra bem! Beijo grande.

      Curtir

  22. Parabéns Sonia, por sua perseverança para vencer a doença amparada na ciência e na confiança em Deus. Pena que ainda temos tantos profissionais médicos mal preparados, que cometem com frequência erros facilmente evitáveis, ou por falta de atualização ou por negligência. Seu blog tem o mérito de ajudar pessoas. Deus te abençoe.

    Curtir

  23. Ola!! Sei que a biopsia é o unico meio de comprovar qual é a doença, mas gostaria de saber dos seus outros exames (ultrassom, raio x e sangue), nele apareciam algo/ alteracoes?

    Você é um exemplo ! Adorei o blog

    Curtir

  24. Oi Sonia!!!
    Obrigada!!!!
    Foi lendo o seu depoimento q me fez procurar um médico e ser diagnosticada rapidamente!!!
    Senti o tal caroço no final de outubro…e uma madrugada estava de acompanhante da minha Dinda….ela adormeceu e eu fui no Google e coloquei…caroço no pescoço…
    A primeira imagem q vi foi sua foto com o caroço igual ao meu!!!
    Li seu depoimento e vi q não é um bicho de sete cabeças…mas q precisa de cuidados…e foi o q Fiz!!!
    Obrigada!!!!
    Que Deus te abençoe!!
    Tânia Gomes.
    PS.: Começo a quimio semana que Bem!!!

    Curtir

      1. Olá,
        Aparente só tinha um mm…q era duro e fixo e não doía…diferente das ínguas que qdo inflamam dói e são móveis…e foi isso q me chamou a atenção…
        Como já contei…procurei um médico que imediatamente me internou pra fazer a biópsia…que já deu como células atipicas…
        Ele me encaminhou para um hemato…mas marquei consulta no Hospital AC Camargo…que me viraram de ponta cabeça…de tantos exames que fiz…
        Hj já tenho um diagnóstico Linfoma não Hopkins…vou começar as seções de quimio dia 03/03…
        Como a Sônia diz sempre…procure um médico sempre q notar algo de diferente em seu corpo…
        Abraços
        Tania

        Curtir

    1. Tânia, obrigada por responder! Torço que fique curada logo!
      Eu estou com dois nódulos no pescoço há cinco meses… eles são duros e se movem ao tocá-los, são pequenos, porém não doi.. por isso fico preocupada…Dependo do sus e ainda não consegui passar por um médico de cabeça e pescoço!
      Me fala só mais uma coisa, o seu hemograma deu alteração?

      Curtir

      1. Olá,
        Nos exames de sangue não deram nenhuma alteração…somente nos marcadores de colesterol…rsrs
        Foi através da primeira biopsia do nódulo que deu o diagnóstico, que foi confirmado através da retirada parcial.
        Não sei qual é a sua cidade, mas aqui em São Paulo-SP, temos os grandes centros de oncologia, que atendem o SUS.
        Não desanime…creio que vc conseguirá em breve!!!!
        Deus no comando sempre!!!
        Bjos
        Tânia Gomes

        Curtir

    2. Uau Tânia! Você não sabe o quanto isso significa para mim. Saber que uma única pessoa teve o diagnóstico precoce e está ganhando mais chances ainda para lutar contra o câncer através do meu compartilhar, me alegra demais. Isso me faz ver como Deus nos ama por completo e na vontade dele somos usados para salvar outras vidas! Que seja assim com você também, seja usada para salvar outras vidas dessa enfermidade e seja usada para levar consolo também! Grande beijo

      Curtir

      1. Oi Sonia!!!!
        Eu tenho certeza que Deus está no comando de tudo!!!
        Obrigada mais uma vez!!!
        Começo a quimio no dia 03/03/2017…mas por todos os seus depoimentos e dicas, sei que dará tudo certo!!!!!

