Não se esqueça de ir ao DENTISTA!

Medo-de-dentista

Quem gosta de ir ao dentista? Provavelmente, assim como eu, você pode ser mais uma pessoa que se arrepia só de ouvir o tal barulho do ‘motorzinho’. E aquela aflição de sentir um metal atritando com os seus dentes? Me arrepio só em pensar!

Normalmente, as pessoas vão ao dentista 1 vez ao ano ou, os mais prevenidos, vão a cada 6 meses (o que seria ideal). Mas, os cuidados com os dentes não se resume apenas às idas ao dentista, pelo contrário, os cuidados dependem mais de nós e da nossa higiene bucal diária.

Meus pais sempre mantiveram o hábito de me levar ao dentista a cada 6 meses, assim o risco de cáries ou qualquer outra complicação era menor.

Mas, e quem está fazendo tratamento contra o câncer e tomando medicações agressivas, é necessário ir ao dentista? Por que? Com que frequência? E para fazer o que?

Calma! Calma!

Primeiramente, quero deixar claro que é ESSENCIAL aumentar as visitas ao dentista durante o tratamento contra o câncer. Muitas pessoas por receberem a notícia de uma enfermidade como essa acabam se esquecendo que existem outras partes do corpo que precisam de atenção e cuidados redobrados também!

Você não é um tumor! Você é um corpo com muuuuitos órgãos e que, por algum motivo, um deles foi acometido pelo câncer, o que não significa que deva se esquecer dos demais, ok?

Em segundo lugar, a higiene bucal é de EXTREMA importância para quem está fazendo um tratamento tão agressivo. Naturalmente, nossa boca contém um flora microbiana não patológica, ou seja, que não faz mal algum a uma pessoa saudável. Porém, com a quimioterapia nossa imunidade pode cair e, assim, os micro-organismos começam a fazer a festa! Gerando aftas, mucosite, gengivite, cáries, etc..

mau halito01

Sem contar na contaminação que pode vir através dos alimentos, não é mesmo? A boca pode ser uma grande porta de entrada para infecções, por isso, vamos cuidar muito bem dela!!

Meu dentista pediu para que eu fosse em seu consultório a cada 3 meses! Parece desnecessário, né? Mas foi totalmente necessário, pois a cada visita ele fazia uma limpeza de tártaros e aplicava flúor para proteger e higienizar melhor.

Graças a esses cuidados eu não tive NENHUMA cárie durante esses 3 anos de tratamento! Coisa que poderia gerar complicações se eu as tivesse ou se não tivesse cuidado adequadamente dos meus dentes!

IMG_8755 IMG_1712s

Faça sua visita ao dentista, não deixe para depois! 

#ficaadica

Beeeeeijos queridos! Amanhã tem mais sobre higiene bucal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s