Máscara para Radioterapia

Normalmente, nós só temos curiosidades por coisas que nos atraem ou, por algum motivo, por coisas que passam a nos apresentar alguma necessidade.

No meu caso, eu já havia ouvido falar sobre a máscara utilizada durante o tratamento de radioterapia, mas não expressei a maior curiosidade em saber detalhes, afinal eu não tinha previsão de utilizar a radioterapia como mais uma medida de tratamento. Até que a radioterapia passou a ser necessária, então lá fui eu buscar todas as informações sobre este tratamento, e assim, dei de cara com a tal máscara.

  mascara

No post anterior eu já falei sobre a finalidade da máscara durante a sessão de radioterapia (LER), que é simplesmente fixar nossa cabeça na mesma posição, e consequentemente alinhar nosso corpo também. Mas hoje, em especial, eu quero falar sobre a SENSAÇÃO de usar a tal máscara.

À princípio o uso da mesma apresentava ser algo bem tranquilo mas, para quem já a usou, a descrição da sensação dada por estes caracterizava mais um tipo de claustrofobia. Até que chegou a minha vez e eu pude tirar minhas próprias conclusões…

Foi inevitável, mas no instante em que ela foi colocada sobre meu rosto eu me lembrei do filme “O homem da máscara de ferro”, com Leonardo Di Caprio; e se você assistiu este filme vai me entender. ‘Se já não bastasse colocar uma máscara em meu rosto, ela ainda tem que ficar presa?’

Eu me senti uma prisioneira, não com algemas nos pulsos ou bolas de ferro nos pés. Com a cabeça completamente imobilizada eu sentia que jamais sairia dali, e a agonia tentou invadir meu coração! Sim, foi só a primeira vez que eu a coloquei (apenas para fazer a simulação do tratamento), então eu não podia me render ao pânico logo na primeira tentativa, já que teríamos que conviver por 20 dias ainda.

O melhor caminho foi raciocinar. Parar de sentir e pensar com a cabeça. Dar comandos para minha respiração ir diminuindo lentamente, conversar com o coração para ele bater mais devagar e pensar em qualquer outra coisa que não fosse:“Estou presa nessa máscara e quero sair daqui AGORA!”.

radioterapia-not

(Imagem retirada da Internet)

Afinal, quanto mais falamos com o medo, mais deixamos ele falar conosco, não é mesmo?

Sinceramente, eu nunca tive ‘fobia’ de nada, mas aquela máscara me surpreendeu e ativou áreas do meu cérebro que eu desconhecia.

Pensei que, naquela sala, somente eu poderia exercer o controle sobre o desespero, e em partes, tudo dependia da minha concentração e esforço; mas depois de tentar cantar um pouco, tentar visualizar outro cenário, tudo o que eu sabia fazer era falar: “Jesus, fica comigo! Deus, me ajuda a ficar calma! Pai, não me deixe perder o controle!”

E o que aconteceu?

“De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.
Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer! ”
Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? ” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
Mateus 8:24-26

 

Da mesma maneira que fora relatado este episódio com os discípulos, foi o que aconteceu comigo: De repente, um medo que eu não esperava me assolou. Tudo o que eu podia fazer era chamar por Aquele capaz de dominar as minhas emoções, mais do que eu mesma.

E, reconhecendo meu medo, sabendo das minhas fraquezas, Ele simplesmente foi acalmando meu coração, minha respiração e direcionando meus pensamentos para o seu refúgio de paz, exatamente como fez com os tais ventos e com o bravo mar.

barco

Você já experimentou isso?

Anúncios

5 respostas em “Máscara para Radioterapia

  1. Estou passando por esta experiência, e sentindo exatamente o que você descreveu, de repente o medo dá lugar a calmaria e a força lá de cima traz a tranquilidade necessária para suportar as sessões dia a dia.

    Curtir

  2. Meu pai fez 32 seções se radioterapia após uma cirurgia de um tumor na garganta.
    Já faz mais de 2 meses e até hoje ele sente dores insuportáveis na cabeça depois de usar a máscara termoplástica. Gostaria de saber se isso é normal, se com o tempo vai passar, enfim.. gostaria de mais informações a respeito dos efeitos que pode causar essa máscara. Os benefícios eu já sei, mas os efeitos que permanece no paciente, esse gostaria de saber.

    Curtir

  3. Parabéns pela matéria muito esclarecedora e, excelente texto.
    Eu também vou começar esta batalha e seu relato de experiência, me deixou tranquilo animado e seguro. Muito obrigado. E novamente parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s