Você já sentiu muita dificuldade em fazer uma escolha? Desde que roupa vestir ao o que comer ou em terminar um relacionamento a mudar de cidade?
Fazer escolhas é um processo delicado, especialmente porque o cérebro humano é condicionado a olhar, primeiro, as perdas que terá antes de analisar os ganhos que poderá conquistar com tal escolha.
Vocês sabem que eu gosto de dividir as experiências que tenho vivido e, por meio delas, trazer conhecimento e motivação. Hoje, não será diferente!
Depois do câncer (de um divórcio, de uma perda significativa…), muitas pessoas acham que a nossa vida volta ao normal. Mas, depois de tanto tempo em tratamento, a gente passa a se perguntar: O que é normal? Qual é a vida que tenho agora e qual quero voltar a ter? E a partir daí, vemos que precisamos nos reconstruir.
Para construir ou reconstruir qualquer coisa é preciso fazer ESCOLHAS!
Uma das primeiras escolhas que fiz foi voltar a faculdade. Mas, não mais ao curso de Veterinária, eu quis começar algo novo – coerente com a nova versão de mim mesma após o câncer – por isso escolhi Jornalismo. Foi uma escolha fácil? De jeito nenhum! Se eu te contar que eu demorei 1 ano para chegar a este caminho você acredita?
Meu cérebro me torturava ao focar nos desconfortos e nas renúncias que eu teria que fazer. O quão desafiador poderia ser sair da minha zona de conforto. E para romper este pensamento levou bastante tempo de autoconhecimento e, principalmente, de achar a pergunta mais importante que eu considero na vida: Esta escolha condiz com o chamado de Deus para mim?
E depois de 1 ano eu encontrei a resposta! Prestei o vestibular e comecei a faculdade! Foi maravilhoso! Novos desafios, novas amizades, nova rotina! Uma nova Sonia Niara ganhando espaço para se expressar.
Onde quero chegar com o post de hoje?
Fazer escolhas não é fácil. Especialmente quando podemos considerar grandes mudanças no caminho. É preciso fazer um esforço a mais, gastar mais energia discutindo com seus próprios argumentos e apenas cessar quando você chegar a uma resposta concreta e real.
- Olhe para o seu passado, mas não se limite a ele
Quando fazemos escolhas precisamos olhar para o nosso passado e entender como ele está refletindo ou interferindo em quem somos. Encarar os medos escondidos, sabe? Mas, não se limite a ele, pois você não é o seu passado. O que foi não pode ser apagado, mas pode ser usado para fazer melhores escolhas HOJE.
- Reconheça e entenda quem você é e cuide de suas emoções
É preciso encarar o seu presente, o seu EU atual e desafiá-lo a ser transformado ao sair da zona de conforto, a conquistar coisas novas, especialmente se você SONHA com um FUTURO! Muitas pessoas ignoram o seu estado atual, os seus medos e inseguranças, se escondendo cada vez mais dentro de si. A frustração acaba sendo intensificada, pois você ignorou a pouca coragem que tinha para mudar e o seu poder em fazer escolhas.
- Não culpe as pessoas e nem se apoie nelas
Muitas vezes colocamos a culpa ou a responsabilidade que temos em fazer nossas escolhas, por mais difíceis que sejam, sobre outras pessoas. Às vezes justificando a nossa própria paralisia em decidir por estar esperando o outro agir e tomar uma atitude. Se você quer mudanças na SUA VIDA, você é totalmente responsável por buscá-las.
- Pense onde você quer chegar e o que deseja conquistar
Fazer escolhas também é olhar para o futuro, o futuro que você deseja! Afinal, tudo o que plantamos hoje colheremos no amanhã, e se não plantarmos nada, talvez morramos de fome ou de tédio… Defina aonde você quer chegar!
- Converse com Deus antes de agir pelo impulso
Deus é aquele que consegue ver além das nossas frases prontas e nossas justificativas. Ele realmente enxerga o que está escondido no nosso coração e na nossa mente – o ‘por quê’ de estarmos paralisados ou querendo agir no calor da emoção. Por isso, tenha alguns dias de quietude com Ele, buscando uma direção, admitindo suas fraquezas e encontrando um motivo sincero para fazer a escolha necessária!
“Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” Pv3.6
Resumindo o post de hoje: Se você está na luta contra o câncer, busque melhorar quem você é HOJE e não deixe de sonhar e orar pelo seu AMANHÃ!
Se você já passou pelo câncer, assim como eu, ou qualquer outra situação difícil na vida, aprenda com este passado, entenda como este passado formou a pessoa que você é hoje e sim, se DESAFIE a sair da zona de conforto e CONQUISTE o seu amanhã!
Beijo carecas e cabeludos!
Eu estava com saudades!