Cabelos – Recuperação APÓS a Radioterapia

Boooa noite amores! Tudo bem?

Vamos continuar falando hoje sobre a minha fase de recuperação após 20 sessões de Radioterapia. Apesar de fazerem 2 meses desde a última sessão de radioterapia, alguns sintomas ainda são persistentes e acabam levando algum tempo para que, finalmente, tudo volte ao normal.

Dentre todos os sintomas que tive a recuperação da pele foi a mais rápida, pois em 2 meses ela ardeu, descascou, porém regenerou e ficou 100% novinha e linda (bem melhor que antes).

Maas, e os cabelos?

Primeiramente, eu nem esperava que os cabelos fossem cair, pois a região que eu tratei com a Radioterapia foi o pescoço e o tórax. Entretanto, a radiação atingiu parte da nuca e os folículos pilosos foram destruídos, me deixando com um penteado meio que descolado, meio indígena. rsrs

IMG_9833

(Foto durante a Radioterapia – já com a queda dos cabelos na 6ª sessão)

Agora, sem muita lengalenga, vamos à pergunta que interessa: Os cabelos já cresceram?

Infelizmente NÃO! 😦

IMG_0091

(26 de agosto de 2015 – após 2 meses e 15 dias do término da radioterapia)

Entretanto, há leves sinais dos folículos e uma fina pelugem aparecendo, bem sutis, quase invisível (mas não para mim rs).

IMG_0107

(Após 2 meses e 15 dias do término da radioterapia)

Notei que o crescimento dos cabelos é muito mais rápido após a quimioterapia, já agora, após a radioterapia, o crescimento tem sido mais lento.

Então, sejamos pacientes, pois só o tempo mostrará o seu crescimento e a diferença dos novos fios.

IMG_0093

E vamos viver como somos e não como estamos! 

Beijos queridos!

13 comentários

  1. Sonia,

    Como estão seus cabelos atualmente?
    PAssei por 2 cirugias na cabeça para retirada de um astrocitoma e fiz 30 sessões de radio e já fazem 2 meses e meus cabelos só voltaram a crescer agora e bem lentamente.

    Curtir

    • Olá Carlos. Agora estou careca novamente por causa da quimioterapia. Mas após a radioterapia os cabelos demoram em torno de 3 meses para crescer mesmo. Logo eles estarão firmes e fortes novamente viu?! Força para você e no seu tratamento!

      Curtir

      • Ola, Acabei de ler, seu blog , tb sou serva do Senhor Jesus
        Passei por esse diagnóstico em 2017, sendo que fui diagnosticada com cá de mama com metástase em ossos e figado, fiquei sem caminhar, foi horrível tinha acabado de casar. Passei pelo prosseso da quimio fiquei careca, em maio deste ano 2019 passei por um outro diagnóstico tumores secundários foram pra cabeça, agora teria que passar pela radioterapia foi passado para mim 10 sessões, cheguei na oitava 8 comecei a sentir enjooou horriveis… pensei até em não terminar pq tudo que eu cheirava enjoada e vinha o cheiro… mas meus cabelos começaram a cair

        Curtir

    • Olá Carlos! Tenho 7 anos após a minha radioterapia depois de uma retirada de um tumor cerebral grau II ependimoma, mais meus cabelos crescerão ralo, não igual era antes que tampada toda a cabeça. Após a radioterapia cresceram ralo que mostra ainda o couro cabeludo.
      Queria saber se eles crescem até ficar igual era antes que tampava toda a parte de trás da nuca

      Curtir

  2. Ola’! Sônia. Estou passando por isso. Fiz uma cirurgia na cabeça, tumor benigno atrás da orelha direita. Tinha perda auditiva é muitas tonturas. Estou na 15 sessão de 30 de radioterapia e meus cabelos caíram na nuca. Fora outros sintomas, falta de apetite, boca seca, enjôo, perda de paladar. Confesso que fiquei triste com a perda de cabelo e não.seo se até o término.do tratamento perderei o resto. Fico mais tranquila porque dizem que esse tratamento é eficaz é nisso que resolvi.focar.

    Curtir

    • Oi Sônia!
      Terminei radioterapia de um oligodendroglioma cerebral grau II a um mês e meio. Mas ainda não nasceu cabelo nenhum. O médico pediu 6 meses. Mas sinto que o jeito que ficou o cabelo me deixou com a figura deformada. Se nascer bastante, penso num implante. Se não, penso em terminar de queimar com alguma técnica laser. Não encontro na rede nenhum blog além do seu comentando sobre o assunto.
      Obrigado

      Curtir

      • Ooi Marcelo! Primeiramente, espero que você esteja bem e tendo melhora em seu tratamento. A gente vai aprendendo a lidar com cada efeito colateral né?! Alguns são passageiros e outros são permanentes. No caso dos cabelos, é sempre bom ter paciência, ainda mais depois da radioterapia. Pois eles demoram mais do que o normal para crescerem mesmo. Antes de tomar qualquer decisão definitiva, espere o tempo. Dê tempo para ele crescer e para você também lidar com tudo isso. Quem sabe mais pra frente você não mude sua perspectiva ?! Desejo que sua saúde física e emocional esteja melhor a cada dia. Fiquem bem!

        Curtir

    • Olá Sônia 2012 também tiver um tumor na cabeça medulablastoma retirado atrás da cabeça , fiz 1 mês de radioterapia e meu cabelo está igual o seu na foto , também tive perca em cima da cabeça, a possibilidades de ter algum produto shampoo para que nasce novos fios pra encher?

      Curtir

  3. Olá Sônia, seu cabelo já cresceu? Terminei a minha mês passado e tô com a falha visível ainda. Ouvi dizer que raramente nasce novamente. É verdade?
    Edinaldo

    Curtir

  4. Olá, passei por esse mesmo processo,já fazem anos e infelizmente meu cabelo não cresceu, por muito tempo sofri com minha autoestima, comecei a usa-lo raspado nas laterias , mas mesmo assim a diferença de cor de pele era aparente, foi então que descobri a micropigmentção , um tipo de tatuagem, onde foi auge da minha felicidade, parei de usar bonés e hoje estou muito feliz.

    Curtir

  5. Olá Sônia

    Nossa que legal descobrir esse blog, e
    Tenho uma história sobre rádio e cabelo muito parecida com alguns relatos aqui, por incrível que pareça me sentir confortável de ver que não fui a única, pq nunca tinha visto ninguém com esse efeito colateral antes.
    Enfim em julho de 2017 e descobri um glioblastoma, que é um tipo de tumor maligno cerebral e após a operação passei por diversas sessoes de rádio, a
    Médica me explicou que cairia o cabelo na área mas q em breve voltaria, e infelizmente até hj nunca voltou como era, vou completar esse ano 4
    Anos, graças a Deus com muita saúde, porém a área que ficou sem cabelo
    E bem no meio da cabeça e bem grande… uso vários artifícios para esconde-la, mas queria saber como ficou voce depois de 6 anos,
    Vc fez algum implante ? Cresceu naturalmente ? Ou vc relaxou mesmo?
    De qualquer forma so de ler esses relatos e o seu já foi muito bom pra mim…

    Curtir

  6. Olá Sonia! Tenho 7 anos após a minha radioterapia depois de uma retirada de um tumor cerebral grau II ependimoma, mais meus cabelos crescerão ralo, não igual era antes que tampada toda a cabeça. Após a radioterapia cresceram ralo que mostra ainda o couro cabeludo.
    Queria saber se eles crescem até ficar igual era antes que tampava toda a parte de trás da nuca

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s