autoestima câncer Saúde Emocional

Bloqueio em Fazer Decisões?

Você já sentiu muita dificuldade em fazer uma escolha? Desde que roupa vestir ao o que comer ou em terminar um relacionamento a mudar de cidade?

Fazer escolhas é um processo delicado, especialmente porque o cérebro humano é condicionado a olhar, primeiro, as perdas que terá antes de analisar os ganhos que poderá conquistar com tal escolha.

20190802_144357

Vocês sabem que eu gosto de dividir as experiências que tenho vivido e, por meio delas, trazer conhecimento e motivação. Hoje, não será diferente!

Depois do câncer (de um divórcio, de uma perda significativa…), muitas pessoas acham que a nossa vida volta ao normal. Mas, depois de tanto tempo em tratamento, a gente passa a se perguntar: O que é normal? Qual é a vida que tenho agora e qual quero voltar a ter? E a partir daí, vemos que precisamos nos reconstruir.

Para construir ou reconstruir qualquer coisa é preciso fazer ESCOLHAS!

Uma das primeiras escolhas que fiz foi voltar a faculdade. Mas, não mais ao curso de Veterinária, eu quis começar algo novo – coerente com a nova versão de mim mesma após o câncer – por isso escolhi Jornalismo. Foi uma escolha fácil? De jeito nenhum! Se eu te contar que eu demorei 1 ano para chegar a este caminho você acredita?

Meu cérebro me torturava ao focar nos desconfortos e nas renúncias que eu teria que fazer. O quão desafiador poderia ser sair da minha zona de conforto. E para romper este pensamento levou bastante tempo de autoconhecimento e, principalmente, de achar a pergunta mais importante que eu considero na vida: Esta escolha condiz com o chamado de Deus para mim?

E depois de 1 ano eu encontrei a resposta! Prestei o vestibular e comecei a faculdade! Foi maravilhoso! Novos desafios, novas amizades, nova rotina! Uma nova Sonia Niara ganhando espaço para se expressar.

Onde quero chegar com o post de hoje?

Fazer escolhas não é fácil. Especialmente quando podemos considerar grandes mudanças no caminho. É preciso fazer um esforço a mais, gastar mais energia discutindo com seus próprios argumentos e apenas cessar quando você chegar a uma resposta concreta e real.

  • Olhe para o seu passado, mas não se limite a ele

Quando fazemos escolhas precisamos olhar para o nosso passado e entender como ele está refletindo ou interferindo em quem somos. Encarar os medos escondidos, sabe? Mas, não se limite a ele, pois você não é o seu passado. O que foi não pode ser apagado, mas pode ser usado para fazer melhores escolhas HOJE.

  • Reconheça e entenda quem você é e cuide de suas emoções

É preciso encarar o seu presente, o seu EU atual e desafiá-lo a ser transformado ao sair da zona de conforto, a conquistar coisas novas, especialmente se você SONHA com um FUTURO! Muitas pessoas ignoram o seu estado atual, os seus medos e inseguranças, se escondendo cada vez mais dentro de si. A frustração acaba sendo intensificada, pois você ignorou a pouca coragem que tinha para mudar e o seu poder em fazer escolhas.

  • Não culpe as pessoas e nem se apoie nelas

Muitas vezes colocamos a culpa ou a responsabilidade que temos em fazer nossas escolhas, por mais difíceis que sejam, sobre outras pessoas. Às vezes justificando a nossa própria paralisia em decidir por estar esperando o outro agir e tomar uma atitude. Se você quer mudanças na SUA VIDA, você é totalmente responsável por buscá-las.

  • Pense onde você quer chegar e o que deseja conquistar

Fazer escolhas também é olhar para o futuro, o futuro que você deseja! Afinal, tudo o que plantamos hoje colheremos no amanhã, e se não plantarmos nada, talvez morramos de fome ou de tédio… Defina aonde você quer chegar!

  • Converse com Deus antes de agir pelo impulso

Deus é aquele que consegue ver além das nossas frases prontas e nossas justificativas. Ele realmente enxerga o que está escondido no nosso coração e na nossa mente – o ‘por quê’ de estarmos paralisados ou querendo agir no calor da emoção. Por isso, tenha alguns dias de quietude com Ele, buscando uma direção, admitindo suas fraquezas e encontrando um motivo sincero para fazer a escolha necessária!

“Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” Pv3.6

Resumindo o post de hoje: Se você está na luta contra o câncer, busque melhorar quem você é HOJE e não deixe de sonhar e orar pelo seu AMANHÃ!

Se você já passou pelo câncer, assim como eu, ou qualquer outra situação difícil na vida, aprenda com este passado, entenda como este passado formou a pessoa que você é hoje e sim, se DESAFIE a sair da zona de conforto e CONQUISTE o seu amanhã!

Beijo carecas e cabeludos!

Eu estava com saudades!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: