Transplante de Medula Óssea

Depois de 8 meses de quimioterapia., cheia de esperanças em ter aniquilado o câncer, ele nos surpreende voltando depois de 3 meses. Após uma cirurgia de retirada de 1/3 do pulmão, mais 4 meses de quimioterapia preparatória para um TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA.

Então, é justamente sobre isso que vamos falar hoje…

Ao falarmos a palavra ‘transplante’, muitas pessoas já imaginam salas cirúrgicas, cirurgias complexas e doação de órgãos. O Transplante de Medula Óssea (TMO), ao mesmo tempo em que ele é, sim, uma doação de um órgão, no caso, a medula óssea, ele já é feito por procedimentos um pouco mais simples.

Deixe-me explicar melhor…

A medula óssea não é um órgão sólido e compacto, como o fígado, os rins, o coração etc, ela pode ser denominada como uma massa de células que fica localizada, especificamente, dentro dos ossos longos, como o fêmur, e ossos da ‘bacia’. Dessa forma, para retirar este órgão, não são utilizados métodos cirúrgicos convencionais, como incisões (cortes) na pele, secção óssea (serrar o osso), etc. Ou seja, para retirar a medula óssea, ou pequenas porções dela, são feitas  punções com uma agulha especial e de grande calibre, diretamente no osso. Sim! A agulha atravessa a pele, atravessa o osso e finalmente chega até a ‘massa’ de células, sendo estas, então, aspiradas.

Tipo isso:

medula_1

(Me desculpe a imagem, para quem tem estômago fraco, mas não tem como romantizar muito esta realidade.)

Pois é, já dá um arrepio só de pensar, não é? Maaaas, esse procedimento é feito em centro cirúrgico, ambiente totalmente esterilizado e com anestesia geral! Dorme feito anjo e ao acordar só sentirá a dor comum de um pós operatório. Nada que uns analgésicos não amenizem!

Como uma boa notícia, para muitos que temem cirurgias, existe OUTRA forma de realizar a coleta da medula óssea, e essa é bem menos invasiva: através da Leucoaférese, ou seja, uma máquina que separa as células-tronco presentes na circulação após terem deixado a medula óssea do doador por estímulo de uma medicação.

E foi este método de coleta que eu realizei!!

coleta medula

Mas, você deve estar se perguntando: “Pera aí, mas se você é quem precisa receber a medula, então porque você fez a coleta da sua própria medula??”

Como esse assunto demanda muuuita informação, vou contando aos poucos para vocês entenderem claramente, ok?

Então, amanhã eu esclareço essa dúvida!

“Por que eu fiz a coleta da minha própria medula óssea??”

(…)

Anúncios

6 respostas em “Transplante de Medula Óssea

  1. Olá! Parabéns pela sua perseverança, pela força, pela vontade e pela alegria que você tem nos olhos. Você é sem dúvidas uma guerreira e uma vencedora. E escreve muito bem!!!
    Que Deus te abençoe sempre!
    🙂

    Curtir

  2. Pingback: Coletando a Medula | Sonia Niara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s