Alimentação: Sabor metálico

IMG_8814IMG_8819

Olá olá!

Como estou na correria indo para São Paulo já já, em uma consulta, fiz um post bem rapidinho para vocês! Mas, não deixa de ser importante.

Um dos fatores que mais dificultam a alimentação durante o período de quimioterapia é a mudança no paladar, muito característica por um sabor metalizado na boca. Essa alteração é comum devido a alta concentração dos medicamentos quimioterápicos, trazendo essa sensibilidade em nosso paladar.

Entretanto, no dia a dia, é muito desagradável comer seus alimentos preferidos e sentir um gosto nada próximo do prazer acostumado. O que nos leva muitas vezes a passar a rejeitar nossos alimentos preferidos, e também, os necessários. Assim, diminuímos a alimentação e começamos a sentir os primeiros sintomas da falta dela: fraqueza, irritabilidade.

Então, quando o sabor estiver presente, procure:

  • Preparar alimentos utilizando colher de madeira ou de plástico. Pode parecer uma dica tola, mas realmente estamos mais sensíveis ao sabor metálico, então evite qualquer instrumento que possa potencializar.
  • Evite o contato de alimentos ácidos, como limão, laranja, vinagre, tomate, etc, com vasilhas de metal. (Óbvio, que não tem como nos livrarmos das panelas)
  • Utilize talheres de plástico durante a refeição. Pois, basta colocar a colher na boca que o gosto fica ainda mais forte.

IMG_8864

  • Alimentos de sabores fortes, mas que estão toleráveis ao seu paladar, como queijos, presunto, e alimentos frios, passam mais imperceptíveis no paladar.

IMG_8834

(Depois de quase 6 horas, voltei de São Paulo. Continuando a escrever…)

  • Melhore o sabor dos alimentos utilizando molhos, tipo branco, de tomate, de queijo, de maionese, etc. (O molho disfarça um pouco o sabor natural e individual de alguns tipos de alimentos)
  • Se não estiver tolerando carne vermelha, substitua por peixes, frango, carne de soja, ovos e frutos do mar. (Não deixando de ingerir proteína)
  • Após as refeições, faça bochechos com enxaguante bucal, ou utilize chicletes e balas de hortelã para tirar os sabores estranhos da boca.

IMG_8854chiclete

Apesar de não podermos evitar totalmente os efeitos colaterais da quimioterapia, podemos disfarçá-los e amenizá-los, de modo que não venham a interferir no nosso dia a dia, principalmente, na nossa disposição.

Bom, por hoje é só!!

Beijoos pessoal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s