Depois de 8 meses de quimioterapia., cheia de esperanças em ter aniquilado o câncer, ele nos surpreende voltando depois de 3 meses. Após uma cirurgia de retirada de 1/3 do pulmão, mais 4 meses de quimioterapia preparatória para um TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA.
Então, é justamente sobre isso que vamos falar hoje…
Ao falarmos a palavra ‘transplante’, muitas pessoas já imaginam salas cirúrgicas, cirurgias complexas e doação de órgãos. O Transplante de Medula Óssea (TMO), ao mesmo tempo em que ele é, sim, uma doação de um órgão, no caso, a medula óssea, ele já é feito por procedimentos um pouco mais simples.
Deixe-me explicar melhor…
A medula óssea não é um órgão sólido e compacto, como o fígado, os rins, o coração etc, ela pode ser denominada como uma massa de células que fica localizada, especificamente, dentro dos ossos longos, como o fêmur, e ossos da ‘bacia’. Dessa forma, para retirar este órgão, não são utilizados métodos cirúrgicos convencionais, como incisões (cortes) na pele, secção óssea (serrar o osso), etc. Ou seja, para retirar a medula óssea, ou pequenas porções dela, são feitas punções com uma agulha especial e de grande calibre, diretamente no osso. Sim! A agulha atravessa a pele, atravessa o osso e finalmente chega até a ‘massa’ de células, sendo estas, então, aspiradas.
Tipo isso:
(Me desculpe a imagem, para quem tem estômago fraco, mas não tem como romantizar muito esta realidade.)
Pois é, já dá um arrepio só de pensar, não é? Maaaas, esse procedimento é feito em centro cirúrgico, ambiente totalmente esterilizado e com anestesia geral! Dorme feito anjo e ao acordar só sentirá a dor comum de um pós operatório. Nada que uns analgésicos não amenizem!
Como uma boa notícia, para muitos que temem cirurgias, existe OUTRA forma de realizar a coleta da medula óssea, e essa é bem menos invasiva: através da Leucoaférese, ou seja, uma máquina que separa as células-tronco presentes na circulação após terem deixado a medula óssea do doador por estímulo de uma medicação.
E foi este método de coleta que eu realizei!!
Mas, você deve estar se perguntando: “Pera aí, mas se você é quem precisa receber a medula, então porque você fez a coleta da sua própria medula??”
Como esse assunto demanda muuuita informação, vou contando aos poucos para vocês entenderem claramente, ok?
Então, amanhã eu esclareço essa dúvida!
“Por que eu fiz a coleta da minha própria medula óssea??”
(…)
Olá! Parabéns pela sua perseverança, pela força, pela vontade e pela alegria que você tem nos olhos. Você é sem dúvidas uma guerreira e uma vencedora. E escreve muito bem!!!
Que Deus te abençoe sempre!
🙂
CurtirCurtir
Força minha linda menina, Deus te proteja sempre! Bjos
CurtirCurtir
Força Niara !!! Você é uma vitoriosa !!! Sempre que lembro de ti te ajudo em oração !!! Deus te abençoe !!! bjssss
CurtirCurtir
Olá Princesa!
Sua vida, perseverança, esperança e temor ao Pai é um belo testemunho!
Eu a nossa equipe de make estaremos orando por vc!
Deus a abençoe abundantemente!
CurtirCurtir
Oi menina,
O transplante que vc quer explicar é o AUTÓLOGO.
Fiz há 8 meses esse transplante e estou excepcionalmente ótimo!!!
Te desejo todo o sucesso desse mundo.
Não esqueça das orações.
Abraço forte.
CurtirCurtir
[…] Como as células da minha medula óssea permaneceram saudáveis, dessa forma, eu pude fazer o transplante autólogo. Logo, tive que passar pelo procedimento da ‘coleta de medula’. E, como eu já disse, anteriormente, a medula óssea pode ser coletada por punções cirúrgicas ou por Leucoaférese (ver post). […]
CurtirCurtir