Ventosaterapia em pacientes com câncer. Pode?

visorium-ventosaterapia

(imagem da internet)

Olá pessoal!

Já falei com vocês um pouco sobre o amplo e profundo conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa, através de alguns esclarecimentos sobre a acupuntura e aurículoacupuntura em pacientes com câncer.

Hoje, quero trazer mais informações sobre a Medicina Oriental, lembrando mais uma vez sobre todos os cuidados que nós, PACIENTES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER, devemos ter!

  • O que é a Ventosaterapia?

Nada mais é do que a colocação de ‘copos’ redondos de vidro, ESTERILIZADOS, sobre áreas específicas da pele (especialmente nos pontos chamados meridianos das costas). Por serem pré aquecidos com fogo, eles formam um vácuo em seu interior, gerando o efeito de sucção da pele. Dessa forma, a vascularização é estimulada, fazendo com que haja sucção de sangue para o interior do vidro e assim, eliminando toxinas sanguíneas.

cupping_02

(imagem da internet)

  • Para que serve a Ventosaterapia?

Por haver a eliminação de toxinas sanguíneas e o estímulo da corrente sanguínea, essa técnica é utilizada para aliviar dores musculares e articulares, desintoxicar o corpo das substâncias químicas do uso de remédios, aumenta as trocas gasosas e regular a pressão arterial, entre outros

  • Posso fazer Ventosaterapia? * 

Esse é o GRANDE ‘X’ da questão para nós que estamos em tratamento contra o câncer. Como nós estamos fazendo um tratamento extremamente agressivo, que altera nossas taxas sanguíneas, nos deixando mais fracos e debilitados, justamente pela alteração sanguínea, NÃO É INDICADO FAZER VENTOSATERAPIA. (Pelo menos meu médico e o meu próprio terapeuta chinês não me indicaram fazer!)

Quando essa terapia é feita, ela faz a sucção de sangue, assim, podendo aumentar a anemia que nos encontramos decorrente ao tratamento quimioterápico, sem contar o grande risco de hemorragia, já que nosso nível de PLAQUETAS também está comprometido. E não é só isso, mesmo que não haja a excreção do sangue, essa técnica é capaz de agir sobre alguns órgãos, ou seja, podendo gerar complicações em nosso tratamento.

Mesmo que você faça a Ventosaterapia com um profissional extremamente capacitado, que realiza todo o procedimento com correta HIGIENIZAÇÃO do material, ainda sim existe o RISCO DE INFECÇÃO.

o-que-e-a-ventosaterapia-2-640-427

(imagem da internet)

Por quê?

Porque estamos com a imunidade comprometida e com nossas defesas sanguíneas abaixo do normal, além dessa terapia provocar uma reação inflamatória no local da ventosa.

Por isso, antes de tentar qualquer tratamento ou técnica que esteja ‘NA MODA’, converse abertamente com o seu médico oncologista e siga as orientações que ele te der! Afinal, queremos fazer uso do que venha a nos ajudar e não atrapalhar nosso tratamento. Não é mesmo?!

Espero ter esclarecido e ter ajudado a prevenir qualquer possível complicação no uso dessa técnica.

Até logo carecas e cabeludos!

Beijo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s