Radioterapia: Queda dos Cabelos

IMG_9842

Boa tarde pessoal, como estão?

Hoje eu venho falar para vocês sobre um efeito colateral da radioterapia que foi totalmente INESPERADO. Como a radiação que eu recebi foi nas áreas do pescoço e do tórax, a médica havia me dito que os sintomas seriam conforme os órgãos atingidos destas áreas, ou seja, a garganta, o esôfago, os pulmões e a pele.

Porém, como existiam alguns linfonodos ativos na altura da boca, bem na lateral do pescoço e abaixo da orelha, a marcação da radiação também acabou atingindo a boca e a nuca.

E, foi aí que veio o efeito que eu não esperava: a queda dos cabelos!

No tratamento de radioterapia os cabelos não caem de forma generalizada como na quimioterapia, ao contrário, os cabelos só cairão no local delimitado e atingido pela radiação.

Foi exatamente o que aconteceu comigo. Por conta da posição da minha cabeça na hora da aplicação e pela área atingida, pouco a pouco, com os passar dos dias eu já fui sentindo aquela dorzinha típica no couro cabeludo. Quem já teve a queda de cabelos pela quimioterapia sabe bem que dorzinha é essa!

É um sensibilidade bem na raiz dos fios e, dependendo da intensidade, dói apenas de passar a mão ou deitar a cabeça sobre o travesseiro.

O momento mais trágico, geralmente, é na hora do banho. Quando passamos a mão nos cabelos e vemos que eles correm diretamente para o ralo, numa espécie de atração.

Como eu já estou calejada com essa história de queda de cabelos, depois de tê-los perdido 3 vezes, o que eu fiz??

Tratei de pegar a máquina de cabelo e dar para meu pai raspar tudo! Sim! Raspei tudo, pois como meu cabelo estava grandinho, parecia que eu tinha um rato na minha cabeça! rs

Então, raspei bem baixinho nas áreas que não iriam cair, e taca-lhe zero na área que estava caindo!

IMG_9840

Enfim, o importante é ter em mente que independente de todos os efeitos colaterais que estamos sofrendo a curto prazo, resultará, pela fé, em um benefício a longo prazo: a V-I-D-A !!!!

O caminho mais fácil pode ser escolhido por muitas pessoas, mas os verdadeiros tesouros são conquistados por longas e sofridas caminhadas!

Não perca o ânimo, mesmo que ele fuja de você por alguns dias, trate de clamar a Deus para que Ele, o SENHOR, te renove as forças e você possa abrir as suas asas e voar confiando que Ele jamais te abandonará!

IMG_9832

;*

Anúncios

21 respostas em “Radioterapia: Queda dos Cabelos

  1. Ola… Tive linfoma de Hodgkin fiz quimioterapia e 20 sessões de radioterapia no pescoço, tive a queda dos cabelos no local e hoje ja fazem 3 meses que terminaram e ainda ñ houve algum crescimento… Quanto tempo demorou para os seus voltarem a crescer no local?

    Curtir

  2. Sônia
    Realmente foi Deus que colocou seu site,em minha vida.
    Hoje minha primeira sessão de radioterapia,garganta e rim.
    Médica me informou que meus cabelos cairão parcialmente.Estou no impacto da notícia,tenho os cabelos quase na cintura.
    Qdo li o que você postou…
    Me acalmou a alma.
    Obrigada!!

    Curtir

  3. Meu marido fez a radioterapia na cabeça em 3pontos por motivo de um tumor retirado parcialmente próximo do cerebelo… ele está bem mas infelizmente a radioterapia não deu resultado e o cabelo não nasceu mais nos locais… ja faz 1ano e 3meses….. os médicos não dizem oque fazer para ter cabelo de novo.

    Curtir

  4. Oi obg por compartilhar suas experiências, pq as vezes ficamos perdidos sem saber o q fazer e pensar. Espero q esteja bem. O meu cabelo caiu na mesma região q o seu só que somente do lado direito. Q bom q cresce novamente 🤗

    Curtir

  5. Ola Sonia, boa tarde…meu filho passou por radioterapia na cabeça (10 sessões), devido ao tratamento de leucemia…o cabelo caiu todo, e estamos muito preocupados pois ele nem sai mais de casa (adolescentes), já faz um mês que acabou o tratamento. Já ouviu falar sobre esse tipo de tratamento, irá voltar a crescer.

    Curtir

    • Olá Rogério. Diga a seu filho para manter a fé. A paciência é o teste. Fiz uma cirurgia.na cabeça fez 1 ano e 30 sessões de radioterapia. Meu cabelo caiu no local da radiação e depois de 6 meses vejo que está crescendo forte e mais bonito. Valorize a saude. Tudo passa e Deus está no comando de nossas vidas.

      Curtir

      • Verdade Adelaide! A fé e a paciência nos ajudam a todo momento. Na fase da adolescência talvez a paciência e o amor dos pais sejam um grande remédio tbm! Obrigada por seu comentário e também dividir a sua história para encorajamento! 😘

        Curtir

    • Olá Rogério. Entendo perfeitamente esse sentimento dele, ainda mais por ele estar em uma fase muito importante da vida, a adolescência, a qual aprendemos nos aceitar e enfrentar o mundo lá fora.
      É normal a queda dos cabelos. Mas quando é causada pela radioterapia pode demorar um pouco mais para crescer. Talvez, ir em um dermatologista o ajude a entender esta espera dos cabelos. Mas o principal é ele ir voltando a vida social, passear com a família, rever alguns amigos, uma saída a um local público. Para ir enfrentando esse sentimento é até os olhares. Colocar um boné ou quem sabe passar a máquina em todos os fios, ou até uma peruca masculina.
      Ajudá-lo a ver que o mais importante agora é que ele terminou o tratamento e que a vida vai voltando ao normal aos poucos. Grande abraço pra vocês e que alegria de viver dada por Deus seja a melhor forma de enfrentar os medos.

      Curtir

    • Jonathan! Antes de qualquer coisa, espero que você possa ficar calmo e não se desesperar. É um processo mesmo e pode demorar para os cabelos crescerem. Você pode raspar toda a cabeça para não ficar tão incomodado assim! Converse com seu médico para saber, pois tem casos que o cabelo não volta a crescer devido a quantidade de radioterapia feita. Espero que fique mais tranquilo e viva a vida que Deus te deu em gratidão!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s