Atividade Física durante a Quimioterapia

“Por inércia, um corpo em repouso tende a ficar em repouso.”

Primeira Lei de Newton

Pois é, a ciência explica sim o nosso estado de ‘repouso’ ou preguicite aguda durante o tratamento contra o câncer. Mas, como romper com isso?

É fato que todas os tratamentos que envolvem nossa caminhada na luta contra um tipo de câncer (quimioterapia, radioterapia e cirurgias) são fortes o suficiente para sugar toda a nossa energia e colocar em nós um único desejo:

REPOUSAR, REPOUSAR, RE-POU-SAR!

20160505_154020

(arquivo pessoal)

O corpo pede cama sim e devemos dar a ele esse descanso necessário, até mesmo para evitar a fadiga, cansaço intenso, fraqueza e até mesmo possíveis quedas.

Mas continuar deitados eternamente em berço esplêndido? Nãaaao! Não!

 “Se um corpo está em repouso ele irá permanecer neste estado até que uma força externa seja aplicada neste corpo.”

Aristóteles

O desejo de se recuperar mais rápido, o desejo de deixar o seu corpo mais forte para essa batalha, até mesmo o desejo de se livrar de algumas dores, justamente porque se está muito tempo em repouso, deitado no sofá, devem ser essa força externa ou interna que precisamos!!

Por isso, pratique:

  • CAMINHADA: A caminhada é ótima para fazer o corpo todo trabalhar, principalmente o coração e os pulmões. A circulação do sangue é mais intensificada, favorecendo a distribuição do oxigênio para todos os órgãos, além de eliminar toxinas também.
  • Fora que, poder fazer uma caminhada na rua ou em um parque traz um ótimo benefício ao nosso cérebro e órgãos sensoriais! Sentir os odores nas ruas, ouvir sons diferentes, sentir o sol ou o vento da pele (evite sair quando as temperaturas estiverem muito altas ou muito baixas), e além de ser uma ótima oportunidade para novas amizades!

12

(imagem da internet)

  • ALONGAMENTO: Eu sei, pode doer, mas é uma dor boa,que depois nos proporciona melhor flexibilidade e conforto, aliviando a rigidez e os pontos de tensão muscular.

alongamento-cronico

(imagem da internet)

  • PILATES: Eu amo pilates! Porque é uma atividade que une fortalecimento muscular com alongamento! Pensa em uma sensação boa, além de que cada aula se torna um desafio! Faz muito bem para a postura, alivia dores e fortalece os músculos, aumenta a imunidade, trabalha a respiração e concentração, enfim, são muitos os benefícios!

IMG-20160122-WA0014IMG-20160122-WA0015

(arquivo pessoal)

Saiba que a atividade física é MUITO importante durante o nosso tratamento, durante a VIDA! 

Mexer o corpo acorda as nossas células, distribui melhor o oxigênio, estimula áreas do cérebro nos dando até mesmo a sensação de bem estar, de prazer. E não é exatamente isso que desejamos durante o tratamento? Sentir o corpo bem, sentir a vida em nós? Sentir que estamos cooperando nessa batalha?

**Lógico que existem casos e casos, e antes de qualquer atividade física, leve ou moderada, precisamos ter a autorização e seguir as indicações do nosso médico. Afinal, estamos em tratamento e também não podemos sobrecarregar o nosso corpo, já que a imunidade também pode ser prejudicada se fizermos exercícios em excesso.

Então, o médico dando o OK, escolha a sua atividade preferida e…

BORA MEXER O CORPINHO!!!

Gostaram da dica de hoje?!

Beijos carecas e cabeludos! ❤

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s