Alimentação: náusea e vômito.

IMG_8590

Oi oi gente!

O assunto de hoje é um tanto quanto indigesto. Rs

Para melhor ilustrar os efeitos de náusea e vômito, não tinha como não colocar uma foto do nosso maior companheiro nesta caminhada: o vaso sanitário! Entretanto, apesar de muitos pensarem que durante o tratamento de quimioterapia colocamos as ‘’tripas para fora’’ o tempo todo, esses efeitos colaterais podem ser driblados e amenizados através da alimentação.

Antes de tudo é preciso saber que as náuseas e eventuais vômitos acontecerão, pois a quimioterapia é um medicamento muito forte que lesa e irrita as paredes do estômago e intestinos, principalmente no mesmo dia da aplicação, podendo se prolongar por mais tempo.

Alguns pacientes reagem mais a quimioterapia, apresentando vômitos mais frequentes, outros, no meu caso, nem tanto. Mas, essas dicas que vou dar é fundamental para ambos, afinal, ninguém quer passar mal.

Vamos lá então?

  • Nos dias, antes, durante e depois da quimio, prefira comer alimentos frios ou à temperatura ambiente. Afinal, o seu estômago está começando a ficar com as paredes irritadas, o que pode reagir mais facilmente se receber alimentos quentes.
  • Coma alimentos leves, como torradas, bolachas de água e sal, caldos, gelatinas, etc…

IMG_8557

IMG_8614

  • Mesmo eu gostando muito de doces, durante a quimioterapia meu paladar estava melhor para comidas salgadas. Entretanto, é bom evitar comidas muito salgadas ou temperadas, de cheiro muito forte (dá enjôo ná hora!). E, também, comidas muito doces e gordurosas (mais difícil de digerir).
  • Evite alimentos fermentativos, como leite, bebidas com gás e alcoólicas, café, chá-preto, açúcar, chocolate, repolho, etc…
  • Evite comer muuuito de uma vez só, pois o estômago está muito sensível. Coma várias vezes ao dia pequenas porções de alimento. Mastigando bem e devagarinho.
  • Líquido é fundamental para reidratar. Beba líquidos claros e gelados, mas sempre em pouca quantidade. Chás gelados, sucos coados são ótimas dicas.

IMG_8574

  • Chupar picolés (evite os sabores de cítricos) ou balas de aroma agradável, como menta, também ajudam contra a náusea.
  • Minha melhor tática era chupar cubos de gelo, ele engana bem aquela sensação de boca cheia d’água, sensação de náusea.

IMG_8588

IMPORTANTE: qualquer alimento que você olhar e sentir repulsa, não insista em comê-lo! Mas, mesmo que você não tenha vontade alguma de comer, encontre um alimento favorável e coma! Não passe muitas horas sem comer.

Evite que o ciclo do vômito se inicie, pois depois do primeiro vômito a tendência é não conseguir evita-lo mais. Dessa forma, tome os remédios anti náusea e vômito antes que isso aconteça. Não se auto medique!! Converse com seu médico e ele lhe indicará o medicamento adequado e as doses certas a serem tomadas!

Caso esse infortúnio aconteça, enxague bem a boca para tirar o sabor desagradável e não estimulá-lo novamente a vomitar. Repouse alguns minutos para a adrenalina baixar. Respire fundo, inspirando e expirando devagar. Depois de meia hora, tente fazer uma nova alimentação. Mesmo que você possa passar mal novamente, é melhor comer e permitir que o seu organismo seja nutrido, mesmo que em pequena quantidade. A não ser que você esteja tendo vômitos muito frequentes, o que é mais indicado esperar algumas horas e depois recomeçar a comer alimentos bem leves.

Caso você fique mais de 24 horas sem se alimentar ou apresente sinais de desidratação (boca seca, sede, urina escurecida, pele seca, saliva grossa, irritabilidade) é necessário comunicar o seu médico!!

E, principalmente, procure se distrair em boa companhia, vendo um filme, relaxando com uma conversa. Faça de tudo para não ficar sentada ”à espera de um vômito”.

20130422_151836

Beijos queridos, passar bem!!

Anúncios

2 respostas em “Alimentação: náusea e vômito.

  1. Eu li um artigo que diz que as celulas cancerigenas se alimentam de acucar.
    Aqui esta:
    O açúcar e o câncer

    A glicose se torna a única fonte das células cancerosas, porque elas têm 10 vezes mais receptores do que a insulina nas suas membranas. Então quanto mais glicose você ingerir mais você estará alimentando as células cancerígenas, por outro lado mesmo você não ingerindo tanta glicose as células cancerígenas irão exigir tanta glicose, elas irão roubar glicose do seu organismo, ou seja, das células normais.

    Pacientes com câncer frequentemente perdem peso devido o roubo de glicose que as células cancerígenas fazem nas células normais.

    O papel principal da insulina em nosso organismo é baixar o açúcar do sangue, para piorar as células cancerígenas que produzem e secretam suas próprias insulinas de modo que possam ter acesso ilimitado à glicose. A insulina que elas secretam é chamada de insulina como fator de crescimento ou IGF, e bem como seu nome indica, oferece células cancerosas como um estímulo ilimitado para o crescimento.
    Então quanto mais açúcar você consumir mais glicose no sangue você terá, mas insulina é utilizada pelo organismo e maior o crescimento e força do câncer. É uma explicação simples, mas muito importante já que se trata de uma das causas chaves em conseguir vencer o câncer ou ao menos reduzir sua força e rapidez. Caso o contrário permitimos que as células cancerígenas se tornem invisíveis e invencíveis.

    As células cancerígenas são muito instáveis, se elas não se alimentam de glicose. Células saudáveis sem glicose, ainda são capazes de gerar energia. E quanto menos insulina você tiver na corrente sanguínea, menos as células cancerígenas terão de glicose e também menos crescimento e duplicação elas terão. O açúcar também reduz a resistência do sistema imunológico, tendo um sistema imunológico forte seu organismo será capaz de detectar e destruir mais facilmente as células cancerosas fracas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s