Olá pessoal!
Hoje vamos falar sobre um tal ‘botãozinho’ que, quem faz quimioterapia, tem no peito.
Existem muito mitos quando falamos em quimioterapia e cirurgias, e o port-a-cath entra nesta lista de mitos e muitas pessoas não sabem o bem que ele faz para nós que estamos em tratamento.
Para quem não sabe, a quimioterapia é um tratamento administrado por via endovenosa, ou seja, ele corre pelas suas veias, semelhantemente quando se toma soro no hospital.
Então, a cada aplicação de quimioterapia é necessário um ritual, praticamente, para se pegar a veia e não perdê-la durante a infusão. Muitas pessoas são boas de veia, e eu as invejo, rs, pois minhas veias AMAM se esconder das enfermeiras.
(Recebendo quimio pelas veias do braço (à esquerda) e pelo por-a-cath (à direita))
Logo, a quimioterapia pode se tornar mais traumática para quem tem essa mesma dificuldade que eu, ou não também né. Afinal, ninguém gosta de ficar sendo cutucado, ficar com o braço imóvel durante horas, tudo para que a agulha não saia da veia.
É aí que entra nosso ‘amigo do peito’, o port-a-cath.
- O que é? Ele é um cateter de grande calibre (com um caninho mais largo, assim pode receber maior fluxo de medicamentos) posicionado na altura do colo (ou pode ser colocado na região da virilha também), tendo acesso direto em uma veia calibrosa. Por ele ter um calibre maior, a quimioterapia corre rapidamente, sem que você sinta os efeitos desagradáveis que acontecem quando ela é infundida pelas veias do braço, por exemplo, queimação no braço, dormência, necessidade de ficar com o braço imóvel por horas.
- Como é colocado? Aí está o maior medo de todos, só porque falamos em cirurgia, muitas pessoas já rejeitam o ‘amigo’. A cirurgia é feita por um cirurgião vascular, durando, em média, 30 minutos. A anestesia (tá tremendo de medo já né?! rs) é local!! O máximo que você pode receber é um sedativo bem leve, para dar uma dormidinha. Geralmente, a colocação do cateter também é feita com câmeras intravasculares, assim o médico pode ver o caminho pelo qual o cateter deve correr, evitando qualquer erro! Não se preocupe!
- Preciso ficar internado? Em geral, após a colocação do cateter, você ficará em observação no hospital, e assim que o efeito do sedativo fizer efeito, já estará liberado para voltar para casa! (Parte boa essa!)
Pronto!!! Agora é cuidar bem da cicatriz, lavando com sabonete neutro e tomando os medicamentos que seu médico indicar, e seu ‘amigo do peito’ já estará pronto para uso!
Após 7-10 dias os pontos são removidos e a pele vai cicatrizando.
- Quais as vantagens? Esse cateter é de alta durabilidade (até 2000 punções), podendo permanecer no seu corpo por anos (o meu já está comigo há 2 anos). Com ele, suas veias do braço não sofrem tanto os efeitos da quimioterapia, como os riscos de trombose, flebites (inflamação das veias), ou necrose, assim elas passam a serem usadas especificamente para coletas de sangue. Com menos picadas durante a quimioterapia, menor o risco de infecção. Como o cateter fica debaixo da pele, não é necessário fazer curativos. Logo, facilita e, MUITO, durante a aplicação, além de ser bem mais rápida.
- Quais os cuidados especiais? É importante lembrar que existe algo diferente no seu corpo, e por estar diretamente ligado à um vaso importante, é necessário EVITAR qualquer tipo de trauma diretamente no local que ele estiver instalado. Ou seja, evite esportes que possam causar esta situação, como basquete, futebol, tênis, lutas e artes marciais. Você não vai querer que ele saia do lugar e seja preciso encarar outra cirurgia, né? Fora o susto!
- Até quando ficarei com ele? O cateter é fundamental para o período de quimioterapia, logo, assim que você terminar o tratamento, converse com seu médico, mas a tendência é permanecer com ele por alguns meses ou anos ainda, uma vez que podem existir os riscos de recidivas (retorno) do câncer. Ainda bem que eu continuei com o meu por alguns meses ainda, se não… ia ter que fazer tudo de novo!
Mesmo após o tratamento, existem os cuidados com o ‘amigo do peito’, é preciso fazer a lavagem, limpeza do cateter, pelo menos uma vez ao mês, evitando formação de coágulos. Essa limpeza somente é feita em clínicas e hospitais oncológicos, geralmente no mesmo local em que você fez/faz quimioterapia.
Bom, pessoal, ele pode parecer um ‘bichinho’ estranho, um intruso no seu corpo, mas o port-a-cath é uma mão na roda! Facilita muito o tratamento, períodos de internação, e traz mais CONFORTO e SEGURANÇA pra os pacientes.
