Olá olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Primeiro, eu gostaria de me desculpar por esses dias meio sumida aqui do blog, mas a radioterapia judiou de mim mais do que eu esperei… Tudo o que eu conseguia fazer nesses 20 dias de tratamento foi ficar deitadinha debaixo das cobertas (o que foi culpa do frio também), cochilando bastante, comendo aos pouquinhos; enfim, eu mal conseguia pensar direito e expor as ideias para vocês, na qualidade que desejo.
Maaas, já fazem 5 dias que eu terminei a radioterapia, então alguns efeitos colaterais mais chatos, como a fadiga, o cansaço, mal estar, náuseas e vômitos, estão indo embora aos poucos e, assim, finalmente, eu voltei a reagir!
Bom, sem muita lenga-lenga, venho aqui falar sobre o principal efeito da radioterapia, que ocorre sobre a pele.
Como a Radioterapia nada mais é que receber constantes emissões de raios sobre um local delimitado do corpo a fim de destruir/diminuir o tumor, seja ele superficial ou interno, o primeiro órgão a ser afetado é a pele. Independente da área que está sendo tratada com a radioterapia, os efeitos sobre a pele é como se ficássemos torrando dias sob o sol quente! Muita radiação sobre a pele, assim como os raios de sol, acabam desidratando as células e até destruindo algumas delas.
Os efeitos sobre a pele vão desde ressecamento, descamação, coceira, escurecimento da pele e bolhas; dependendo da quantidade de sessões a serem feitas. Como eu fiz apenas 20 sessões, eu tive um leve escurecimento e ressecamento.
(5 dias após o término da radioterapia – 17 junho)
Durante o tratamento é importante saber:
- Evite tomar sol durante o tratamento de Radioterapia, pois isso vai POTENCIALIZAR os sintomas. E só volte a tomar sol quando seu médico liberar (no meu caso, somente daqui a um ano 😦 )
- Não passe nenhum hidratante, pomada ou óleo corporal; a não ser o que for receitado pelo seu médico.
- Proteja a região que está recebendo radiação do frio e do sol, apenas com roupas ou lenços.
- Beba MUITA ÁGUA. Essa será a melhor forma de hidratar o corpo e a pele.
Booom pessoal, é isso aí! Espero que essas pequenas dicas os ajudem a passar por mais esta etapa!
Beijos! :*
[…] últimos posts falei sobre os cuidados especiais que devemos ter com a pele durante a radioterapia (clique aqui para ler), entretanto, quando este tratamento acaba os cuidados precisam ser totalmente diferentes e mais […]
CurtirCurtir
[…] post sobre os Efeitos Colaterais da Radioterapia na Pele vocês puderam ver que os efeitos que eu tive foram o ressecamento e o escurecimento da pele nos […]
CurtirCurtir
Eu tenho muita DOR após RÁDIO TERAPIA nós meus seios FIZ 28 cessões RÁDIO TERAPIA gostaria de saber se é normal
CurtirCurtir