        Curtir

      2. Oi Sônia!!!
        Hj é um dia muito especial pra mim e tenho q compartilhar com vc…q fez toda a diferença em todo esse processo…
        Saiu hj o resultado do meu PetScan…negativo para linfoma não Hopkins!!!!!
        Agora entro em manutenção!!!!
        Obrigada por todas as dicas, tutoriais e vários puxões de orelha…kkkk q vc nem sabe q me deu!!!!
        Por me trazer de volta qdo estava esmorecendo…
        Deus te abençoe, proteja e ilumine hj e sempre!!!!
        Tânia Gomes.

        Curtir

      3. Que notícia mais maravilhosaaa!!! Como é um alívio está notícia né? Feliz demais por voce! E que esse diagnóstico se estenda por nossas vidas!! Fico feliz de ter te ajudado e até puxado sua orelha sem saber hahahahah Deus te abençoe maravilhosamente! Que Jesus seja o autor da sua vida! Beijo querida

        Curtir

  25. ola ,
    bem estou com um caroço no pescoço tambem mais não sinto nada apenas ele apenas me encomoda e ja percei que ele esta maior a certa de 2 anos e meio quando apareceu axei que era normal e logo iria sumir mais ate agora nada , irei procurar um medico de cabeça e pescoço,

    Curtir

  26. Em novembro/2014, descobri o linfoma não hodgkin no mediastino estava em 12 cm, comecei a ter muita falta de ar e suores noturnos e uma tosse seca, descobri muito rápido porque me deu derrame pleural (água no pulmão) devido a um raio X de tórax o medico do PA que tinha ido após passar mal viu e pediu uma tomografia, fiz biopsia e drenei o pulmão, era o tipo de linfoma mais agressivo chamado linfoma de burkkit ele dobra de tamanho em menos de 24 horas, bom fiz 8 sessões de quimioterapia e com a graça de Deus não precisei fazer radioterapia e nem TMO, já fazem 1 ano e meio que estou em reemissão. Tenha força e muita paciência e acima de tudo tenha fé.

    Curtido por 1 pessoa

  27. Oi Sônia tudo bem? Então quando eu era criança apareceu um caroço do lado esquerdo do meu pescoço e era bem visível e bem saltado mas com o passar do tempo aquele caroço sumiu e agora depois de anos o lado esquerdo do meu pescoço ficou bem inchado não sinto mais o caroço mais sei que algo está errado pois muitas vezes dava como umas ferroadas ali e agora continua muito inchado e começou umas coceiras insuportáveis no meu pescoço. Mas Deus me falou que estará comigo na enfermidade e que essa infermidade não é pra morte, creio que Ele tem me sustentado todos esses anos e que há um propósito em tudo oque há de ocorrer na minha vida. Ainda não fiz nenhum exame comprovando essa doença mas sei que o Senhor não me desamparará. Deus te abençoe

    Curtir

    1. Olá Jully! O principal você já tem, que é a fé firme no Senhor e nos planos dele pra você. Confiar em Deus é sempre o melhor caminho. Em relação aos caroços, é bom investigar. Ir ao médico e pedir exames de sangue e de imagem, para ver o que está causando essas alterações. Insista e não desista! Beijo. Fique bem!

      Curtir

  28. Boa noite
    Notei um caroço na minha axila direita, a mais ou menos dois meses, marquei com meu ginecologista e estou aguardando a
    consulta que será agora em março, mas de 15 dias pra cá comecei a sentir uma coceira pelo corpo, principalmente nas pernas e bracos, tambem tenho sentido uma sensação de cansaço uma fraquesa nos bracos, fora esses sintomas não tenho febre,mas estou preoculpada…

    Curtir

  29. Olá querida … estamos passando por esse momento difícil agora. Minha mãe retirou um caroço do pescoço e o material foi pra biópsia. Deu linfoma de Hodgkin . A princípio ela teve a negativa quanto ao tratamento, não e fácil pra ninguém um diagnóstico desses. E muito ruim não ter certeza do q pode acontecer. No momento ela está em fase de exames pra identificar o tipo e estágio do linfoma dela. Amanhã terça feira ela fará uma biópsia da medula óssea. Tenho tentado ser forte e não deixa lá perceber . Te confesso a choro sozinha e tenho vivido estes dias como se fosse o último. Não quero perder minha mãe, não saberei viver sem ela. E um misto de força, fé e medo . Meu pai está muito triste e tentando ser forte pra q ela tbm fique. Tenho lido muito sobre o assunto e tentado entender o q está por vir . Foi assim q encontrei vc e te digo vc me ajudou muito até ela descobrir o q de fato tinha, pois foi através do seu relato pude alerta la de como proceder até o diagnóstico. Obrigada por tudo.

