Autoestima X Beleza (Parte 2)

IMG_8878barbie

Sem muitas filosofias, vamos direto ao assunto.

Autoestima não é se sentir bonita. Isso é apenas um dos resultados dela estar saudável.

Autoestima não é necessitar de ‘acessórios adicionais’ para revelar a beleza.

Para a maioria das pessoas, autoestima é apenas um aspecto estético, refletido como ‘beleza’. Sendo que na verdade, a autoestima é um conjunto de fatores emocionais, mentais e, para quem crê, espiritual também.

Vamos começar pelo emocional. Dificilmente alguém com depressão, tristeza, sentimentos conturbados será capaz de se sentir motivada, encorajada, confiante e, até mesmo bela. Ela não se achará atraente de nenhuma forma. Não sente desejo de conversar, de interagir, de se arrumar… afinal, suas emoções estão em altas temperaturas produzindo um nevoeiro de vapor, capaz de distorcer seu reflexo no espelho emocional. 

tumblr_lbqqe4UxFR1qczelqo1_400

Você mesma pode se perguntar:“Mas como tudo isso começou?” Tenho certeza, que em algum momento de sua vida você ouviu palavras como: “Você não é capaz”, “Você é um fraco”, ”Você é feia e gorda/magrela”, “Você é burro(a)”. Palavras que podem ter ficado perdidas no tempo, mas não em seu coração, pois você é capaz de descrever detalhes da cena do dia em que as ouviu, não é mesmo?

Essas raízes, como ervas daninhas em nossas emoções, constantemente nos conduzem a alterações de baixa autoestima no nível mental, multiplicando nossos pensamentos de fracassos, inseguranças, frustrações e distorções comportamentais. Afinal, se a sua mente lhe diz que você é um fracasso, por que tentar? Por que insistir?

E, é justamente neste ponto, que entra a parte espiritual. O espírito é como a seiva de uma árvore, ele é capaz de conduzir água das raízes até os galhos, gerando frutos. A sua seiva, seu espírito permanece dentro de você, mas pelo o que seu espírito for alimentado, para dentro de si mesmo ele levará tal ‘alimento’, podendo gerar vida ou morte. 

Por isso, o profeta Jeremias disse:

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Jeremias 17:7-8

Ou seja, quando fazemos do próprio Deus, do Deus Vivo, a fonte constante de nossas almas, Ele, assim como águas correntes, alimenta nossas emoções, nossa mente e nosso espírito, como uma árvore, transformando os frutos da insegurança, do medo, da rejeição, em frutos saborosos de confiança, segurança, fé, resultando em uma elevada autoestima.

Não por que você depende de amores passageiros, mas porque aprendeu a depender exclusivamente do amor eterno de Deus.

Porque Eu te amo com um amor eterno. Jeremias 31:3

Você foi feito de uma forma admirável e maravilhosa. Salmo 139:14

_________________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s