Acupuntura em pacientes com câncer

acupuntura

O conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa é bem amplo e profundo, o qual dispõe de técnicas minuciosas aplicadas a diferentes tipos de tratamentos, além deste conhecimento estar agregado a toda uma cultura e estilo de vida oriental.

A Medicina Tradicional Chinesa é formada por diversas especialidades de tratamentos, tendo a acupuntura, a ventosa, a aurículo-acupuntura e a massagem como os mais conhecidos popularmente.

Hoje vou falar com vocês sobre a acupuntura e a aurículo-acupuntura.

E as grandes perguntas são:

  • Essas técnicas CURAM o câncer?

Infelizmente, NÃO! Como o câncer é uma doença bem complexa e agressiva, o tratamento convencional (quimioterapia, radioterapia e cirurgias) é o mais indicado e de melhor resultado contra os diversos tipos de cânceres.

Entretanto, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa entram como um COADJUVANTE, ou seja, elas cooperam para o bem-estar do paciente (nós!), podendo minimizar efeitos colaterais do tratamento e da doença, por exemplo, auxiliando na melhora da ação do sistema imunológico, minimizando dores, diminuindo os linfoedemas (inchaço), e até mesmo, nos efeitos da quimioterapia como náuseas, vômitos e diarréias.

 

  • Estou em tratamento contra o câncer, posso fazer?

Assim como qualquer outra dúvida que tenhamos durante o tratamento, a primeira coisa a se fazer é perguntar ao SEU MÉDICO ONCOLOGISTA se você pode fazer qualquer uma dessas terapias e qual a mais indicada para você.

foto_consulta

Afinal, cada pessoa enfrenta um tipo de câncer diferente (mesmo que tenha o mesmo nome, como Linfoma de Hodgkin, existem diferentes células envolvidas em cada pessoa); cada pessoa enfrenta sintomas e efeitos colaterais diferentes. Então, primeiramente peça a liberação médica e depois procure um profissional DE EXTREMA CONFIANÇA da área da MEDICINA TRADICIONAL CHINESA para fazer as terapias.

 

  • Qual terapia da Medicina Tradicional Chinesa é indicada para mim?

Como eu disse anteriormente, cada pessoa enfrenta um tipo de câncer diferente, sintomas e efeitos colaterais diferentes. No meu caso, eu venho tratando de Linfoma de Hodgkin há 4 anos. São muitos anos de medicamentos, internações, sedentarismo, estresse, e por conta disso eu tenho fortes dores musculares e rigidez muscular. Por este motivo, o Mestre Lee Wah, terapeuta chinês que cuida de mim, achou melhor me tratar apenas com uma única sessão de ventosa (extremamente suave, sem sucção de sangue), massagem e aurículo-acupuntura. Assim, minha tensão muscular tem diminuído muito!

img_5130

(foto pessoal – técnica de aurículo-acupuntura)

Logo, cada um de nós temos uma NECESSIDADE e INDICAÇÃO DE TRATAMENTO diferente!

 

  • Essas técnicas podem causar algum dano ao meu corpo? Por exemplo, alguma infecção?

Woman Receiving An Acupuncture Therapy

É de extrema importância lembrar que você deve procurar um profissional de confiança! Procurar um terapeuta da Medicina Tradicional Chinesa por indicação geralmente é a melhor opção, mas lembre-se: Nosso caso é SÉRIO! Então, assim como você quer o melhor médico cuidando de você, procure também um excelente terapeuta!!

Quando for à clínica ou consultório: Repare na higiene do ambiente de trabalho e dos instrumentos; no caso das agulhas, principalmente, se elas são ESTERILIZADAS ou DESCARTÁVEIS!

Já as demais terapias que são apenas EXTERNAS, não há tanta preocupação quanto esterilidade.

img_5131

(foto pessoal – técnica de aurículo-acupuntura)

Mas se você tiver ÁREAS DO SEU CORPO QUE NÃO PODEM SER MEXIDAS, manipuladas ou massageadas, lembre-o constantemente!!! OK?

 

  • Como essas técnicas podem me ajudar no tratamento?

Como o tratamento convencional contra o câncer é bem agressivo, nós pacientes acabamos tendo muitos efeitos colaterais e sintomas, por esse motivo as terapias e técnicas chinesas nos ajudam a:

  1. Melhorar a imunidade;
  2. Aliviar as dores;
  3. Auxiliar no tratamento de inchaços;
  4. Melhora a autoestima e disposição;
  5. Minimiza efeitos de náuseas, vômitos, diarreias.

 

Por isso, converse primeiro com o seu oncologista para ele dizer o que NÃO PODE SER FEITO EM VOCÊ, e depois se BENEFICIE desses diversos tipos de terapias!

Espero que eu tenha respondido algumas de suas perguntas #carecabonita!

Beijoos

Anúncios

Uma resposta em “Acupuntura em pacientes com câncer

  1. Pingback: Ventosaterapia em pacientes com câncer. Pode? | Sonia Niara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s