ADCETRIS® – Perguntas e Respostas

adcetris 50mg box 0001

Essa semana separei, especialmente, para falar sobre este medicamento chamado ADCETRIS. Principalmente, pelo fato dele estar sendo mais uma forma de lutar contra o câncer, por ter sido uma benção enviada por Deus quando achei que os recursos haviam se esgotado, e mais ainda, separei essa semana sobre ele para trazer todas as informações possíveis para que você também tenha conhecimento, caso esteja saudável, e esperança, caso esteja na luta pela vida, como eu.

Para você entender melhor a ação e os efeitos deste medicamento, vamos a algumas perguntinhas básicas:

  • Por que o ADCETRIS é um ‘medicamento de última geração’?

Diferente das quimioterapias convencionais, que agem em todas as células de alta multiplicação (por isso que temos náuseas e a queda de cabelo, pois as células do trato gastrointestinal e as células capilares são as que mais rápido se multiplicam, bem como o câncer), o Brentuximab Vedotin funciona como um anticorpo, ou seja, ele vai diretamente ao encontro de seu antígeno, no caso o receptor CD30 –  somente encontrado em células tumorais de linfoma. Resumindo, o Brentuximab Vedotin é de um medicamento de última geração pois ele age diretamente e somente nas células tumorais.

  • Ele pode ser usado em outros tipos de câncer, como o câncer de mama por exemplo?

Não!  Como expliquei anteriormente, ele age especificamente nos receptores CD30, que é somente encontrado em Linfoma de Hodgkin e Linfoma Anaplásico de Células Grandes Sintêmico.

  • Como é administrado no paciente?

O Brentuximab Vedotin é administrado como qualquer outra quimioterapia injetável, ou seja, através das veias do braço, por meio de catéteres centrais ou port-a-cath.

20150319_135147

(Minha 3 aplicação do Brentuximab Vedotin – 19 de março 2015)

  • Quanto tempo leva cada aplicação?

A aplicação do Brentuximab Vedotin é feita em 30 minutos. É uma aplicação rápida e sem nenhum incomodo!

  • Quais os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais, para nós pacientes, são os melhores. Pois, dificilmente apresentamos náuseas ou vômitos. Mas, ocorre a neutropenia, ou seja, diminui a quantidade de neutrófilos, nossas células de defesa e imunidade. O que nos leva a ter cuidados redobrados e possíveis episódios de febre. Ainda pode ocorrer a chamada neuropatia periférica, que é a sensibilidade aumentada dos nervos periféricos, mãos e pés, nos dando a sensação de formigamento, ou até dor, dependendo no nível de sensibilidade.
Um dos efeitos mais persistente também é a fadiga, um cansaço físico fora do normal, nos levando a ficar mais de repouso e sempre procurando um cantinho para sentar e, como dizia Seu Raminho:”Evitar a fadiga!”.

Mas em geral, os efeitos são bem leves. Pelo menos tem sido comigo! Graças a Deus!

  • Faz cair o cabelo?

Para a nossa alegria, não!! O Brentuximab Vedotin não provoca a queda dos cabelos, justamente por que ele age especificamente nos receptores das células tumorais, diferente das quimios convencionais que atiram para todos os lados e destrói as células da raiz capilar, levando como brinde nossas longas cabeleiras!

  • Por que não é utilizado em todos os pacientes de Linfoma?

Este medicamento somente é utilizado e solicitado pelos médicos depois que o paciente passou por, pelo menos, 2 formas de tratamentos que não obtiveram o resultado de remissão completa da doença. Ou seja, se as primeiras tentativas falharem, ele é a esperança de cura ou redução máxima para se utilizar mais outras formas de tratamento. (Mas, a esperança é que logo este medicamento seja utilizado como primeira opção de tratamento, aumentando mais ainda as porcentagens de sobrevivência e cura dos pacientes!)

  • Devo ter cuidados especiais durante o tratamento com Brentuximab Vedotin?

Como este medicamento provoca a queda da imunidade, não podemos abrir mãos da proteção e higiene redobrada. Sempre bom ingerir alimentos caseiros e frescos, evitar contato com muitas pessoas, locais públicos, uso de máscara, etc…

Boom, queridos! É isso aí!

Como é um medicamento novo, poucas são as experiências a serem contadas, espero que a minha experiência possa ajudar muitas pessoas, nem que seja apenas para trazer informação e sairmos na ignorância!

Beijinhos!!!

Anúncios

30 respostas em “ADCETRIS® – Perguntas e Respostas

      • Boa tarde. Vou amanhã ao médico para avaliação de dois coroços ( um no braço e outro nas axilas) e Provavelmente vai retirar para biopsia. Vou questionar com meu futuro oncologista a possibilidade de requerer junto ao plano esse medicamento. Força e Fé.

