Olá queridas!!
Hoje eu vim falar para vocês sobre uma das ‘febres’ que temos encontrado nas redes sociais: as designers de unhas! Pois é, foi-se a época em que pintar as unhas de uma única cor, e ainda, pouco coloridas, era algo normal. Agora, encontramos micro desenhos nas unhas, trazendo os símbolos dos feriados, desenhos animados, ou simples detalhes que fazem tooooda a diferença.
Pra variar, eu fui um pouco resistente a essa mudança. Pra mim, pintar todas as unhas de cores iguais sempre foi suficiente, mas confesso que agora, principalmente neste período mais ‘caseiro’ (devido recomendações médicas pós transplante de medula óssea), tenho aprendido a fazer essas artes e CURTIDO MUITO!
Bom, este post é para as amantes dessa moda e, principalmente, para as queridas que estão fazendo quimioterapia, pois quero deixar aqui alguns cuidados essenciais!
Pode parecer tolo falar de unhas para quem está fazendo tratamento, porém, se elas não forem bem cuidadas podem ser uma ‘porta de entrada’ para infecções! E tudo o que não queremos no tratamento é ter complicações.
Atente-se à:
- Manter suas unhas sempre higienizadas, quanto maior a unha mais sujeira pode ficar alojada debaixo dela. Por isso, lave as mãos antes das refeições e evite coçar os olhos com os dedos. Como nesta fase, geralmente, estamos mais sensíveis e qualquer conversa as lágrimas podem correr, leve sempre com vocês lencinhos (ou papel higiênico mesmo), para limpar os olhos.
- Evite TOTALMENTE usar utensílios de unha (alicates, palitos, lixas, cortador de unha) de outras pessoas. De preferência, use instrumentos recém comprados por você e SEPARE-OS para uso SOMENTE seu. Sabemos que esses pequenos objetos podem transmitir bactérias, fungos e, também, vírus (como os da Hepatite).
- Se possível, utilize palitos de unha e lixas descartáveis. (Lógico que você não vai usar uma vez e jogar fora, mas apenas quando você perceber que já está na hora de trocar.)
- Fazer as unhas em salão?? SOMENTE se você levar os seus instrumentos para a manicure e de preferência, os seus esmaltes também. Afinal, tudo que está no salão é de uso comunitário, não se esqueça!
- TIRAR A CUTICULA?? Nuuuuunca! Em hipótese alguma! Qualquer corte ou lesão na cutícula pode ser uma porta de entrada para as bactérias e podem gerar alguma infecção. Não se incomode com as cutículas, passando um belo esmalte, ninguém vai reparar nelas, ok? Saúde em primeiro lugar!
- Escurecimento das unhas e descamação são NORMAIS. Caso, no período de quimioterapia, você venha a notar que suas unhas estão amareladas ou amarronzadas, ou enfraquecidas, não se preocupe! Muitos medicamentos quimioterápicos apresentam esse efeito colateral. Você pode tirar essa dúvida com seu médico, caso esteja percebendo outro sintoma além do escurecimento.
Agora, o papo é PARA TODAS!!
Já que eu não podia, e não posso, tirar a cutícula, aprendi a investir na beleza das unhas. Achei uma maneira beeem fácil para quem não tem muita habilidade em fazer desenhos com palitos na unha: os adesivos de unhas!
Pensa numa arte prática e fácil, é a de aplicar adesivo nas unhas.
Óbvio que este post é apenas para te inspirar, afinal tem inúmeras blogueiras que ensinam essa arte mais perfeitamente do que eu. (Se tiver mais interesse clique em: Bianca Cunha e Lucinha Barteli)
Por enquanto, estou utilizando os adesivos de unha da ‘Art a Unhas’, e estou adorando!
DICA: Quando for comprar adesivos, dê preferência em comprar modelos que combinem com vários tons de esmaltes. Assim, você não vai enjoar mesmo!
Veja só:
Veja o Passo a Passo da aplicação dos adesivos: Suuuper fácil!
Faça a sua combinação preferida de adesivo e esmalte!
Eu costumo aplicar 3 camadas de esmalte em cada unha para chegar ao tom ideal. É importante que a unha que receberá o adesivo esteja em um tom branco, para que o tom original do adesivo permaneça.
Corte o adesivo para facilitar a aplicação.
Umedeça a parte branca do papel com um pouco de água, para que a película solte facilmente.
Aplique o papel sobre a unha, com a parte colorida para baixo. Pressione sobre a unha durante alguns segundos, sem deslizar o papel, para haver fixação. Depois deslize o papel branco para retirá-lo.
Com a película fixada na unha, passe levemente o palito nas laterais para aperfeiçoar.
Retire o excesso de película das bordas com acetona.
Para concluir, passe 2 camadas de base extra brilho sobre a unha e limpe as bordas com acetona.
Fala séeerio! Não fica lindo demais?
Um simples adesivo já deixa a unha muito mais delicada e alegre, além do que é um ótimo passatempo e estímulo para nos cuidarmos, independente se estamos ou não em tratamento!
Espero que vocês tenham gostado!!
Deixem seus comentários!
Beijooos amadas!
Gostei do esmalte metalico. Na foto parece dourado. Quando eu faco pedicure
eu uso esmalte metalico, dura mais tempo e nao descasca facilmente.
Boas dicas de manicure.
CurtirCurtir
Lindo né? Ele é dourado sim! Bem facinho de aplicar!
Beijoos Tia!
CurtirCurtir
Oiiii Sonia, vim conferir seu blog! Muito legal flor,adooorei, e adoooorei as dicas que tu deu para as unhas!
Arrasou na combinação, e tenho certeza que arrasará em todas outras!!
Tuuuuudo de bom pra ti linda!!
Força sempre!!
Beijos
Adriana
CurtirCurtir
Oiiiee!! Que bom que gostou! !! Dá vontade de fazer toooodos os dias hahaha! Obrigada Adriana!
continue acompanhando o blog!
Beijinhoooos
CurtirCurtir
Adorei o post… Obrigada pelo carinho ❤️😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela visita!! 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu como Amante de Unhas, adesivos e desenhos..
não poderia deixar de ler esse post e elogiá-la, claro =)
Todo cuidado é pouco tanto para quem faz quimioterapia, quanto para pessoas que fazem a unha “toda” semana como eu. Ao dividir materiais de manicure/pedicure, eu particularmente gosto de levar meu alicate.
Obrigada pelas dicas, sempre. :*
CurtirCurtir
Beem lembrado Mari. Quem costuma fazer unha em salão tem que tomar muuuito cuidado também! !
Obrigada pelo comentário floor!!
Beijooos
CurtirCurtir