Geralmente, é muito mais fácil falar sobre situações as quais vivemos e, assim, falar um pouco conforme nossa experiência pessoal. E, é desta forma que eu sigo escrevendo cada post aqui no blog.
Até hoje eu não havia comentado nada sobre radioterapia, justamente porque eu nunca tinha feito. Já que agora estou fazendo a radioterapia como mais uma etapa do meu tratamento contra o Linfoma de Hodgkin, vamos falar um pouquinho sobre este recurso e, assim pretendo ajudar minimizando algumas dúvidas.
Vamos lá então!
À princípio, a radioterapia é solicitada pelo médico após a quimioterapia, como uma das formas de finalizar o tratamento. Em outros casos e tipos de câncer, a radioterapia pode ser a primeira e/ou principal forma de tratamento. No meu caso, era para ter sido conforme a primeira medida, apenas para finalizar o tratamento, porém, como não foi feito, houve a recidiva (não necessariamente por eu não ter feito a radioterapia), então depois de muitas medidas precisei fazer a radioterapia agora para conseguir melhor efeito nas próximas etapas que ainda estão por vir (sim! Ainda tenho outros tratamentos para fazer).
Enfim, eu tive algumas dúvidas que também podem ser a de vocês:
- Como é a ação da radioterapia no corpo?
Segundo a definição do Instituto Nacional de Câncer (INCA), “a radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada. A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada.”
Ou seja, em palavras mais compreensíveis, a radioterapia nada mais é que receber níveis de radiação em um ponto específico do corpo, sobre a área onde está localizado o tumor, a fim de destruí-lo ou reduzi-lo, e minimizar os danos às células saudáveis.
(Aparelho de Radioterapia – Ilustração retirada da internet)
- Quais serão os efeitos colaterais?
Em geral, os efeitos comuns incluem cansaço, fadiga, perda do apetite e lesões na pele, desde sensibilidade, vermelhidão, assaduras a maiores lesões. Como a ação da radioterapia é local, ainda existem os efeitos devido o local atingido. Para saber mais detalhes, clique: AQUI !
- Ocorrerá a queda do cabelo?
Durante a radioterapia a queda do cabelo somente acontece se a radiação estiver sendo feita sobre a região da cabeça, fora isso não acontece a queda.
- Quanto tempo dura cada sessão de radioterapia?
As sessões de radioterapia geralmente são bem rapidinhas, justamente porque se ficarmos muito tempo tomando a radiação, sairemos “torradinhas” do tratamento. Em geral, a minha sessão de radioterapia dura em torno de 10 minutos. Alguns minutos para me arrumar, deitar na maca do aparelho, colocarem a máscara… e a radiação mesmo dura uns 2 minutinhos só!
(Ilustração retirada da internet)
- E a tal máscara? Porque é preciso usá-la?
A tal máscara, que muitos reclamam em usá-la (e hoje eu entendo perfeitamente o porquê), serve para fixar nossa cabeça sempre na mesma posição, e assim fazer com que a radiação atinja sempre o mesmo local (o tumor). E ainda, algumas marcações podem ser feitas sobre a máscara, no caso de tumores na cabeça, boca, garganta, pescoço… (assim, ninguém sai com o rosto cheio de canetinha marcada).
(Ilustração retirada da internet)
- Para que servem as marcas que são feitas no corpo (com canetinha)?
Como a máscara nos mantém sempre na mesma posição, existem algumas marcações que são feitas no corpo, geralmente nas áreas de tórax, abdome e pelve, com o mesmo intuito, delimitar a área exata que os raios devem atingir para destruir os tumores.
Boooom, pessoal! Já falei demais por hoje!
Essas são as principais dúvidas e espero poder ter minimizado elas para vocês!
Logo mais farei outros posts mais detalhados sobre o tratamento de Radioterapia!
Beijos beijos queridos! ;*
[…] ← Anterior […]
CurtirCurtir
Obrigada Sonia, me ajudou muito, me tirou muitas dúvidas. Comecei minha radioterapia na sexta, vou fazer no torax.
CurtirCurtir
Olá Rosangela! Que bom que tirei suas dúvidas. Tem mais posts sobre radioterapia no blog. Dê uma olhada 😉 e que Deus te abençoe e cuide de você nessa fase da radioterapia. Um beijio
CurtirCurtir
Olá boa noite vou iniciar radioterapia 30 sessões de um tumor Benigno na cabeça…meu médico disse que não cairia o cabelo. Agora estou na dúvida.
CurtirCurtir
Olá Rosi! Que bom que é um tumor BENIGNO! Fique tranquila e não perca a fé em Deus, tudo vai dar certo! Em relação ao cabelo vai ser uma descoberta rs. Pois dependendo da intensidade pode mesmo não cair. Mas cada pessoa age de uma forma! Desejo que tudo corra bem! Mande notícias hein! Beijo
CurtirCurtir
olá, uso sonda de bexiga, tem algum problema fazer radioterapia de útero?
CurtirCurtir
Olla meu nome é Leandro tenho 32 anos em outro descobri um turmor de 5 cm na cabeça menigioma ele é beliguino mais nao foi possível retira o tumor na cirurgia pois esta envolvido nas veia carodita entao estou fazendo a radioterapia são 25 seções ja estou na 19° os únicos sintomas que estou tendo e queda de cabelo e muita fraqueza e dores na pernas que tem dia que não da para levantar da cama
CurtirCurtir
olá Sônia, me tira uma dúvida, fiz 30 sessões de rádio na mama, após 5 meses do término minha mama se encontra entumecida e escura. Isto é normal? por causa da pandemia tenho médico só daqui um mês. bjs
CurtirCurtir