Oi oi gente!
Depois das comilanças de final de ano e os quilinhos a mais gritando pelo corpo, muitas pessoas decidem fazer as dietas mirabolantes e passar um pouco de fome para compensar. Entretanto, essa realidade deve ser totalmente descartada para quem está em tratamento.
Hoje vou falar sobre dicas que todo mundo já sabe, de cor e salteado, mas que dificilmente fazem. A Reeducação Alimentar juntamente com atividades físicas são a melhor forma de atingir o seu peso ideal de forma saudável. O papo de hoje não é sobre as mágicas de perder peso rapidamente, pelo contrário, é preciso muuuita disciplina (o maior desafio para mim).
Mesmo que você esteja investindo no seu projeto verão, diga-se de passagem que com o desejo dele ser relâmpago, tenho certeza que se você assumir essa nova alimentação, você permanecerá saudável e perderá os quilinhos indesejáveis.
Em relação a quem está em tratamento quimioterápico, essa dica é valiosíssima. Por que? Porque a dificuldade de nos alimentarmos durante os dias de quimioterapia é grande, então é necessário buscar ter uma alimentação bem equilibrada para que não haja falta de nutrientes neste período. Como eu disse, reeducação alimentar não é para perda de peso milagrosa, afinal a perda de peso acontece principalmente quando associada aos exercícios físicos, assim, como quem faz quimioterapia não pode praticar exercícios pesados (apenas leves caminhadas e alongamentos, se o seu médico permitir), a reeducação alimentar ajuda a manter o nosso peso. Entende?
Resumindo:
Reeducação alimentar + academia = perda de peso de forma saudável
Reeducação alimentar + quimioterapia = manutenção do peso
Beleza?
Obviamente que estas dicas são GERAIS, se você estiver em tratamento ou quiser saber como aplicá-las mais adequadamente ao seu organismo, procure um Nutricionista ou seu médico pessoal, ok??
Bora para as dicas então…
Calcule seu peso ideal clicando aqui
Você deve ter como alvo o SEU peso ideal. Adequado para sua altura e idade. Levando em consideração a genética hereditária da sua família, por exemplo, em minha família somos de estatura média/alta, porém com propensão a ter barriguinha. Então, meu foco é permanecer magra (dentro do peso ideal, principalmente, por que ainda estou em tratamento), porém, cuidar para a barriga não ficar cheia de gordura (missão quase impossível ultimamente haha).
Feito isso, comece a se programar para a nova rotina.
Não tem como fugir, a alimentação precisa ser de 3 em 3 horas durante o dia, pois assim você não tem aquele desespero de fome que te faz atacar tudo pela frente. Se você passa a maior parte do dia fora de casa, é necessário se programar e organizar para levar seu lanchinho, evitando os ‘petiscos’ fora de hora.
Pela manhã, coma:
- Fruta: Metade de 1 fruta (mamão ou melão), ou 1 fruta pequena inteira.
- Laticínios: 1/3 de xícara de leite ou 1 fatia de queijo minas
- Carboidratos: 1 fatia de pão integral com 1 colher de requeijão ou manteiga
- Bebida: 1 xícara de café ou chá
Em torno das 10h da manhã, coma:
- Fruta: banana com aveia, ou maçã, ou pêra, ou uvas, etc…
OU
- Fruta conservadas: 3 unidades de tâmara, ou damasco, ou ameixa, etc…
OU
- Mix de castanha do pará/caju, nozes, uva passa
No almoço, é preciso manter o controle e colocar as medidas certinhas, pois elas que fazem a diferença. Uma grande dica é fazer a divisão do prato em 4 categorias: Carboidrato, Proteína, Legumes e Verduras.
- Carboidrato: grãos: 2 colheres de arroz integral + 2 colheres de feijão
- Proteína: 1 filé de frango ou 1 bife de carne vermelha ou 1 filé de peixe – quantidade deve ser proporcional à palma da sua mão
- Verduras e Legumes: Rodelas de tomate, pepino, cenoura, beterraba, berinjela, etc… Porções de brócolis, couve-flor, etc… Folhas (à vontade) de alface, rúcula, catalônia, espinafre, agrião, etc… Coma com variedade!!
- Bebida: NENHUMA! O ideal é tomar um suco após 40 minutos da refeição.
- Sobremesa: Frutas ou 1 quadradinho de chocolate amargo
**Lembre-se que, quanto mais colorido o prato, mais saudável! É essencial ter, pelo menos, 5 cores!
Lanche da tarde:
- Fruta: banana com aveia, ou maçã, ou pêra, ou uvas, etc…
OU
- Fruta conservadas: 3 unidades de tâmara, ou damasco, ou ameixa, etc…
OU
- Barra de cereal, ou biscoito água e sal
OU
- Mix de castanha do pará/caju, nozes, uva passa
Jantar: Idem Almoço – Exceto feijão.
A partir das 8h da noite, o metabolismo fica um pouco mais lento. Então evite jantar depois deste horário, e priorize comer algo bem leve como:
- Chá com biscoite água e sal + requeijão/manteiga
OU
- Frutas conservadas como ameixa, damasco, tâmara
OU
- Mix de castanha do pará/caju, nozes, uva passa
Água? A melhor dica é ter sempre uma garrafinha por perto, bebendo aos poucos durante todo o dia!
Para pacientes em tratamento quimioterápico é muito comum perdemos alguns quilos, entretanto, perdemos massa muscular e não gordura, o que não é nada bom, por isso é ideal passar por um acompanhamento de um Nutricionista especializado em Oncologia. No meu caso, a minha querida amiga, irmã e Nutri, Sandra, me indicou alguns suplementos alimentares para repor os músculos e nutrientes, além de me puxar a orelha nas minhas extravagâncias (se não fosse ela eu não levaria tão a sério! Obrigada linda!)
Muitos pacientes desconhecem essa necessidade alimentar, porém, a alimentação é um FORTÍSSIMO aliado durante a quimio. Quanto mais forte o corpo estiver, mais ele vai lutar!!
Booom, muitas dicas, muitas palavras, mas de nada adianta se não colocarmos em prática e fecharmos a boca para as guloseimas, bora recomeçar e tentar se controlar?
Se curtiu, ajude a compartilhar!
Curta também facebook.com/sonianiara
Beijoooos
Excelente Dica para uma Sexta-Feira! Adorei.. Preciso e quero muito emagrecer..
Ter uma vida mais saudável e imunidade ao meu corpo.. vivo gripadinha..
Obrigada mais uma vez!
Excelente Dia pra vc..
Bom final de semana
Beijos
CurtirCurtir
Poois é. Tudo o que precisamos é de ânimo né? ! Mas bora lá! ! O resultado acontece!!
Ótimo fim de semana pra você também qrida! Bjuus
CurtirCurtir