Vacina da Febre Amarela – Posso tomar?

Hello minhas carecas bonitas, tudo bem com vocês?

Tenho certeza que, se você é da região dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e faz tratamento contra o câncer, está se perguntando se já pode ir correndo tomar a vacina contra a febre amarela, não é mesmo?!

E eu quero te dizer que a resposta é NÃO!

IMG-20180116-WA0007

(Imagem produzida por Oncoguia , #CausadoresOncoguia)

Mas calma, vamos entender melhor por que quem está em tratamento oncológico não pode receber vacinação contra essas doenças epidêmicas, como foi no caso do surto da gripe H1N1 e agora dos casos de Febre Amarela.

Devido a agressividade do tratamento e as células que ele acomete (seja pela quimioterapia ou radioterapia), ocorre a queda da nossa imunidade, ou seja, a capacidade do nosso organismo de se defender contra agentes causadores de doenças DIMINUI, e muito! Logo, nós ficamos mais susceptíveis à infecções e contaminações.

Não é à toa que todo o cuidado com a higiene e contato com outras pessoas durante essa fase de luta contra o câncer deve ser bem vigiada.

Agora, sabendo que as vacinas são compostas por vírus ou bactérias (mortos ou atenuados) e que o paciente oncológico apresenta a imunidade baixa, chega-se a conclusão de que a vacina passará a apresentar mais RISCO do que efeito protetor nos pacientes.  Afinal, não haverá eficácia nenhuma vacinação já que o organismo não produzirá os anticorpos necessários, além de colocar o paciente em risco na possibilidade de desenvolver efeitos colaterais (oriundos da vacina), podendo até manifestar a doença.

Por isso, converse com seu médico e espere o período indicado por ele para que você possa realizar a vacinação com SEGURANÇA (geralmente, após 6 meses do término do tratamento e diante da melhora da imunidade).

Enquanto isso, é fundamental lembrar que você deve se PROTEGER dos transmissores da Febre Amarela, como também da Zika, Chikungunya e Dengue, que são o MOSQUITOS!!!

mosq

  1. Fique longe das áreas de risco.
  2. Use repelentes.
  3. Use calças compridas e camisas de manga longa.
  4. Proteja sua casa dos mosquitos.
  5. Elimine os focos de reprodução destes mosquitos (vasos, entulhos, pneus, garrafas, etc).

Certo minha gente?!

Espero que tenha trazido mais esse esclarecimento. Deixe sua dúvida nos comentários!

Beijo na careca!

 

Anúncios

4 respostas em “Vacina da Febre Amarela – Posso tomar?

  1. Oi Sonia!!!!
    Eu perguntei ao meu Onco e ele disse NÃO…pq estou em manutenção com o Mabthera a cada 2 meses…e foi exatamente isso que ele me explicou…
    Vc sempre nos trazendo esclarecimentos e informações importantes!!!!
    Obrigada
    Bjos

    Curtir

    • Olá Tania!! Que bom que tirou a dúvida com seu médico! Realmente é muito importante porque cada uma de nós temos o tempo certo! Continue firme no seu tratamento! Eu fico feliz de ter trazido mais esse esclarecimento! Beijo grande

      Curtir

  2. Olá querida, já completei 1 ano da quimioterapia e 10 meses da radioterapia, porém tomo o remédio Anastrozol para câncer de mama e tomarei durante 5 a 10 anos. Por este motivo vou consultar minha oncologista para saber se posso tomar a vacina.
    Parabéns pela sua sempre prestação de serviços. Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s