Higiene Bucal – durante a Quimioterapia

Hoje vamos falar sobre algo que todo mundo sabe, mas nem todos praticam tão bem assim. Aliás, quem nunca dormiu sem escovar os dentes?

Pois é, pode parecer um post dedicado às crianças, mas ele é especialmente para você, jovem e adulto, que está em tratamento contra o câncer.

Só aqui no blog vocês já leram centenas de vezes sobre a queda da imunidade causada pela quimioterapia. Sim, com a queda no número de células de defesa qualquer microrganismo fraco pode ser tornar forte o suficiente para provocar uma infecção.

Na nossa boca existe uma flora de microrganismos natural, existe a saliva que age como proteção e também digestão dos alimentos, a mucosa oral, e os dentes, claro. Quando fazemos quimioterapia o pH da boca pode sofrer alterações, e assim temos sintomas como alteração no paladar, mucosite, aftas, gengivite, etc.

Ou seja, o interior da nossa boca sofre alterações e boca ficar desprotegido e mais sensível. Por este motivo é preciso redobrar os cuidados! 

  • Se você tiver sintomas como o de ‘boca seca’, utilize pastas dentais especiais (encontradas nas farmácias), pois as marcas comuns tendem a ressecar mais ainda a mucosa.

destaque31Biotenecremedentalkin_hidrat_pasta (KIN HIDRAT – Essa tem sido a marca que estou usando durante todo esse período – dada pelo meu dentista.)

  • Escove os dentes APÓS CADA refeição. Deixar os resíduos de alimentos na boca pode favorecer o crescimento das bactérias. E, juntas, elas se tornam mais fortes não é mesmo?

escovar-os-dentes

  • O fio dental é de extrema importância! Desde a infância sabemos que ele atinge lugares aonde a escova não consegue chegar. Como as gengivas podem estar sensíveis, passe o fio dental DELICADAMENTE para não gerar lesões ou sangramento. Existem fios dentais que são mais finos (fita dental), assim não agridem tanto.

04fiodental

images (1)

(Para não machucar a gengiva passe o fio dental sempre próximo ao dente – fazendo uma leve pressão sobre ele)

  • Utilize flúor após as escovações. Como a quimioterapia deixa a mucosa bem sensível, dê preferência para utilizar flúor de sabores mais suaves e sem álcool!

enxaguante-bucal

  • Nada de desculpas! Leve sua necessaire sempre na bolsa, deixe-a no carro, na gaveta do trabalho…

Criativo-casa-kit-de-viagem-portátil-lavagem-creme-dental-escova-de-dentes-portátil-K2015

Enfim, falei tudo o que nós já aprendemos desde crianças, não é mesmo? Mas, muitas vezes nos esquecemos que as bactérias não dormem enquanto nós dormimos!

Lembre-se, sua saúde pode começar pela boca!

Beijos!

Anúncios

Uma resposta em “Higiene Bucal – durante a Quimioterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s