Dia de quimioterapia: o que fazer?

Olá gente,

Hoje o papo é reto e direto para os pacientes e acompanhantes durante o período de quimioterapia. Às vezes, para mim, não é tão fácil de lembrar dos ‘n’ períodos de quimioterapia, afinal, por mais tranquila que eu tenha buscado estar ao encarar cada fase, o cheiro, o gosto na boca, as sensações, as memórias ficaram profundamente marcados em minha memória. Por mais simples que o assunto de hoje seja, dá um embrulho no estômago só de pensar na rotina da quimioterapia. Mas, como não tem como fugir, resolvi deixar uma dicas que nos ajude e facilite a enfrentar esse momento com mais tranquilidade, nos pequenos detalhes.

20140331_120245a20140331_120204a

É de extrema importância ter uma ótima noite de sono no dia anterior a quimioterapia. Não tem terapia melhor para preparar o humor com uma boa noite de sono. Entretanto, depois de meses fazendo quimioterapia, sabemos que alguns dos efeitos podem ser a insônia e dificuldade de dormir. Por isso, qualquer momento que você tiver para relaxar, relaxe! Tire uma soneca e recarregue as baterias.

Geralmente, os horários marcados para a quimioterapia são pela manhã, então tome um café da manhã caprichado, porém bem leve e de fácil digestão, como frutas, cereais, uma fatia de pão, suco, etc. Caso, o horário seja agendado para o período da tarde, não deixe de almoçar, porém faça uma refeição leve também, evitando temperos fortes.

Como o período em que ficamos recebendo o medicamento pode ser de horas seguidas, leve consigo um lanche leve, como frutas ou biscoito (maisena ou água e sal). Mas, geralmente, as clínicas e hospitais oferecem um lanchinho como esse.

Beba bastante água e reduza o sal na alimentação, para evitar o inchaço.

Alguns medicamentos, como os antialérgicos, anti eméticos (para náuseas e vômito), podem causar sonolência durante a quimio. Porém, leve algum livro, revista, ipod, celular, para distrair e passar o tempo, caso permaneça acordado. Um conselho: NÃO fique navegando no facebook ou instagram, vendo a ‘vida lá fora’, afinal, tudo o que queremos são motivos para estarmos encorajados e não desanimados. (Sem contar o fato de que metade do que é postado nas redes sociais pode passar longe da realidade). E ainda, ficar rodando a tela do celular pode dar uma bela dor de cabeça, além de, sem perceber, gerar irritabilidade.

Qualquer sensação diferente que você sentir durante a quimioterapia, não tenha vergonha, grite por socorro e comunique as enfermeiras, seja ardência nos braços, queimação no local da agulha, ou sensações como vertigem e enjôo. Se sentir frio ou sede, faça o mesmo!

Vontade de ir ao banheiro? Avise! Não segure não, afinal você precisa eliminar o medicamento, que é rapidamente metabolizado.

UFA!!! Acabou a sessão?

Já deixe combinado com a pessoa que estará te esperando ou que irá te buscar, o horário aproximado da sua saída, pois tudo o que queremos é sair correndinho dali logo!

Evite ao máximo de tomar sol no dia da aplicação, afinal o medicamento está fresquinho correndo pelas suas veias.

4

Até uns três dias depois da aplicação é super normal ficarmos quietinhos, abatidos, dormindo, repondo as energias… Maaaas, assim que esse período passar, bora levantar da cama, dar um passeio, ver o sol brilhar, as crianças correrem… a vida continua baby!!

20140228_161812a

“Raramente essa pessoa reflete no fato de que a sua vida é curta, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração.”

Eclesiastes 5:20

Abraçinho queridos!!

Anúncios

6 respostas em “Dia de quimioterapia: o que fazer?

  1. Bom Dia flor do dia..
    Passando só pra dizer que já estou aqui lendo seu blog..
    e cada post uma sensação diferente surge em mim, pensamentos como:
    Se fosse comigo, será que eu seria forte assim como ela?
    Você é um exemplo, um orgulho.. a ser seguido como pessoa.. como filha do rei..
    sou sua fã!

    Curtir

    • Olá Sandra. Sei o quanto toda essa realidade pode ser um pesadelo para nós. Um pesadelo táo grande que tira de nós a vontade de sair da cama até mesmo, não é verdade?! Mas saiba, que Deus é a nossa força! Jesus é a luz que ilumina esse mundo de trevas chamado câncer! Por isso, fique firme nele! Não desista do seu tratamento, mas acima de tudo deixa sua vida nas mãos de Deus! Fique bem! beijo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s