Helloo minhas cabeludas de plantão, que estão ansiosas só de saber que a quimioterapia faz os cabelos caírem e podem estar tão pertinho de virarem uma #carecabonita!
Hoje eu venho tentar desmistificar essa questão do uso da touca gelada, touca térmica, touca hipotérmica… como queiram falar!
A tal touca que a Ana Furtado vem utilizando e, aparentemente, tendo um efeito excelente tem também causado muitas dúvidas, como:
- Esse resultado acontece em todos os casos?
- Com todas as mulheres que fazem uso?
- Em todos os protocolos de quimioterapia?
- Quem faz radioterapia pode usar?
- A cabeça fica com falhas?
- É muito gelada?
- Por quanto tempo é preciso utilizar a touca?
- São muitos os cuidados que preciso tem em casa?
- Posso lavar e pentear os cabelos?
- Preciso tomar algum remédio pra aumentar o efeito da touca?
Posso garantir que as perguntas não acabam, não é verdade?! E para trazer as melhores respostas para vocês, eu fui até o INSTITUTO DE ONCOLOGIA DO VALE, em São Jose dos Campos, conversar com a Enfermeira Coordenadora da Sala de Quimioterapia, a Flaviane Cunha.
A Flaviane nos mostrou como as toucas são armazenadas, a que temperatura ficam (sim! são realmente geladas!), como devem ser colocadas na paciente, quanto tempo é o uso…
Além disso, ela também falou sobre uso das sapatilhas e luvas térmicas. Essas sim possuem um efeito comprovado pela ciência de agirem em praticamente 100% dos casos de pacientes que as utilizam, minimizando totalmente os efeitos de neuropatia periférica, aquela sensação de formigamento nas mãos e nos pés e até mesmo dor.
Bom, chega de dar spoilers para vocês! Vamos assistir ao vídeo???
E aí, com coragem de tentar agora?
Espero que tenha sanado a dúvidas de vocês lindas!
Beijo na careca!