        Curtir

  1. Boa tarde Sonia encontrei seu site procurando uma luz para meu amigo Santiago 24 anos e q a 2 anos está nessa luta e recentemente foi apresentado a esse novo medicamento. A nossa pergunta é: como vc conseguiu? O q devemos fazer? Onde ir? Somos de Serra- Vitória- ES através da farmácia estadual não conseguimos.

    Curtir

    • Olá Rosiane. Que bom que ele tem uma amiga como você. Então, o medicamento Brentuximab eu consegui pela liberação e importação feita pelo meu convênio. Mas ele pode ser liberado também através de uma petição judicial. Converse com o médico que está cuidando do caso dele para auxiliar neste processo. Ou, se estiverem limitados aí, recomendo que venham para a capital São Paulo, aqui existem bons médicos especialistas e hospitais. Caso queira mais detalhes, entre em contato comigo pelo email : blogsonianiara@hotmail.com
      Um beijo. Deus os abençoe e guie nesse processo!

      Curtir

  2. Olá Sonia
    Recebi um pedido de ajuda pela internet e a pessoa diz estar precisando de dinheiro, pois o preço do remédio é muito caro, mais de 40 mil reais. Isto é verdade?
    Abraço, saúde e tudo de bom pra você

    Curtir

    • Olá Paulo. Não sei te informar ao certo o valor pois eu consegui o medicamento através do meu convênio. Mas, pelo que eu saiba, é em torno desse valor sim. Porém, é possível conseguir o medicamento via judicial, entrando com uma petição com auxílio de um advogado. Procure se informar melhor. Espero ter ajudado. Abraço. Obrigada e igualmente!

      Curtir

  3. Oi sou o nivaldo e estou na correria desse medicamento eu gostaria de saber qual a demora desde o pedido ate a chegada quanto tempo leva via judicial senao terei q fazer a quimio

    Curtir

    • Olá Nivaldo. Este medicamento eu consegui através do convênio. Demorou cerca de semanas para liberar. Conheço pessoas que conseguiram ele via judicial em torno de 1 mês. Mas é preciso d ajuda de um advogado par o processo. Espero ter ajudado! Fique firme e que Deus abençoe seus caminhos!

      Curtir

  4. Olá, Sonia. Meu noivo recebeu diagnóstico de linfoma no final do mês de novembro de 2015.
    Desde logo, iniciou o tratamento com quimioterapia convencional, protocolo ABVD. Foram 4 sessões até o pet-ct mostrar que, em que pese tenha havido uma diminuição considerável dos tumores do abdome e tórax, este protocolo nem “fez cócegas” no que havia na medula. Assim, a médica irá prescrever o Brentuximab na próxima semana para que tomemos as providências necessárias no sentido de adquirí-lo. Ele já realizou 6 sessões de quimio ABVD. Fica uma dúvida, esta medicação é utilizada sozinha, ou adicionada apenas ao protocolo que já vem sendo ministrado?
    Aproveito, ainda, para te desejar muita saúde.

    Curtir

    • Olá Francielle. Fico feliz que achou meu blog. Espero poder ajudar de alguma forma. Que bom que ele já inicou o tratamento. Normalmente o protocolo Abvd tem efeito maior com mais sessões. Eu, por exemplo realizei 16 sessões para ter a remissão (estava em estágio IV do linfoma). O Brentuximab é usado quando vários outros tratamentos não possuem efeito. Conversem melhor com o médico para saber as possibilidades de tratamento (mais sessões de quimio, radioterapia e até o transplante de medula óssea).
      Respondendo a sua pergunta. O Brentuximab é usado quando não há resposta diante de outros tratamentos, e é feito sozinho. Pelo menos, foi assim comigo. Lembrando que cada caso é um.
      Espero ter ajudado. Nada como fazer as perguntas certas ao médico. Deus abençoe e continuem firmes!!!!!

      Curtir

  5. Olá sonia, eu estou fazendo tratamento com o sistema ABVD e meu diagnóstico foi o linfoma com deplecência de linfócitos e tive comprometimento de parcial da medúla, essa medicação também atua na cura da medúla?
    Já fiz 4 sessões da quimio fechando o 2 ciclo.
    Obrigado

    Curtir

    • Olá Eduardo. Que bom que já começou o seu tratamento! Acredite e se cuide para tudo dar certo! Confie em Deus! A quimioterapia corre por todo o seu corpo para destruir toda célula maligna! E não desista viu?! A vitória vem por perseverar!

