2ª Queda de Pelos: Causa e Sintomas

Boooa tarde!

Hoje vim falar para vocês sobre o efeito colateral mais temido quando começamos a quimioterapia: a queda de cabelos.

Nos outros posts eu já falei bastante sobre aprendermos com esse tempo de quimioterapia, aprendermos a conhecer a nós mesmos e nos amarmos do jeito que somos e não como estamos.

Mas, agora, vim falar sobre o fato dos cabelos caírem. Por mais que atualmente tenhamos muitas pessoas, ONGs e hospitais envolvidos no esclarecimento dos processos durante o tratamento, ainda existem muitas pessoas que apresentam dúvidas quando se deparam com essa realidade em suas vidas, ou, pior ainda, eu diria, muitas pessoas desinformadas que acabam assustando mais ainda os pacientes com suas perguntas mirabolantes! Por isso, informação nunca é demais!

Então, vamos às principais perguntas:

  • Por que os pelos caem?

Antes de tudo, é preciso esclarecer que os pelos e cabelos só irão cair quando se iniciar o tratamento quimioterápico (radioterapia não causa queda total, apenas no local aonde os raios atingem), e eles só irão cair se o medicamento quimioterápico utilizado tiver a queda como um dos seus efeitos colaterais! Pois é, existem algumas quimioterapias utilizadas para determinados tipos de câncer que não causam queda de  pelos e cabelos, entretanto, tratamento contra câncer de mama/útero/ovários/próstata, linfomas e leucemias, em geral têm este efeito.

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos que atacam células em alto nível de divisão celular, ou seja, tanto as células malignas do câncer, quanto as células saudáveis do nosso corpo, como a dos folículos pilosos. Assim, ao mesmo tempo que o câncer é destruído, também ocorre a morte celular e o enfraquecimento da base dos nossos pelos e cabelos, por isso eles se vão sem ao menos dizer adeus.

  • Em quanto tempo eles começam a cair?

Geralmente, assim que se inicia a primeira aplicação de quimioterapia, entre 14 a 21 dias já podemos observar o aumento da queda de cabelos, de forma gradual.

  • Quais sintomas anunciam que a queda vai começar?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não vamos dormir cabeludas e no dia seguinte acordamos carequinhas não. É um processo. Podemos observar a queda, principalmente, ao pentear os cabelos e ao lavar a cabeça no banho. Aos poucos a quantidade de cabelos na escova ou no ralo vai aumentando, caindo, geralmente, grande quantidade de fios de cabelos. Entretanto, em alguns casos podemos observar a queda literalmente em tufos (mas só se você puxar, claro). Aos poucos começamos a sentir um incomodo no coro cabeludo, uma certa dorzinha bem na raiz dos fios de cabelos. Basta passar a mão, pentear, ou simplesmente deitar para dormir que começamos a sentir essa dorzinha chata. Esse é o momento ideal para raspar a cabeça. Afinal, a queda já começou e a dor já anuncia que esse processo está vindo a todo vapor.

Então, esse é o momento exato para se divertir e DESAPEGAR! 

E, sinceramente, neste verão uma careca cai super bem!

IMG_5645 IMG_5660 IMG_5714

Divirta-se e faça com que outros também se divirtam! (Lembre-se sempre de explicar claramente às crianças o processo que você ou algum parente da família está passando! Eles são pequenos, mas são totalmente compreensíveis e carinhosos!) Descubra todas os seus estilos! Se realize também!

 IMG_1708

 PS.: Mesmo com a cabeça raspada os fios permanecem na raiz do coro cabeludo, levando alguns dias para se soltarem e saírem naturalmente, principalmente no banho, até que a careca fique lisinha. Não tenha pressa e não fique ansioso com esse processo!

  • O que fazer quando estou, ou algum conhecido está, sem cabelos?

Lembre-se, seu coro cabeludo é como a pele de um bebê! O cabelo fazia a função de protegê-lo, mas agora ele está nu; então evite tomar sol diretamente na cabeça. Esteja sempre se protegendo com lenços, chapéus, bonés, e caso esteja na praia/piscina, use protetor solar na carequinha também. (Clica aqui para ler o post sobre como se proteger no verão)

  • Quando eles voltam a crescer?

Esse é o momento mais esperado, não temos dúvidas. Logo depois de terminarmos a quimioterapia ou, até mesmo durante, podemos perceber uma espécie de pelugem, que já anunciam que os queridinhos estão prontos para dar o ar de sua graça. Mas, eles só ficam fortes mesmo e começam a crescer em potência a partir de 3 meses depois do término da quimioterapia. E prepare-se! Eles crescem suuuuper rápido! Podendo crescer mais enrolados, lisos, claros ou escuros que o normal.

carec

Não passe por isso sozinho! É inevitável, você precisa enfrentar e lutar, é você que está nesta guerra, mas não precisa passar por isso sozinho!

Afinal,

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”

Eclesiastes 4:9-10

Beijos na careca!

Publicidade

5 comentários

  1. Bom Dia Niara =)
    Maravilhosa… com ou sem cabelos!
    As vezes tento imaginar se Eu teria a mesma Força e Fé que vc tem!
    Eu viajo em cada leitura.. e agradeço a Deus por sua vida ❤
    Você é muito Especial.. e tem ajudado muitas pessoas.
    Feliz Quarta-Feira pra vc =D
    Beijos =*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s