Que mulher não gosta de cuidar das unhas?
Que mulher não adora as novidades de esmaltes, e as ‘um milhão’ de cores que são lançadas a cada estação?
Mas, quando estamos fazendo tratamento contra o câncer muitas dúvidas começam a surgir com os cuidados necessários, e se devemos mesmo ter cuidados especiais, com as unhas.
Já não basta ter que passar pela queda dos cabelos e ter que se reinventar para não perder a feminilidade, mas, agora, ficar com as unhas desleixadas, ninguém merece! Fazer as unhas é um ótimo passatempo (principalmente para as mulheres que amam as conversas de salão rsrs); dá up na autoestima e, sim, os cuidados com as unhas não são uma futilidade, pelo contrário, a atenção deve ser dobrada, pois se elas não forem bem cuidadas podem ser uma ‘porta de entrada’ para infecções!
E tudo o que não queremos no tratamento contra o câncer é ter complicações, não é mesmo?!
Se ligue nas dicas:
- Evite TOTALMENTE usar utensílios de unha (alicates, palitos, lixas, cortador de unha) de outras pessoas. De preferência, use instrumentos recém comprados por você e SEPARE-OS para uso SOMENTE seu. Sabemos que esses pequenos objetos e, até mesmo, os esmaltes compartilhados podem transmitir bactérias, fungos e, também, vírus (como os da Hepatite B).
- Se possível, utilize palitos de unha e lixas DESCARTÁVEIS.(Lógico que você não vai usar uma vez e jogar fora, mas apenas quando você perceber que já está na hora de trocá-los, assim estará sempre usando materiais em boas condições.)
- Fazer as unhas em salão??SOMENTE se você levar os SEUS instrumentos para a manicure e de preferência, os seus esmaltes também. Afinal, tudo que está no salão é de uso comunitário, é compartilhado entre muitas pessoas, não se esqueça disso!
- TIRAR A CUTÍCULA?? Nuuuuunca! Em hipótese alguma!Qualquer corte ou lesão na cutícula pode ser uma porta de entrada para as bactérias e podem gerar alguma infecção. Não se incomode com as cutículas, passando um belo esmalte, ninguém vai reparar nelas, ok? Saúde em primeiro lugar!
- Escurecimento das unhas e descamação são NORMAIS. Caso, no período de quimioterapia, você venha a notar que suas unhas estão amareladas ou amarronzadas, ou enfraquecidas, não se preocupe! Muitos medicamentos quimioterápicos apresentam esse efeito colateral. Você pode tirar essa dúvida com seu médico, caso esteja percebendo outro sintoma além do escurecimento.
- Mantenha suas unhas sempre higienizadas, quanto maior a unha mais sujeira pode ficar alojada debaixo dela. Por isso, lave as mãos antes das refeições e evite coçar os olhos com os dedos.
Tá vendo amores, é possível fazer as unhas sem tirar as cutículas, se protegendo de infecções e deixando-as lindas e coloridas!!
Espero que tenham gostado!
Super beijo
[…] Para quem acompanha o blog, já deve ter visto a postagem que fiz (há meses atrás) sobre todos os cuidados que devemos ter ao fazer nossas formosas unhas. [clique aqui para ler] […]
CurtirCurtir
Olá querida!
Final do ano passado quebrou meu celular perdi toda mina agenda, seu e da sua mãe tamem.
Não conhecia seu blog que lindo vc ajuda outras pessoas. Amo voce
CurtirCurtir