O câncer colorretal é o tipo de câncer que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou no reto (parte do intestino que finaliza no ânus).
E é justamente por sua localização que o diagnóstico pode ser um pouco mais demorado, afinal, existem muitos tabus em relação aos sintomas do reto e da realização dos exames, sendo o principal deles a colonoscopia.
O exame de colonoscopia nada mais é do que a introdução de uma microcâmera através do ânus (com o paciente sedado) e, assim, capaz de auxiliar o médico na identificação de inflamações na mucosa do intestino, a presença de pólipos e lesões de tumor.
Por isso, realizar o exame de colonoscopia torna-se fundamental, principalmente para pessoas acima dos 50 anos ou com casos de câncer na família.
O câncer colorretal tem seu estágio inicial silencioso, demorando para causar sintomas mais agressivos e perceptíveis.
Entre os SINTOMAS DE ALERTA, fique atento à:
- Presença de sangue nas fezes
- Dor ao defecar
- Cólicas e inchaço abdominais
- Sensação de não esvaziamento
- Diarreia ou constipação crônicas
- Fadiga
- Perda de peso excessiva
- Anemia diagnosticada em hemograma
Se você quiser saber mais detalhes de como é feito o exame de colonoscopia e sobre os sintomas, ASSISTA este meu último vídeo do canal:
Espero que a postagem de hoje te ajuda, mais uma vez, a quebrar os medos sobre o câncer e, principalmente, a se conscientizar sobre o quanto o diagnóstico precoce aumentam as chances de CURA!
Beijo beijo!
E entregar na mão de Deus.
CurtirCurtir