Não é preciso temer! Pelo contrário, dê preferência em colocá-lo!
Beijos amores e ‘amigos do peito’!
Caramba, fica por baixo da pele… Que nervozo..ehheehhe…. Mas realmente bem melhor que ficar judiando do braco direto. Mas como o medico/enfermeiro sabe onde “picar”?!rs funciona em qualquer lugar da superficie dele? Ou tem um ponto especifico?
CurtirCurtir
Boooa pergunta! Rs Então, essa parte redonda é bem palpável, assim a enfermeira consegue localizar e segura-lo, por cima da pele mesmo. Com uma agulha especial ela punciona bem em cima do ‘botãozinho’. E pronto. Não tem risco se sair. Depois da quimio ela tira a agulha e continua tudo ok. A dor da picada é normal. Mas acontece uma vez só rs.
CurtirCurtir
Vou colocar o meu na próxima semana e estou com muito medo, você continuou utilizando as suas camisetas decotadas ? Fica mto em relevo ? Estou com tanto medo…. Seu blog está me ajudando mto e a sua auto estima é confortante!
CurtirCurtir
Olá Maiana! Fique tranquila, após 15dias da cirurgia você vai ver que o port-a-cath parece fazer parte de você rs. Ele é fácil de acostumar. Pode usar camisetas tranquilamente. Se estiver muito magrinha ele aparece um pouco, mas não é nada monstruoso. Pense que é apenas uma fase e ele vai te ajudar muito no seu tratamento. Vai te reduzir as horas de quimios e os desconfortos nas veias! Vai dar tudo certo! Me adiciona no meu instagram para conversarmos mais! Um beijo querida!
CurtirCurtir
[…] que eu passei pelo Pronto Socorro e lá eles não puncionam o port-a-cath (se não sabe o que é, clique aqui), ou seja, levei muuuitas e muitas picadas de agulhas nos braços. Devido a fragilidade das […]
CurtirCurtir
Gostaria de saber se o port Cath pode ser colocado também no braço com segurança!?
CurtirCurtir
Olá Luzania. Sinto muito, essa informação não sei ao certo. Já perguntou ao seu médico? Beijos
CurtirCurtir
Oi Sonia, td bem?
Minha mãe vai fazer esse procedimento na próxima semana e está com muito medo! Ela tem escutado muito “besteira”, e tentei acalmá-la pois sei da importância desse acesso.
Então, pesquisando, encontrei seu depoimento e queria parabenizá-la por suas explicações tão positivas, passando esperança e tranquilidade para os que precisam se tratar e passar por essa doença.
Vou mostrar seu relato para minha mãe se acalmar!
Espero que esteja correndo tudo bem em seu tratamento, abraços, Eliane.
CurtirCurtir
Olá… Finalizei as quimios em novembro/2015, desde então só faço a manutenção do cateter. De vez em quando sinto umas pontadas nele, vc sente isso também?
CurtirCurtir
olá, eu tbm sinto
CurtirCurtir
Olá, vou colocar o cateter, vc sabe dizer s qto tempo após o implante posso tomar a próxima químio?
CurtirCurtir
Parabéns muito esclarecedor seus comentarios pois vou colocar o cateter na proxima semana e estava preocupado mais depois de ler seu artigo eu me tranquilizei mais obrigado e um abraço
CurtirCurtir
Que booom! Acho tão recompensador quando ajuda alguém dessa forma! Espero que corra bem na sua cirurgia e em seu tratamento. Mantenha a fé em Deus! Ele não abandona!
CurtirCurtir
Olá Arilson! Colocou o cateter? Espero que tenha dado tudo certo.
CurtirCurtir
Boa noite eu coloquei sim e ja estou fazendo quimioterapia estou bem obrigado e um abraço
CurtirCurtir
Olá há 1 mês fui diagnosticada com. Linfoma não Hodgkin, de início foi um susto pois mal sabia o que era e só conseguia acimilar a palavra câncer com vou morrer , mas aos poucos fui entendendo o que era , fiz aplicação do port cath porém ele não virou meu amigo do peito RSS e sim da virilha kkk pois a tentativa no peito não deu certo por ter muitos nódulos na região enfim ele é meu amigo da virilha , já tive minha primeira sessão nele de quimioterapia e foi super tranquilo agora é viver um dia de cada vez assim será daqui pra frente , amei seu blog parabéns
CurtirCurtir
Para mim você é um diamante
CurtirCurtir
Obrigada pela sua história de vida.
Meu marido está em tratamento e comecei a pesquisar sobre o catéter , pois ele colocou também.
Deus abençoe você.
E como vc disse, viver um dia de cada vez.
Gi Rizzi – Cornélio Procópio PR
CurtirCurtir