    Curtir

  30. Olá boa noite então há mais ou menos uns 7 meses me apareceu uns caroços pequenos no meu pescoço e bastante hematomas procurei vários médicos e nada costou nos exames desde então a minha vida n é a mesma muitos sintomas estranhos visão embaraça formigamento no corpo todo enjoo já fui em tantos médicos tantos exames e nada fico muito nervosa com tudo isso peço em todas as consultas uma biópsia mais eles falam q n tem necessidade de fazer biópsia n sei mais o q fazer

    Curtir

  31. Bom dia Sonia !! Eu desde de 2014 que descobri multiplos linfonodos bilaterais na região do pescoço. O maior com 3 cm. Até agora não consegui nenhum medico que queira a fazer a biópsia. Segundo eles é devido o citomegalovirus que tive e que talvez nunca mais regridam….fiz varios exames e sorologias e da tudo normal. Não sei mais o que. Só sei que me incomoda demais essa incerteza…..

    Curtir

  32. Boa noite Sônia, Li tantos relatos que parece uma epidemia. Também estou com coceira intensa no rosto próximo ao maxilar, pescoço, colo, bico dos seios e na parte interna das coxas, está ficando insuportavel! Como tenho artrite reumatóide e tomo quantidade alta,de vit.d3 o médico clínico geral de cara falou que era alergia do remédio. Acreditei e já faz uns seis meses que a coceira vai e volta. No momento a coceira também foi para o bico dos seios e me sinto muito importante incomodada. Depois de td que li acho que terei que procurar um médico de verdade. Obg

    Curtir

    1. Olá Mary! Fico feliz que tenha achado o blog e dividido comigo o que está passando. É sempre bom procurar outros médicos para ter uma opinião melhor e até mesmo um tratamento mais acertivo. Claro, que um único sintoma não é suficiente para diagnosticar qualquer doença, por isso é importante pedir exames e ter um acompanhamento. Espero que tudo bem corra bem para você! Beijo grande

      Curtir

  33. Olá, você e vitoriosa e está ajudando muitos com seu relato de vida! Deus abençoe! A pouco tempo, 1 mês apareceu linfonodos no pescoço e alguns doloridos outros não, estou fazendo exames mas confesso que mesmo tendo confiança em Deus, estou preocupada já passei a 1 ano por uma segunda chance de viver, situação difícil quando ganhei bebe tive ATONIA grave e agora aparecer isso, me identifiquei com os comentários de sintomas, também sinto coceiras no pescoço mas faz mais tempo q os linfonodos e coca a garganta mais de noite e suor de madrugada, espero que não seja nada, mas eles me incomodam bastante!

    Curtir

    1. Olá Thaís, obrigada por dividir sua história comigo! Sei o quanto queremos fugir de novos sofrimentos, ainda mais pelo o que você já passou. Mas pior ainda é ficar com dúvida não é mesmo?! Procure o médico insistentemente e peça uma biópsia cirúrgica caso você tenha algum linfonodos aumentado e aparente. Exames de imagem como tomografias também ajudam muito! E acima de tudo, deposite sua dor, ansiedade e Fé em Deus! Só Ele pode te ajudar em suas emoções! BEIJO

      Curtir

  34. Bom dia Sônia, tudo bem? apareceram dois carocinhos no meu pescoço, o médico disse que é uma ingua e fiz todos os exames de sangue que vc pode imaginar e não deu nenhum alterado, será que posso ficar aliviada? se fosse algo grave os exames de sangue podem tambem acusar algo?

