Cuidados com a Pele APÓS a Radioterapia

Boa tarde queridos,

Um dos últimos posts falei sobre os cuidados especiais que devemos ter com a pele durante a radioterapia (clique aqui para ler), entretanto, quando este tratamento acaba os cuidados precisam ser totalmente diferentes e mais intensos.

Como a radioterapia é um tratamento que agride muito a pele, os médicos recomendam que não passemos nenhum creme, pomada ou óleo corporal, para que não haja mais irritação e até possíveis lesões sobre a pele. 

Entretanto, quando terminamos a radioterapia alguns sinais começam a aparecer, como o ressecamento, descamação, escurecimento da pele, etc. E é justamente neste momento que devemos redobrar os cuidados.

IMG_9804

(Colo com a pele ressecada)

IMG_9905

(Escurecimento e descamação das axilas)

Com a avaliação e liberação do seu médico você pode ter os seguintes cuidados para que a renovação da sua pele seja a mais rápida e saudável possível:

  1. Hidrate sua pele com o uso de cremes e óleos corporais – mas somente se sua pele estiver com o aspecto seco – não passe nas áreas que estiverem com feridas ou alguma secreção úmida.IMG_9930

    (Hidratantes e óleos corporais)

    IMG_9924

    (DERSANI – Óleo hipoalergênico com Vitaminas A e E – auxilia no processo de cicatrização – EXCELENTE! Usei muito após o Transplante de Medula Óssea e agora voltei a usar para hidratar de forma saudável a pele após a Radioterapia)

  2. Durante o banho ensaboe bem a área que foi tratada com a radioterapia para mantê-la sempre limpa – porém não esfregue com bucha – lembre-se que sua pele está totalmente sensível.
  3. Beba muita água para que a hidratação comece de dentro para fora – estimulando a renovação celular.
  4. Somente use pomadas cicatrizantes ou terapêuticas conforme a indicação médica, para que não ocorra o risco de provocar uma inflamação.
  5. Não coce a pele da área que recebeu a radiação.
  6. Caso sua pele comece a descamar ou formar cascas secas/úmidas de feridas – em hipótese alguma cutuque as feridas ou retire as cascas.
  7. Proteja sua pele da radiação solar com roupas mais fechadas e protetor solar – por pelo menos 1 ano. 

Quanto maiores os cuidados com a pele após a Radioterapia, mais rápido poderemos observar a regeneração da mesma e, assim, minimizar os danos, marcas ou cicatrizes.

Mas é preciso ter em mente que nossa pele nunca mais será a mesma após um tratamento tão agressivo. E que o mais importante de disso tudo não são as marcas, mas sim os dias de vida presenteados a nós por Deus! 

Beijos queridos! ;*

Anúncios

Uma resposta em “Cuidados com a Pele APÓS a Radioterapia

  1. Pingback: Pele – Recuperação APÓS a Radioterapia | Sonia Niara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s