#ViajarEmTratamento – Posso ir?

avião

De tantas coisas maravilhosas que podemos desfrutar nesta vida, uma das melhores é poder viajar e conhecer lugares diferentes, culturas diferentes, sotaques e idiomas que fazem cócegas de prazer em nossos ouvidos. Não é verdade?!

Se você já fez uma única viagem que tenha lhe proporcionado este tamanho prazer, independente da distância, então sabe do que eu estou falando.

Mas, quem está em tratamento contra o câncer pode viajar ? Pode simplesmente fazer as malas e ‘#partiu’ ?

Nem sempre isso pode acontecer ! Na grande maioria dos casos o tratamento nos debilita tanto que tudo o que queremos é ficar bem quietinhos na cama ou esparramados no sofá, tentando economizar as energias para deixar o corpo reagir.

Mas, como TUDO É PASSAGEIRO, o mal estar também é e, logo após uns dias da quimioterapia, já estamos a todo vapor e cheios de energia para gastar novamente.

*  Então, o que fazer se você quiser VIAJAR mesmo estando EM TRATAMENTO? *

  1. PERGUNTE AO SEU MÉDICO

Antes de planejar uma viagem, primeiramente pergunte ao seu médico se você pode realizá-la NA FASE em que se encontra do tratamento. Afinal, ele é a pessoa mais capacitada para te orientar adequadamente em relação ao SEU CASO e informar se seus EXAMES ESTÃO OK para isso! Talvez você tenha acabado de fazer uma cirurgia e viajar pode ser um grande risco. Se você está em fase de quimioterapia ou radioterapia sua imunidade pode estar baixa, logo sem suas células de defesa em dia, você pode ter infecções, febre e acabar passando mal. Enfim, é preciso ter consciência do seu estado de saúde e fase do tratamento, para que a viagem seja um PRAZER e não um estorvo. Informe a ele o LOCAL da sua viagem para ele te dar todas as dicas de cuidados NECESSÁRIOS que você precisa ter.

  1. ESPERE A MELHOR FASE DO TRATAMENTO

O ideal é viajar apenas após o TÉRMINO do tratamento, mas em alguns casos, o tratamento pode durar alguns anos, como no meu que já se faz 3 anos. Assim, para viajar é preciso escolher o melhor período do tratamento e da nossa disposição. Evite viajar após as sessões de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia recentes, pois as chances de você estar mais fraco, cansado e sem energias é bem grande. Sem contar que viajar com fraqueza, náuseas, mal estar, não te deixará desfrutar da viagem. Será tempo, dinheiro e energias desperdiçados.

  1. KIT VIAGEM

Existem itens básicos que não podem faltar em nossa bolsa, no dia a dia, menos ainda em uma viagem, principalmente se você for passar dias longe de casa. Separe seus documentos pessoais: carteira de identidade, carteira do convênio ou SUS; leve as prescrições dos seus medicamentos, caso precise comprá-los, mas o ideal já é levá-los na quantidade de dias contados (e bem armazenados). Não se esqueça de levar um termômetro e, se tiver, um aparelho para aferir a pressão. Leve anotados os telefones importantes de familiares, caso você não esteja com eles e também o telefone do seu médico, se necessário entrar em contato. Fora isso, coloque na mala tudo de importante para viajar com tranquilidade e conforto, como garrafa de água, alimentos não perecíveis e bem embalados, roupas adequadas (casados, gorros e lenços para regiões frias; protetor solar, chapéus, agasalho leve para regiões de clima mais quente).

  1. CURTA A VIAGEM SEM NEURA!

Com a liberação do seu médico, exames em dia e estáveis, sem efeitos colaterais do tratamento e com seu kit viagem, você poderá curtir o seu passeio sem preocupação alguma! Aproveite seu passeio, aprecie a paisagem, converse com as pessoas, conheça coisas e locais diferentes, coma e beba sem medo (seguindo a dieta que deve ter e preservando a higiene), enfim, desfrute deste momento com EQUILÍBRIO e RESPONSABILIDADE. Evitando os exageros você também evitará os riscos e poderá voltar para a casa com a bagagem cheia de boas lembranças e novo ânimo para continuar o tratamento!

20160115_123804

É isso aí queridos, espero que essas dicas tenham ajudado!

Fiquem de olho, pois ainda virão muuuitas dicas para tirar suas dúvidas sobre: #ViajarEmTratamento!

Beijos carequinhas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s