    Curtir

  35. Oi querida adorei seu blog, estou com módulos do lado direito ainda sem resultados corretos.
    Sinto meu pescoço inchado em algumas horas do dia e consigo apalpar eles, estou muito preocupada.pode me indicar um especialista e quais exames precisos para saber meu diagnóstico. Já fiz de sangue ultrassom e tomografia, eles aparecem em todos mas nenhum especialista sabe explicar o que é e o que devo fazer.
    Estou totalmente perdida por favor me ajude.
    Deus abençoe!
    Beijos

    Curtir

  36. Olá Sónia, muito obrigado por partilhar estas informações valiosas!
    Eu notei o aparecimento de caroços em Abril, meus sintomas Foram parecidos com os seus:Coceira no peito e pescoço,insónia alternadas,fadíga constantes…
    Depois de muitos exames de imagem(como raio X e TAC do torax), exames de sangue.Todos exames estavam normais.
    Mas estou a ser acompanhado por um bom médico Cirugião e já tenho agendado a biópsia cirúrgica!

    Valéu!

    Curtir

  37. olá estou curiosa pra saber como vc está , eu essa semana fui diagnosticada com Hodgkin, ja entreguei pra Deus e tenho certeza que serei curada.foi um grande caminho até chegar ao diagnóstico.estou com caroços no pescoço e em alguns dias começarei me tratar com a quimel. ,

    Curtir

  38. Bom dia, Sónia
    Dei conta de um caroço no pescoço do lado esquerdo,e também tenho andado com uma coceira na cabeça e no pescoço será que isto está relacionado com o seu problema? Também tenho tido muita dor de cabeça

    Curtir

  39. Olá Boa noite!
    Comecei com muita coceira na cabeça que se espalhou pelo corpo , logo após percebi que tive muitas espinhas, tosse seca e agora me apareceu uma ingua embaixo do braço, quando aperto ela se move (é interna).
    Tô com muito medo, não estou com coragem de procurar o médico porque tudo que leio me remete a câncer e hiv.
    Pensei até em suicídio.

    Curtir

    1. Olá Tatiana! Antes de qualquer coisa não se torture! Busque as respostas que você está querendo por meio de quem pode te dar, no caso um médico através de exames e não do Google. Sei o quanto este momento pode ser angustiante, mas não a ponto de desistir desse presente de Deus que é a vida. Saiba que você é amada por Deus. Ele tem um propósito lindo para sua vida. Quer te trazer para a luz, tirando os pensamentos de morte e medo da sua vida. Passe em consulta com um médico, faça os exames necessários e, principalmente, coloque a sua esperança em Deus. Ele é o socorro que precisamos nos momentos de maiores aflições. Nele temos o descanso pra nossa alma e a esperança para enfrentar cada problema. Jesus é VIDA e Ele quer dar essa Vida para você. Fique bem!

      Curtir

    2. Oi Tatiana
      Uma coisa que aprendi com a Sonia foi q quanto mais cedo soubermos o diagnostico mais chances de tratamento e cura!!!!
      Tive meu diagnóstico em Dez/2016 Linfoma não Hodgkin, depois de ler o relato de como a Sonia descobriu q estava com cancer.
      Em jan/2017 iniciei o tratamento e Graças a Deus, em junho/17 não tinha mais nenhuma célula do linfoma!!!!
      Estou em manutenção, e sei q a força que eu tive pra veio de Deus!!!!
      Não sofra por antecipação, vá ao médico…ele é a melhor pessoa pra te ajudar agora!!!
      Entregue a Deus todas as suas preocupações…pq Ele sabe de todas as coisas!!!!
      Vc não está sozinha!!!
      Bjos
      *PS: Nos conte os resultados dos seus exames!

      Curtir

  40. Oi Sonia faz 5 meses apareceu um caroço atrás do pescoço, próximo a nuca, não dói mais causa um desconforto, é um caroço com formato não arredondado, é duro, fui no médico ele disse que não é nada apenas um linfoma, excesso de gordura, porém em volta do caroço coça e tem dias que dói, ele está no músculo, do pescoço,é um caroço pequeno mais da bastante medo,estou proculpado pois ele está no músculo, e não na pele,o seu caso esse caroço estava na pele.bom seu blog,fica com Deus…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s