#ViajarEmTratamento – ALIMENTAÇÃO

Olá queridos!

Hoje vamos falar sobre uma das coisas mais gostosas da vida? CO-MI-DA!

20160112_124609

(arquivo pessoal)

Com certeza, a alimentação faz parte de toda e qualquer viagem, pois a nossa memória é capaz de associar as lembranças do paladar e olfato com as sensações e visões que tivemos em um certo lugar. Muitas vezes fazer um prato de comida típica nos transporta novamente a um local antes, ou até nunca, visitado, não é mesmo?

Pode ter certeza que, se você perguntar para alguém: “Como foi sua viagem?” e, dependendo das experiências que essa pessoa teve com a alimentação, ela será capaz de resumir toda uma viagem baseada neste quesito: “Ah, a viagem não foi tão boa assim, mas valeu por cada comida gostosa que eu experimentei!“, ou “O lugar era lindo, mas a comida deixou a desejar.“.

Enfim, comida é VIDA! hahaha

Então, para que a sua viagem tenha o melhor quesito ALIMENTAÇÃO, vamos a algumas dicas primordiais:

  • Se você está com alterações no paladar por conta do tratamento (quimioterapia/radioterapia/iodoterapia), escolha comer pratos mais temperados, com temperos fortes e mais predominantes, em temperatura morna. Não pague por alimentos que você sabe que não poderá saboreá-los!

temperos

  • Locais de confiança: Já que estamos de viagem, é fundamental escolher bem o restaurante que você irá comer. Tamanho do local e preço das refeições nem sempre significam qualidade! Repare bem na HIGIENE do ambiente, dos talheres, copos e pratos. Restaurantes que tenham a cozinha visível é melhor ainda! Assim, você poderá ter uma certa noção de como o alimento é preparado. EVITE comer alimentos em barraquinhas, vendidos por ambulantes, principalmente na praia, pois, certamente, há alterações na qualidade e higiene do produto.

IMG_3272

(Arquivo pessoal)

  • Horário certo: Parece bobeira, mas devemos fazer nossa alimentação no horário certo, principalmente se formos a um restaurante. O ideal é chegar na hora exata em que a refeição começará a ser servida. Por exemplo, se o restaurante abre para o almoço ao meio-dia e você só for almoçar em torno das 13-14 horas, os alimentos quentes já terão perdido a temperatura, estarão mornos e até frios; os alimentos que necessitam ficar em refrigeração, como os pratos frios de maioneses e saladas já terão sofrido certo aquecimento ambiente. Sem contar que os SELF-SERVICE já terão recebido todo tipo de contaminação possível, devido a quantidade de pessoas manuseando os alimentos. Os microrganismos estarão em festa e o risco de você ter uma infecção alimentar AUMENTA e muito!

relogio-refeicao-dieta-20132901-size-598IMG_2949

(arquivo pessoal)

  • Temperatura da comida: Mais uma vez, parece bobeira, mas é super importante comer os alimentos logo que foram preparados. Se for um prato quente, é ideal que ele chegue ao seu prato saindo vapor ainda. Assim, na temperatura de preparo, os ingredientes não sofrerão perdas e com a alta temperatura não há como os microrganismos se instalarem. Mas CALMA! Não precisa queimar a boca também de desespero para comer a comida quente! rs. O importante é que você não coma uma refeição fria de um prato que deveria ser quente. E o inverso também serve para as saladas e pratos frios. É ideal comê-los na sua temperatura de preparo, sem que tenham ficado muito tempo fora da refrigeração.

IMG_3351

(arquivo pessoal)

  • Alimentos Crus: De todas as refeições, a mais perigosa são de se comer fora de casa ou sem o preparo correto são os CRUS (saladas, frutas, verduras, legumes). Pois, se não forem bem higienizados podem ser um grande risco de contaminação para nós que estamos em um tratamento que compromete nossa imunidade. Se possível, EVITE comer alimentos crus fora de casa, em restaurantes, pois eles não têm o mesmo ZELO que você teria em preparar seu próprio alimento.

Salada

(imagem da internet)

Com alimentação, TODO CUIDADO É POUCO !!!!

Bom pessoal, essas são as principais dicas sobre alimentação que precisamos pensar e praticar durante uma viagem, principalmente se ainda estivermos na fase do TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER. Assim, evitaremos qualquer imprevisto e poderemos desfrutar da melhor forma possível deste momento!

IMG_3315a(arquivo pessoal – fotos da minha viagem à Armação de Búzios – RJ, 2016) 

Beijo amores!

Anúncios

2 respostas em “#ViajarEmTratamento – ALIMENTAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s