      Curtir

  6. Eu consegui o Brentuximab pela justiça levou cerca de seis meses. Tenho um pequeno nódulo no pescoço que dasaparecia quando estava tomando outras quimios e agora tomei a primeira dosagem do Brentuximab e ainda esse pequeno nódulo não desapareceu. Após quantas aplicações começa a aparecer algum resultado?

    Curtir

    • Olá Fábio. Que bom que conseguiu o brentuximab. Na verdade o mesmo aconteceu comigo. Eu fiz 2 ciclos e não tive resultado. Aí fiz outras terapias e agora voltei a usá-lo. Converse com seu médico e ele te explicará melhor. Afinal, cada caso é um caso! Fique firme e não desista!

      Curtir

  7. Oi. Como vc está após o tratamento? Meu irmão está fazendo uso do bretuximab, está com muita dormência nas pernas e falta de ar. Após quantas sessões vc teve resultado? Obrigada bjs

    Curtir

    • Olá Mélodi. Eu fiz duas etapas do Brentuximab. A primeira fiz somente ele e não tive muito resultado. Na segunda fiz intercalado com uma quimioterapia. Aí o resultado foi bem melhor.
      Olha o ideal é ele relatar isso ao médico. Porque existem sintomas normais e outros que o médico tem que ficar atento. Espero ter ajudado!

      Curtir

  8. Olá, fiz minha primeira quimioterapia com o Brentuximab e estou tendo muitos sintomas, enjoos, dores de cabeça, mal estar daqueles que só quero me deitar, umas colicas na barriga estranhas.
    Alguém teve sintomas assim??

    Obrigada

    Curtir

    • Olá Maria Tereza. Eu não tive nenhum sintoma com o brentuximab, apenas formigamento nas mãos, o que meu médico disse que poderia acontecer. O ideal é você falar com seu médico antes de fazer a próxima aplicação. Para saber o por quê desses sintomas. Fique bem!

      Curtir

  9. Preciso comprar essa medicação urgente, já entrei em contato com alguns laboratórios mas não obtive sucesso, alguém poderia me ajudar com um contato para a compra dessa medicação?

    Curtir

  10. Foi ótimo saber mais sobre esse medicamento pois vou usá-lo e tenho certezas que a chance de cura vai ser maior muito importante as informações

    Curtir

  11. Olá Bom dia Sônia, lembra de mim? Conversamos a uns meses atrás referente a minha tia. Bem felizmente conseguimos o Brentuximab, aliás conseguimos sem custo algum todo o tratamento com o fármaco. A liberação da medicação foi dada no dia 03/03, avisei o hospital e eles estavam esperando entrar no tal sistema que até dia 09/03 não estava. Ontem os médicos chamaram o familiar que acompanha a minha tia no hospital e disse que o linfoma dela está avançado. E que ela não reagiu a medicação dada. Disse que vão fazer só mais uma quimio e vão mandar ela para casa, pediu que dessemos muito amor e carinho, liberou todo o tipo de comida. Infelizmente eles desenganaram. Na verdade não sei se a medicação foi dada ou não, os médicos dela me disseram que a medicação seria injetada junto com um quimioterapia. E mais estranho ainda, até dia 10 o mesmo não estava dentro do sistema do hospital para a tal mistura. E ontem recebemos essa triste noticia. Todos os relatos que li, as pessoas sempre tinham melhoras, mas pelo visto minha tia foi a única que não reagiu a essa medicação. Vamos ao hospital saber direito o que está acontecendo.

    Curtir

    • Olá Anali. Que bom receber notícias. Olha, em relação à resposta da medicação a sua tia não foi a única, eu tomei 3 doses e não tive resultado também. Acabei fazendo outros tratamentos e depois novamente o uso do brentuximab para completar. Em relação se o medicamento foi mesmo aplicado é MUITO importante ir ao hospital e pedir relatórios sim de que realmente foi aplicado o medicamento. Afinal, cada frasco vale muito dinheiro. E se possível, não desistam! Espero que sua tia não perca a fé, não desfaleça. Grande beijo

      Curtir

  12. Obrigada pelo retorno! Sim, vamos agora a tarde no hospital, quero laudos da aplicação da medicação. Afinal de contas na sexta feira dia 10/03 a medicação nem estava no sistema do hospital e no dia 13 eles já nos informam que ela não respondeu a medicação…Sinceramente achei muito estranho, ela tem um familiar 24hs por dia com ela no hospital e nesse período de sexta a ontem ninguém falou em aplicar a medicação, sendo que a mesma nem estava liberada no sistema. E logo dão esse pró agnóstico. Também não sei como funciona, se essa medicação é aplicada num dia e no outro eles já sabem se a medicação fez efeito ou não.

    beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s