O conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa é bem amplo e profundo, o qual dispõe de técnicas minuciosas aplicadas a diferentes tipos de tratamentos, além deste conhecimento estar agregado a toda uma cultura e estilo de vida oriental.
A Medicina Tradicional Chinesa é formada por diversas especialidades de tratamentos, tendo a acupuntura, a ventosa, a aurículo-acupuntura e a massagem como os mais conhecidos popularmente.
Hoje vou falar com vocês sobre a acupuntura e a aurículo-acupuntura.
E as grandes perguntas são:
-
Essas técnicas CURAM o câncer?
Infelizmente, NÃO! Como o câncer é uma doença bem complexa e agressiva, o tratamento convencional (quimioterapia, radioterapia e cirurgias) é o mais indicado e de melhor resultado contra os diversos tipos de cânceres.
Entretanto, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa entram como um COADJUVANTE, ou seja, elas cooperam para o bem-estar do paciente (nós!), podendo minimizar efeitos colaterais do tratamento e da doença, por exemplo, auxiliando na melhora da ação do sistema imunológico, minimizando dores, diminuindo os linfoedemas (inchaço), e até mesmo, nos efeitos da quimioterapia como náuseas, vômitos e diarréias.
-
Estou em tratamento contra o câncer, posso fazer?
Assim como qualquer outra dúvida que tenhamos durante o tratamento, a primeira coisa a se fazer é perguntar ao SEU MÉDICO ONCOLOGISTA se você pode fazer qualquer uma dessas terapias e qual a mais indicada para você.
Afinal, cada pessoa enfrenta um tipo de câncer diferente (mesmo que tenha o mesmo nome, como Linfoma de Hodgkin, existem diferentes células envolvidas em cada pessoa); cada pessoa enfrenta sintomas e efeitos colaterais diferentes. Então, primeiramente peça a liberação médica e depois procure um profissional DE EXTREMA CONFIANÇA da área da MEDICINA TRADICIONAL CHINESA para fazer as terapias.
-
Qual terapia da Medicina Tradicional Chinesa é indicada para mim?
Como eu disse anteriormente, cada pessoa enfrenta um tipo de câncer diferente, sintomas e efeitos colaterais diferentes. No meu caso, eu venho tratando de Linfoma de Hodgkin há 4 anos. São muitos anos de medicamentos, internações, sedentarismo, estresse, e por conta disso eu tenho fortes dores musculares e rigidez muscular. Por este motivo, o Mestre Lee Wah, terapeuta chinês que cuida de mim, achou melhor me tratar apenas com uma única sessão de ventosa (extremamente suave, sem sucção de sangue), massagem e aurículo-acupuntura. Assim, minha tensão muscular tem diminuído muito!
(foto pessoal – técnica de aurículo-acupuntura)
Logo, cada um de nós temos uma NECESSIDADE e INDICAÇÃO DE TRATAMENTO diferente!
-
Essas técnicas podem causar algum dano ao meu corpo? Por exemplo, alguma infecção?
É de extrema importância lembrar que você deve procurar um profissional de confiança! Procurar um terapeuta da Medicina Tradicional Chinesa por indicação geralmente é a melhor opção, mas lembre-se: Nosso caso é SÉRIO! Então, assim como você quer o melhor médico cuidando de você, procure também um excelente terapeuta!!
Quando for à clínica ou consultório: Repare na higiene do ambiente de trabalho e dos instrumentos; no caso das agulhas, principalmente, se elas são ESTERILIZADAS ou DESCARTÁVEIS!
Já as demais terapias que são apenas EXTERNAS, não há tanta preocupação quanto esterilidade.
(foto pessoal – técnica de aurículo-acupuntura)
Mas se você tiver ÁREAS DO SEU CORPO QUE NÃO PODEM SER MEXIDAS, manipuladas ou massageadas, lembre-o constantemente!!! OK?
-
Como essas técnicas podem me ajudar no tratamento?
Como o tratamento convencional contra o câncer é bem agressivo, nós pacientes acabamos tendo muitos efeitos colaterais e sintomas, por esse motivo as terapias e técnicas chinesas nos ajudam a:
- Melhorar a imunidade;
- Aliviar as dores;
- Auxiliar no tratamento de inchaços;
- Melhora a autoestima e disposição;
- Minimiza efeitos de náuseas, vômitos, diarreias.
Por isso, converse primeiro com o seu oncologista para ele dizer o que NÃO PODE SER FEITO EM VOCÊ, e depois se BENEFICIE desses diversos tipos de terapias!
Espero que eu tenha respondido algumas de suas perguntas #carecabonita!
Beijoos
[…] Já falei com vocês um pouco sobre o amplo e profundo conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa, através de alguns esclarecimentos sobre a acupuntura e aurículo–acupuntura em pacientes com câncer. […]
CurtirCurtir